"XIII Semana de Relações Internacionais da Unesp:
Cultura e Direitos Humanos nas Relações Internacionais"
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp-Marília, SP
24 a 28 de agosto de 2015
Critérios de seleção dos trabalhos a serem apresentados
OBS1: Os trabalhos deverão ser submetidos no link Trabalhos Científicos > Envio, após a inscrição no evento.
OBS2: O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente o usuário que entrar no sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não há necessidade de inserir autor principal novamente.
OBS3: O APRESENTADOR do trabalho está pré-configurado para ser o autor principal; caso seja outro, indicar no campo Apresentador, no módulo de submissão de trabalhos.
OBS4: Caso precise alterar trabalho já enviado no sistema, clicar em Trabalhos Científicos > Envio > fazer login e senha > Trabalhos submetidos > Reeditar este trabalho, na parte esquerda da página do evento, sendo a data limite para alteração a mesma de submissão.
OBS5: O número de caracteres com espaço para o resumo a ser digitado no campo 'Resumo' é de até 2500. Este resumo deverá ser colocado na página inicial do sistema de submissão, e é diferente do resumo expandido, que deverá ser enviado por anexo, na etapa final.
OBS6: Ignorar a frase "Período de correção dos trabalhos por parte dos autores: De 9/8/2015 a 2/8/2015", no campo de submissão de trabalhos.
Os trabalhos enviados serão avaliados por pareceristas indicados pela Coordenação do evento, envolvendo os professores e responsáveis pelas Seções de Comunicações do evento.
Os critérios a serem utilizados para avaliação seguem abaixo:
Adequação do Título ao Trabalho
Relevância do Tema
Objetividade
Adequação da metodologia aos objetivos propostos
Clareza na apresentação dos resultados
Conclusão Final
OriginalidadeClareza da redação
1. Serão aceitas Propostas de Trabalho em duas modalidades:
1.1 – Resumo expandido: 2 a 3 laudas;
• Corpo do texto: resumo, palavras-chaves (três); Times New Roman, Letra 12; Espaço Simples; Configuração de página superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm.
1.2 – Trabalhos Completos: Mínimo de 10, máximo de 15 laudas; • Corpo do texto: resumo, palavras-chaves (três), abstract, keywords, introdução, itens numerados, conclusão; referências; páginas numeradas; Times New Roman; Letra 12; Espaço 1,5; Configuração de página superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm.
2. Os Resumos expandidos serão publicados apenas nos Anais do evento, sendo a Data Limite para envio 02/08/2015.
3. Os Trabalhos Completos poderão ser publicados na Plataforma Virtual do evento, em CD online, sendo a Data Limite para envio 02/08/2015.
4. Serão aceitos no máximo dois autores (autor e um co-autor) por trabalho enviado. O trabalho deve conter identificação do(s) autor(es) (nome, endereço, MC (Mesa de Comunicações) para a qual o mesmo se destina, filiação institucional, e-mail e telefone) e deve ser submetido na Plataforma Virtual do evento, disponível na Seção "Eventos" da página virtual da Unesp-Marília (http://www.marilia.unesp.br/eventos).
5. Os trabalhos que não obedecerem às Normas de Submissão serão automaticamente devolvidos aos seus autores, sendo considerados reprovados.
6. Os trabalhos que obedecerem às Normas de Submissão serão remetidos à Comissão de Pareceristas do evento, que decidirá pela aprovação ou reprovação do mesmo.
7. A divulgação dos Resumos e Trabalhos Completos Aprovados está prevista para o dia 11/08/2015, através do sítio do evento.
MESAS DE COMUNICAÇÕES (MC) - Eixos Temáticos:
Mesa de comunicações 01: "Economia política internacional"
Coordenador: Dr. Roberto Goulart de Menezes (UnB)
Ementa: A mesa de comunicações "Economia política internacional" aceita trabalhos acerca das transformações nas relações econômicas e políticas internacionais no período pós-guerra fria e está organizado em três linhas: 1) Transformações nas organizações multilaterais financeiras e monetárias no contexto pós-crise de 2008; 2) Integração Regional e Cooperação internacional; 3) Desenvolvimento, ecologia política e energia.
