17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização
A 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e o 4º
Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural objetiva pôr em
discussão a questão da constituição dos significados sociais e dos sentidos
pessoais, pelos sujeitos em processo de humanização durante sua trajetória de
vida, participando de processos educativos em que ativamente se apropriam dos
conteúdos culturais historicamente elaborados, em relação com os demais
sujeitos de seu meio. Objetiva, outrossim, tendo como referência a Teoria
Histórico-Cultural, discutir os pressupostos para a possível construção de uma
teoria pedagógica que possa efetivar-se nas práticas educativas, na pesquisa e
na formação de professores.
Além disso, o evento tem como preocupação, como todos os eventos anteriores, socializar pesquisas realizadas por profissionais de instituições superiores, alunos de cursos de pós-graduação — mestrado e doutorado —, graduandos de Iniciação Científica, assim como de demais profissionais que atuam na área da educação. Por esse meio, pretende-se, de um lado, oportunizar aos participantes sua integração aos debates que são promovidos, e, com isso, disponibilizar o acesso ao conhecimento teórico que fornece as bases para a implementação das práticas pedagógicas, e, por outro, viabilizar a necessária interação entre a universidade, em suas diversas instâncias de pesquisa, e a educação básica.
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso
Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural 18, 19 e 20 de setembro de 2018
SIGNIFICADO E SENTIDO NA EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
Dia 18/09 – 8h30
Mesa de abertura: “Significado e sentido:
fundamentação teórica em Marx e na Teoria Histórico-Cultural” Jesus José
Raniere - Unicamp Diego Gonzáles – Universidade de Havana/Cuba Marta Shuare –
Rússia
Dia 18/09 – 19h30
Mesa “Significado e Sentido do ponto de vista
do Círculo de Bakhtin” Eugene Matusov - University of Delaware/EUA Dagoberto
Buim Arena – Unesp/Marília
Dia 19/09 – 8h30
Mesa: “Significado e sentido na formação do
aluno por meio da atividade de estudo”
Idanea Peña Grass – São Paulo-SP
Josélia Euzébio da Rosa - Universidade do Sul
de Santa Catarina/SC (UNISUL)
Andréa Maturano Longarezi – Universidade
Federal de Uberlândia (UFU)
Dia 19/09 – 19h30
Mesa: “Significado e sentido e a questão da
metodologia do trabalho pedagógico no
Ensino Fundamental”
Adriana Pastorello - Universidade Federal de
Uberlândia (UFU)
Greice Ferreira – Universidade Estadual de
Londrina (UEL)
Flávia da Silva Ferreira Asbahr- Unesp/Bauru
Dia 20/09 – 8h30
Mesa: “Significado e sentido e a questão da
metodologia do trabalho pedagógico na
Educação Infantil”
Adriana Dickel – Universidade Federal do Paraná
(UFPR)
Yaeko Nakadakari Tsuhako – SE-Bauru
Cláudia Aparecida Valderramas Gomes –
Unesp/Assis
Dia 20/09 – 19h30
Mesa de encerramento: “Políticas Educacionais
relativas à atuação de professores e a
questão do ensino apostilado: que sentido isso
tem?”
Suely Amaral Mello – Unesp/Marília
Olavo Pereira Soares – Universidade Federal de
Alfenas (UNIFAL-MG)
Sueli Guadelupe - Unesp/Marília
REGULAMENTO PARA
SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
Normas para apresentação de trabalhos em sessão
de comunicação oral
1- Durante a 17ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE
MARÍLIA e o 4º
Congresso Internacional Sobre a Teoria
Histórico-Cultural, docentes,
profissionais, alunos de graduação e de
pós-graduação poderão inscrever-se
em duas categorias: textos completos e resumos
(comunicação científica)
resultantes de pesquisas em andamento ou
concluídas (não serão aceitos
relatos de experiências). Os trabalhos inscritos
– tanto os textos completos
como os resumos - serão apresentados nas
sessões de comunicação.
2- Cada inscrito tem direito a submeter até
dois trabalhos no evento
(independentemente da categoria escolhida),
podendo ser: um como autor e
outro como coautor ou 02 como co-autor; não
serão aceitos 02 trabalhos com
o mesmo autor principal. Dos trabalhos
submetidos na categoria de texto
completo ou na categoria resumo, o inscrito
poderá ser indicado
como apresentador em apenas um deles. Inscritos
com mais de dois
trabalhos submetidos, bem como trabalhos com
menor ou maior número de
páginas do que foi estipulado nestas normas,
serão automaticamente
excluídos pelo sistema de inscrições on line
adotado por este evento.
3- Os trabalhos inscritos e aprovados (tanto os
textos completos como resumos)
serão apresentados nas sessões de comunicação
oral com duração máxima
de 20 minutos, incluindo exposição e debate.
4- Os textos completos e os resumos,
encaminhados segundo o eixo temático
escolhido pelo(s) inscrito(s), serão submetidos
à avaliação da Comissão
Científica que decidirá sobre sua aceitação
segundo os critérios de pertinência
e qualidade. Cada mesa será organizada segundo
um eixo temático, ou a
articulação de mais de um deles e contará com
um coordenador.
5- Os textos completos resultantes de pesquisa
concluída ou em andamento
devem conter entre 08 e 15 páginas, incluindo
as referências, usando editor
de texto Word for Windows (fonte Times New
Roman, tamanho 12, espaço
um e meio). O título do trabalho deverá ser
digitado em letras maiúsculas e
em negrito. No mesmo parágrafo, após o título,
digitar o(s) nome(s) por
extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem
negrito, na própria sequência do
nome (nome e sobrenome), sublinhando o nome do
apresentador do trabalho,
se houver mais de um autor. Após o último
autor, colocar o nome da
Instituição de origem, a agência financiadora
da pesquisa e o endereço
eletrônico do(s) autor(es). Depois de um
“Enter” indicar o eixo temático
escolhido. Deixar uma linha em branco e
redigir, dentro das mesmas normas,
o título em inglês. Deixar uma linha em branco
e na sequência, redigir o
Resumo e o Abstract seguidos de três
palavras-chave/key words. O
Resumo/Abstract deverá conter de 1200 a 1500
caracteres com espaço (fonte
Times New Roman, tamanho 12, espaço simples).
As referências devem estar
de acordo com a NBR 6023/2002. (Ver modelo no
link Documentos.)
6- 6- Os resumos deverão conter de 1200 a 1500
caracteres com espaço, sem
inclusão de referências, usando editor de texto
Word for Windows (fonte
Times New Roman, tamanho 12, espaço simples). O
título do trabalho deverá
ser digitado em letras maiúsculas e em negrito.
No mesmo parágrafo, após o
título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s)
autor(es) em caixa baixa, sem
negrito, na própria sequência do nome (nome e
sobrenome), sublinhando o
nome do apresentador do trabalho, se houver
mais de um autor. Após o último
autor, colocar o nome da Instituição de origem,
a agência financiadora da
pesquisa e o endereço eletrônico do(s)
autor(es). Depois de um “Enter” indicaro eixo temático escolhido (ver modelo no
link Documentos). Deixar uma linha
em branco e redigir, dentro das mesmas normas,
o título em Inglês. O
Resumo deverá conter: objetivos do trabalho,
metodologia e resultados. (Ver
modelo no link Documentos.)
8- A apresentação de trabalhos está
condicionada à inscrição no evento.
OBSERVAÇÕES:
OBS1: Os trabalhos deverão ser submetidos no
link Trabalhos Científicos >
Envio, após a inscrição no evento.
OBS2: O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente o
usuário que entrar no
sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não
há necessidade de inserir autor
principal novamente.
OBS3: O APRESENTADOR do trabalho está
pré-configurado para ser o autor principal;
caso seja outro, indicar no campo Apresentador,
no módulo de submissão de
trabalhos.
OBS4: Caso precise alterar trabalho já enviado
no sistema, clicar em Trabalhos
Científicos > Envio > fazer login e senha
> Trabalhos submetidos > Reeditar este
trabalho, na parte esquerda da página do
evento, sendo a data limite para alteração
a mesma de submissão.
OBS5: Lembramos que os textos devem passar por
revisão antes de serem
submetidos à Comissão Científica do Evento.
TRABALHOS COM PROBLEMAS DE
REDAÇÃO e DE NORMAS SERÃO REJEITADOS.
OBS6: Não cabe recurso para trabalhos não
aceitos pela Comissão Científica, mesmo
que no sistema este esteja habilitado.
OBS7: Para este evento, não haverá premiação de
trabalhos.
Eixos Temáticos
1) Política Educac iona l
2) Ps ico log ia e Educação
3) Teor ia H istór ico-Cu ltura l e Educação
4) TICs – Tecno log ia de Informação e Comun
icação
5) Prát icas Pedagóg icas
6) Educação e Saúde
7) Inclusão Educacional
8) Educação Infant i l e Ens ino Fundamenta l
9) C iênc ias Soc ia is , F i losof ia e
Educação Esco lar
10) Formação de professores
11) Esco la: Cu ltura e Etn ia/Raça
12) Le itura e Escr i ta
13) Lúd ico e Educação
14) Gestão Esco lar e Curr ícu lo
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