Mesa de comunicações 02: "Brasil e Argentina e a questão dos direitos humanos desde a redemocratização"
Coordenador: Dr. Francisco Luis Corsi (Unesp-Marília)
Ementa: A MC visa discutir os amplos aspectos envolvidos na relação entre Brasil e Argentina concernentemente aos direitos humanos desde a redemocratização em ambos os países, enfocando especialmente os aspectos econômicos.
Mesa de comunicações 03: "Globalização e relações internacionais"
Coordenador: Dr. Agnaldo dos Santos (Unesp-Marília)
Ementa: A MC visa discutir os amplos aspectos envolvidos na relação entre globalização e relações internacionais, enfocando especialmente os aspectos econômicos e sociais.
Mesa de comunicações 04: "Identidades nacionais e religiosas e democracias nas relações internacionais"
Coordenador: Dr. Fábio Metzger (Unicaieiras)
Ementa: Uma das questões mais perturbadoras dentro da formação dos modelos de Democracias Liberais ao longo da segunda metade do século XX e o início do XXI é a forma como governos democrático-liberais vêm se defrontando com o crescimento de estruturas sociais internas que evocam posturas identitárias particularistas, seja do ponto de vista cultural, nacional ou religioso. Diante do propósito que uma democracia prevê teoricamente a defesa do universalismo, qual é a melhor forma de compreender esse fenômeno? Enquanto tais identidades não assumem formas fundamentalistas, e se submetem aos objetivos gerais dos Estados Nacionais democráticos podemos afirmar que se tratam de componentes necessários e importantes para a formação de uma ética pluralista, onde o particular e o universal se articulam na tolerância entre os diferentes. No entanto, quais são os critérios para o Estado e a sociedade civil para que mantenham tal ética funcionando? Devemos partir do pressuposto de que uma democracia pode ser construída, se não com um Estado laico de jure, ao menos, de facto. No entanto, essa é uma fórmula formulada na idealização a priori. Como a dura réplica dos fatos no jogo real das Relações Internacionais constrói essa ética? Aqui, propomos duas abordagens: o choque de civilizações; ou o diálogo de civilizações. Propondo a seguinte hipótese: que o diálogo é o melhor caminho na construção de uma compreensão de direitos humanos intercultural. Enquanto o choque é o maior obstáculo para essa mesma situação. Buscamos entender estas duas abordagens, a partir do papel que os principais atores estatais exercem no Sistema Internacional. E como eles colaboram, ou não, nesse sentido.
Mesa de comunicações 05: "Minorias e migrações nas relações internacionais"
Coordenadora: Dra. Mariana Moron Saes Braga (Unesp-Marília)
Ementa: A Mc visa discutir os amplos aspectos envolvidos na relação entre minorias e migrações nas relações internacionais, enfocando especialmente os aspectos jurídicos e sociais.
Mesa de comunicações 06: "Meios de comunicação nas relações internacionais"
Coordenadora: Dra. Heloisa Pait (Unesp-Marília)
Ementa: Desde a introdução do telégrafo os meios de comunicação têm transformado a prática da diplomacia e as relações internacionais. Hoje, com a rapidez e disponibilidade da informação, as relações internacionais se deparam com novos desafios: o dilema entre segredo e transparência em questões de Estado frente a novas possibilidades de informação; a ação de novos atores internacionais catapultada pelo uso de novos meios de comunicação que constroem uma esfera pública global; a ameaça de vigilância estatal no plano local e global que pode ao contrário minar tal esfera pública; a pulverização de estruturas criminosas permitida pela tecnologia e a ação internacional de combate a elas; mudanças na prática em si das relações internacionais derivadas de novos ambientes comunicativos; entre outros. Essa MC acolherá trabalhos que analisem desafios apresentados pelo uso maciço de novos meios de comunicação às relações internacionais e à vida democrática.
Mesa de comunicações 07: "Organizações internacionais"
Coordenador: Dr. Rafael Salatini (Unesp-Marília)
Ementa: A mesa visa discutir os amplos aspectos relacionados às organizações governamentais internacionais e organizações internacionais não-governamentais nas relações internacionais.
Mesa de comunicações 08: "Direitos humanos, linguagem, normatividade e emancipação nas Relações Internacionais"
Coordenador: José Geraldo Alberto Bertoncini Poker (Unesp-Marília)
Ementa: A MC ora apresentado visa construir um espaço de debates e reflexões acerca da possibilidade de utilizar os Direitos Humanos como parâmetros para a construção de um instrumento metodológico viável para produção de conhecimento no campo das Relações Internacionais, numa perspectiva ao mesmo tempo compreensiva e crítica. Parte-se do pressuposto de que, em seu processo de desenvolvimento, afirmação e efetivação, os Direitos Humanos constituíram-se como parâmetros mediante os quais são pensadas, ou construídas em algumas vezes, as situações de relacionamento entre atores sociais e políticos diversos no âmbito internacional, sejam eles estatais, coletivos ou individuais. Por meio da referência dos Direitos Humanos, tornou-se possível estabelecer parâmetros normativos e uma linguagem mediante os quais os atores podem avaliar objetivamente suas posições e condições no contexto relacional internacional, e desta forma conseguirem identificar e nomear eventuais condições de inferioridade, e propor a si mesmos projetos de emancipação. Ao mesmo tempo, atores sociais e políticos podem evocar as referências lógico-conceituais dos Direitos Humanos para construírem argumentos e participarem de negociações em todas as organizações que constituem a ordem internacional.
Mesa de comunicações 09: "Teoria das relações internacionais"
Coordenador: Dr. Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (Unesp-Marília/Unicamp)
Ementa: O grupo de trabalho tem por objetivo a abordagem ampla de aspectos relacionadas às várias possibilidades de teorização e discussão de aspectos teórico-práticos no além-fronteiras. Duas referências apontam para as várias apresentações históricas dos debates e formulações teóricas e para a periodização da literatura entre três grandes controvérsias após a institucionalização do campo na universidade, ocorrida inicialmente na Grã-Bretanha a partir de 1919.
Mesa de comunicações 10: "Geografia e relações internacionais"
Coordenadora: Dra. Silvia Aparecida de Sousa Fernandes (Unesp-Marília)
Ementa: A MC visa discutir os amplos aspectos relacionados à relação entre geografia e relações internacionais.
Mesa de comunicações 11: "Cultura e relações internacionais"
Coordenador: Dr. Laercio Fidelis Dias (Unesp-Marília)
Ementa: A mesa visa discutir os amplos aspectos relacionados à relação entre cultura e relações internacionais, enfocando especialmente aspectos antropológicos.
Mesa de comunicações 12: "Política externa brasileira"
Coordenador: Dr. Marcelo Fernandes de Oliveira (Unesp-Marília)
Ementa: A mesa visa discutir os amplos aspectos relacionados à política externa brasileira, enfocando especialmente o período republicano.
CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO:
Aluno de graduação sem apresentação de trabalho: R$ 18,00.
Aluno de graduação com apresentação de trabalho: R$ 18,00.
Aluno de pós-graduação sem apresentação de trabalho: R$ 18,00.
Aluno de pós-graduação com apresentação de trabalho: R$ 18,00.
Demais categorias com ou sem apresentação de trabalhos: R$ 18,00.
INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.marilia.unesp.br/eventos/
Data-limite para inscrição de Trabalhos Científicos: 02/08/2015.
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário