XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E
VIII COLÓQUIO DE PESQUISA:
Pensamento de Paulo
Freire para a educação versus
Projetos de Brasil na atualidade:
o que defendemos?
O XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa são eventos
científicos promovidos pelo curso de Pedagogia, pelo Programa de Pós-Graduação
em Educação (PGEDU) e pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
(CEPEED) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade
Universitária de Paranaíba.
Neste ano são comemorados 100 anos do
nascimento de Paulo Freire, educador brasileiro que revolucionou nossa maneira
de entender a prática educativa, e 10 anos de nosso Programa de Pós-Graduação
em Educação (2011). Para nós, é, portanto, um ano de dupla comemoração e
que exige defesa inalienável da educação pública, estatal, civil, gratuita,
laica, universal e inclusiva.
As comemorações do centenário de Paulo Freire estão em curso no Brasil e
no exterior e o “XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa” faz
parte desse movimento. O evento abrange
uma extensa programação que poderá ser acessada de forma totalmente on-line,
na qual será abordado o pensamento político-pedagógico freireano por meio do
desenvolvimento de conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos,
lançamento de livros e exposição fotográfica.
Paulo Freire é patrono da educação
brasileira, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 12.612. Sua vida e obra
foram marcadas por uma postura político-ideológica, de defesa das classes
desfavorecidas e sua práxis educativa voltada para emancipação da pessoa
humana, que envolve a politização, de forma que educandos possam identificar as
injustiças que os oprimem e vislumbrem mudanças de forma coletiva.
O XIII Seminário de Educação e o VIII
Colóquio de Pesquisa têm por objetivo discutir o pensamento político-pedagógico
freireano, envolvendo reflexões sobre as propostas de educação em curso no
contexto brasileiro atual.
Com a realização desta
edição dos eventos, pretendemos: oportunizar discussões que valorizem as
práticas de profissionais da educação, de maneira a aproximar, cada vez mais, a
universidade da escola de Educação Básica para a produção de conhecimentos e
demandas formativas; propiciar aos participantes discussões sobre as
práticas pedagógicas realizadas com as crianças na Educação Infantil e no
Ensino Fundamental no contexto atual, envolvendo profissionais de diferentes
setores de atuação e em diversos momentos de formação profissional, de modo a
promover a integração entre educação, sujeitos e práticas; socializar
pesquisas realizadas por graduandos de iniciação científica, por pesquisadores
de instituições de Ensino Superior e pelos demais profissionais da educação;
e disseminar o conhecimento produzido no âmbito da UEMS de Paranaíba, por
meio das discussões de pesquisas produzidas e em desenvolvimento.
Esperamos contar com a participação de estudantes de
Graduação e Pós-graduação; professores do Ensino Superior; professores da
Educação Básica; gestores de instituições de ensino e demais profissionais da
educação.
Comissão Organizadora
https://eventos.uems.br/pagina/p/centenario-paulo-freire
Inscrições
https://forms.gle/StddoFxdG725mpTu6
Programação
DIA 25/10/2021
Segunda-feira
19h
SOLENIDADE DE
ABERTURA
Apresentação
artístico-cultural
19h30min
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Deputada Luiza Erundina de Sousa
Mediadora: Profª. Drª. Maria Silvia Rosa Santana
DIA 26/10/2021
Terça-feira
8h às 11h
Mesa-redonda: CENÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UEMS E
PERSPECTIVAS DO PGEDU
Profª Drª Luciana Ferreira da Silva
Profª Drª Maria Silvia Rosa Santana
Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Mediador: Prof. Dr. Diogo da Silva Roiz
14h às 17h
Roda de conversa: IMPACTOS
DO MESTRADO NA VIDA E ATUAÇÃO DE SEUS EGRESSOS
Prof. Dr. Giovani Ferreira Bezerra
Prof. Me. Jimmy Pierre
Profª Ma. Rosimar Pires Alves
Profª Ma. Susy dos Santos Pereira
Prof. Me. Wansley Ferreira de Freitas
Mediadora: Profª. Drª. Estela Natalina Mantovani Bertoletti
17h às 18h
Lançamento de livros
19h
Apresentação
artístico-cultural
Mesa-redonda: DO CURSO DE
PEDAGOGIA AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA UEMS DE PARANAÍBA
Profª Drª Doracina Aparecida de Castro Araujo
Prof. Dr. Elson Luiz Araujo
Profª Drª Silvane Aparecida de Freitas
Mediador: Prof. Dr. José Antônio de Souza
DIA 27/10/2021
Quarta-feira
COMUNICAÇÕES ORAIS
8h às 11h
13h às 15h
MINICURSO
15h30min às
17h30min
MINICURSO
19h
Apresentação
artístico-cultural
Mesa-redonda: PAULO
FREIRE E O NEOCONSERVADORISMO
Prof. Dr. José
Eustáquio Romão
Prof. Dr. José
Misael Ferreira do Vale
Mediadora: Profª. Drª. Milka Helena Carrilho Slavez
DIA 28/10/2021
Quinta-feira
8h às 10h
MINICURSO
10h30min às
12h30min
MINICURSO
14h às 17h
COMUNICAÇÕES ORAIS
19h
Apresentação
artístico-cultural
Mesa-redonda: DA EDUCAÇÃO INFANTIL À EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: IDEIAS DE PAULO FREIRE
Profª. Drª. Ana Maria de Araújo Mello (USP)
Profª. Drª. Lisete Regina Gomes Arelaro (USP)
Mediadora: Profª. Drª. Daniele Ramos de Oliveira
DIA 29/10/2021
Sexta-feira
8h às 10h
MINICURSO
10h30min às
12h30min
MINICURSO
13h às 15h
MINICURSO
15h30min às
17h30min
MINICURSO
19h
Apresentação
artístico-cultural
Mesa-redonda:
Frei Betto (a confirmar)
Profª. Drª. Ana Maria Araújo Freire
Mediadora: Profª. Drª. Kênia Mendonça Diniz/Profª. Drª. Kátia
Cristina Norões
Programação sujeita a
alterações.
https://eventos.uems.br/pagina/p/centenario-paulo-freire/programacao
Normas para publicação
1- Durante o XIII
Seminário em Educação e VIII Colóquio de Pesquisa, professores, profissionais,
alunos de graduação e de Pós-Graduação poderão inscrever resumos, relatos de
experiência ou trabalhos completos, resultantes de pesquisas em andamento ou
concluídas.
2- Os trabalhos inscritos e aprovados em formato de resumo,
relato de experiência ou trabalho completo serão apresentados em sessões de
comunicação oral (duração máxima de cada apresentação: 15 minutos).
3- Os resumos, relatos de experiência e trabalhos completos,
encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão
submetidos à avaliação da Comissão Científica, que decidirá sobre sua aceitação
segundo os critérios de pertinência e qualidade. Cada mesa de comunicações será
organizada segundo um eixo temático, ou a articulação de mais de um deles e
contará com um coordenador e um debatedor.
4- Os resumos, resultantes de pesquisa concluída ou em
andamento, devem conter no mínimo 1.500 e no máximo 2.500 caracteres (com
espaços), usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman,
tamanho 12, espaço simples). O título do trabalho deverá ser centralizado em
letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso
do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome (nome
e sobrenome), alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do
trabalho, se tiver mais de um autor. Após o nome de cada autor, colocar o nome
da Instituição de origem, endereço eletrônico do(s) autor(es), entre
parênteses. Indicar o eixo temático escolhido e escrever o texto. Os resumos
deverão conter: temática, objetivos, metodologia e resultados. No final do
resumo, deve-se colocar 3 (três) palavras-chave. Verificar arquivo disponível
no final desta página.
5- Os relatos de experiências devem conter no mínimo 4 (quatro)
e no máximo 8 (oito) páginas, incluindo as referências, usando editor de texto
Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre
linhas). Deve-se respeitar a seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de
recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e
inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. O título do trabalho deverá ser
centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s)
nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria
sequência do nome (nome e sobrenome), alinhado à direita, sublinhando o nome do
apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. Após o nome de cada autor,
colocar o nome da Instituição de origem, agência financiadora (se houver) e
endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Indicar o eixo temático
escolhido e escrever o texto. Os relatos de experiências deverão conter:
introdução, metodologia, discussão, resultados e referências. As referências
devem estar de acordo com a NBR 6023/2018. Utilize arquivo disponível no
final desta página.
6- Os trabalhos completos, resultantes de pesquisa concluída ou
em andamento, devem conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas,
incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times
New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas). Deve-se respeitar a
seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens
esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de
páginas. O título do trabalho deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e
em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em
caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome (nome e sobrenome),
alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver
mais de um autor. Após o nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de
origem, agência financiadora (se houver) e endereço eletrônico do(s) autor(es),
entre parênteses. Indicar o eixo temático escolhido e escrever o texto. Os
trabalhos completos deverão conter: resumo, introdução, metodologia, discussão,
resultados e referências. As referências devem estar de acordo com a NBR
6023/2018. Verificar arquivo disponível no final desta página.
7- As sessões de comunicação oral acontecerão nos dias 27 e 28
de outubro, respectivamente, das 8h às 11h e das 14h às 17h, totalmente de
forma virtual.
8- O prazo
para envio dos trabalhos encerra-se, impreterivelmente, no dia 3 de outubro. A
divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 20 de outubro.
8.1- Caso algum autor que tenha o trabalho aprovado precise da
emissão de uma carta aceite, favor enviar solicitação para o e-mail:
seminarioeducacao2021@uems.br
9- Os
trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail:
seminarioeducacao2021@uems.br. No assunto do e-mail colocar,
conforme cada caso, o formato do trabalho: Resumo, Relato de Experiência ou
Trabalho Completo. No caso de inscrição de mais de um trabalho, deve ser feito
o envio de cada arquivo separadamente, ou seja, uma mensagem para cada
trabalho.
10- A apresentação de trabalhos está condicionada à inscrição no
evento. Caso o trabalho seja em coautoria, será obrigatória a inscrição de
todos os autores.
11- Cada trabalho deverá ter no máximo 3 (três) autores. Não há
limite de trabalhos por inscrito.
12- Não cabe recurso para trabalhos recusados pela Comissão
Científica.
13- Alguns trabalhos serão selecionados pela Comissão
Organizadora do XIII Seminário em Educação e VIII Colóquio de pesquisa para
fazer parte de um E-book.
Anexos:
https://eventos.uems.br/pagina/p/centenario-paulo-freire/normas
Eixos
DESCRIÇÃO DOS EIXOS
1) História,
Sociedade e Educação
O eixo busca articular pesquisas sobre as
relações entre história, sociedade e educação, considerando nelas também a
memória humana e contemplando: instituições educativas; impressos pedagógicos;
formação e profissão docente; saberes e disciplinas escolares; produção,
circulação e apropriação de ideias; cultura escolar; modelos educativos;
intelectuais; mentalidades; patrimônio educativo, arquivos e acervos;
representações e práticas pedagógicas; movimentos sociais, etnias e gênero,
entre outros.
2) Linguagem, educação e cultura
O eixo busca articular pesquisas sobre as relações entre
linguagem, educação e cultura, considerando a pluralidade destes termos e
contemplando: práticas sociais de linguagem; propostas, programas e processos
de ensino de línguas e literaturas; mídias e cultura digital; alfabetização;
letramentos e multiletramentos; literaturas; manuais e livros didáticos;
relações entre fala e escrita; textos e gêneros, entre outros.
3) Formação de
professores e práticas pedagógicas
Este eixo concentrará
comunicações científicas relacionadas a temas, como, por exemplo,
alfabetização, avaliação da aprendizagem, BNCC, BNC-Formação, estágio curricular supervisionado, fundamentos e
metodologias de ensino, PIBID, Residência Pedagógica, dentre outras questões
direta ou indiretamente relacionadas com esse eixo.
4) Política
Educacional, Currículo e Gestão Escolar
Neste eixo são aceitos
trabalhos acadêmicos na área de políticas educacionais de forma particular
análise de diferentes tipos de ensino, bem como a organização, financiamento,
avaliação, formas de gestão, formas de acesso e regulação, níveis e
modalidades, dentre outros temas. Os trabalhos poderão também tratar das
diferentes formas de gestão administrativa e pedagógica nas diferentes
instituições e sistemas de ensino de forma particular papéis de gestores
públicos, como secretários de educação, dirigentes de ensino, diretores de
escola, supervisores, orientadores e inspetores escolares, coordenadores
pedagógicos e demais membros da equipe de gestão, assim como psicólogos,
pedagogos etc e ainda as diferentes formas da gestão escolar e os aspectos
administrativos, pedagógicos e curriculares. Os trabalhos sobre currículo devem
tratar das diferentes teorias e concepções acerca do currículo escolar, dimensões
do currículo em nível federal, em nível estadual, municipal e escolar, práticas
curriculares, iniciativas inovadoras de implementação de currículo nas escolas
e a inter-relação entre o currículo e as demais dimensões da educação (como:
avaliação escolar, dentre outras).
5) Educação das Infâncias
Neste eixo, poderão ser apresentados
trabalhos que tratam das diferentes perspectivas da infância na atualidade de
forma particular as teorias sobre infância, seus fundamentos
filosóficos, históricos, antropológicos, sociológicos e psicológicos; as
diferentes políticas públicas para a educação infantil; as práticas pedagógicas
e curriculares na educação infantil e as metodologias de trabalho pedagógico
nessa etapa educacional.
6) Paulo Freire: práxis, pedagogias e pensamento filosófico
O
eixo visa dialogar sobre a concepção filosófica freriana e suas implicações
teórico-metodológicas na busca de processos emancipatórios a partir de uma
educação problematizadora. Objetiva a partilha de experiências dos contextos
acadêmicos escolares e não escolares nos diversos espaços educativos: na
universidade; na formação inicial e permanente professores e professoras; na
educação tecnológica e profissional; no âmbito da implementação de políticas
educacionais e administrações das instituições e sistemas de ensino; nas
experiências em Educação Popular, nas resistências dos estudantes da educação
básica; nas vivências e alfabetização de jovens e adultos; e da educação
especial. Enfim, aborda os diversos percursos formativos a partir de sua práxis.
7) Diretos Humanos, diversidade e
inclusão
Neste eixo busca interseccionar diferentes campos de
conhecimento com foco em temas como: justiça social, direitos humanos, relações
étnico-raciais, educação indígena, de povos tradicionais e quilombolas,
educação do campo, gênero, sexualidade, educação de jovens e adultos, educação
especial e inclusiva. Visa abordar tais temas no âmbito da diversidade,
compreendida como dimensão humana e como uma construção histórica, social,
cultural e política das diferenças que se expressam nas complexas relações
sociais e de poder.
https://eventos.uems.br/pagina/p/centenario-paulo-freire/extra/281/a06de7247db6c65a631c0f05a6cae1b0
Inscrições Minicursos:
27/09
MINICURSOS
Minicurso 1: As pedagogias de Paulo Freire
Prof. Dr. Diogo da Silva Roiz (UEMS)
Discute-se como Paulo Freire elaborou sua pedagogia e a forma
pela qual esta foi consagrada em sua obra como uma sequência de abordagens que
se complementavam e completavam mutuamente seu olhar dialógico para a formação
discente e a ação docente, por meio de uma prática crítica e emancipadora do
indivíduo.
Minicurso 2: Diálogos entre
feminismos afroamericanos e a pedagogia do oprimido
Profa. Dra. Tânia Regina Zimmermann (UEMS)
Neste minicurso
objetiva-se dialogar sobre práticas pedagógicas atentas a diferentes agências e
opressões vivenciadas por mulheres do sul, a partir do pensamento de
intelectuais como Bell Hooks, Angela Davis, Lélia Gonzalez,
Maria Lugones, Rita Segato, Gloria Anzaldúa, Audre Lorde, Ochy Curiel e
do pedagogo brasileiro, Paulo Freire. Nesse encontro de diversas autorias e
pensamentos interpelados,_buscamos atravessamentos_e_convergências desses
escritos apostando numa pedagogia feminista com um sentido de justiça, com foco
na criticidade, na dialogicidade, solidariedade e comunidades emocionais num
processo pedagógico para mulheres, homens e os outros “defectivos”.
Minicurso 3: Emancipação e educação: o um diálogo entre Paulo
Freire e Amílcar Cabral
Prof. Dr. Benjamin
Xavier de Paula (UFU)
Amílcar Cabral foi a
principal liderança do processo de independência das ex colônias europeias e
agora paises independentes, de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, o
qual influenciou diversos outros processos de independência na África. Seus
ideais revolucionários tiveram como referência o pensamento de Paulo Freire e,
de forma particular, o conceito de educação para a libertação por meio do qual
a educação é entendida como um ato revolucionário de emancipação do sujeito
oprimido rumo as práticas de liberdade com vistas a superação das diversas
formas de opressão colonial. Neste entendimento, a luta pela emancipação
política da África colonizada rumo a uma África livre passava não somente pela
expulsão do colonizador e retomada do território, mas principalmente pela
expulsão do pensamento colonizador que existia dentro de cada colonizado por
meio de uma educação capaz de emancipar o sujeito colonizado e transformá-lo em
sujeito livre do colonialismo.
Minicurso 4: Filosofia da educação popular: de Paulo Freire aos
movimentos de cultura popular
Prof. Dr. Bruno
Botelho Costa (IFES)
Neste minicurso
abordaremos a concepção de educação de Paulo Freire, enfatizando os seus
pressupostos filosóficos e conceitos fundamentais, de modo a possibilitar uma
trajetória pelas origens históricas e filosóficas desta concepção educacional,
gestada entre as décadas 50 e 60 do século XX. Autor de uma concepção de
educação que toma posição pela libertação humana e se estabelece explicitamente
em oposição a todas as formas de dominação e opressão. Paulo Freire criou
juntamente aos movimentos de cultura popular uma autêntica filosofia da
educação popular, com o propósito de lutar pela emancipação do povo, contra o
ataque à dignidade e aos direitos humanos fundamentais dos quais devem usufruir
todas as pessoas. A fim de entender como surgiu esta filosofia, examinaremos
seus temas e conceitos centrais, recorrendo a textos de Freire e de outros
pensadores(as) militantes dos movimentos de cultura popular, como Jomard de
Brito, Germano Coelho, Jarbas Vasconcelos, Aurelice Cardoso, entre outros(as),
que contribuíram sobremaneira para a discussão sobre que educação o Brasil
queria para o seu povo. Essa pergunta, feita e respondida pelos próprios
setores populares organizados, reclamou para si um projeto de país, e não só de
escola. E com essa diferença em particular, forjou-se o início de uma obra
revolucionária, intransigentemente contrária à rigidez autoritária da educação
tradicional e aberta às experiências geradas por comunidades educativas, de que
os Círculos de Cultura são um exemplo. Não há como deixar de lado as discussões
desse período de gênese do pensamento filosófico freiriano se quisermos
compreender a base conceitual do trabalho educativo de Paulo Freire e o
educador que ele foi.
Minicurso 5: Professora,
sim! Tia, não! A profissionalidade docente na Educação Infantil
Profa. Dra. Hellen
Thais dos Santos (UEMS)
Profa. Dra. Viviane
Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo (UFMS)
A partir da obra “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa
ensinar”, de Paulo Freire, serão debatidos diferentes aspectos da
profissionalidade do professor de Educação Infantil, primeira etapa da educação
básica, que intenciona a formação integral do sujeito de 0 a 5 anos de idade,
por meio de práticas pedagógicas pautadas na interação e ludicidade. Desta
forma, temos por objetivo principal dialogar sobre os saberes inerentes a
profissionalidade docente e as especificidades dos processos educativos
destinados às crianças que frequentam a creche e a pré-escola, desconstruindo
concepções e apresentando a afetividade como eixo estruturante das mediações
entre adultos, crianças e objetos culturais. Destarte, compreendemos que a
profissionalidade constitui-se pelo reconhecimento das particularidades da
função docente, isto é, pela existência de saberes específicos, pela autonomia
docente e poder de decisão em relação ao trabalho educativo desenvolvido e o
pertencimento a um grupo social.
Minicurso 6: Educação
do Campo e Movimentos Sociais: contribuição
de Paulo Freire para as práticas pedagógicas
Prof. Reginaldo Anselmo (EMEF do Campo Prof. Hermínio Pagotto - Assentamento Bela Vista,
Araraquara/SP)
O
objetivo do minicurso é apresentar a relação do pensamento Freiriano com as
práticas pedagógicas da Escola do Campo. Dado a extensão da obra de
Paulo Freire, é importante frisar que, a ideia é estabelecer a relação
proposta, a partir dos conceitos de Pedagogia da Autonomia. Dentro desta
perspectiva teórica, serão apresentadas práticas pedagógicas baseadas no
pensamento freiriano, desenvolvidas na EMEF do Campo Prof. Hermínio Pagotto,
localizada no Assentamento Bela Vista, na cidade de Araraquara, interior do
estado de São Paulo. Sendo assim, mais do que discorrer sobre os conceitos
presentes na obra do autor, o pretendido é visualizá-los nas práticas
desenvolvidas no interior de uma escola do campo.
Minicurso 7: Freire e Vigotski: diálogos possíveis
Profa. Dra. Laura Marisa Carnielo Calejon (Programa de Pós
Graduação em Psicologia Educacional do UNIFIEO - Centro Universitário na
Microrregião de Osasco, São Paulo)
I – O pensador e seu tempo: reflexões
sobre o contexto social e político e a formação dos dois pensadores.
II – A educação na perspectiva dos dois
pensadores: as diferentes concepções e perspectivas da educação, a dimensão
humanizadora da educação na perspectiva dos dois pensadores. Pedagogia da
tolerância, da Esperança e Pedagogia do Oprimido. O manejo das diferenças na
promoção da cidadania.
III – A educação como alternativa de
desenvolvimento e de libertação: a educação como possibilidade de
expressividade do educando, o papel da linguagem na organização da vida
psíquica, na compreensão do mundo e do nosso lugar nele. Educação libertadora e
zona de desenvolvimento proximal.
Minicurso 8: Meio Século de Pedagogia do Oprimido:
problematizando os conceitos de educação bancária e educação dialógica
Prof. Me. Wansley Ferreira de Freitas (Rede Municipal de Educação de Aporé/GO e Faculdades Integradas de
Paranaíba-FIPAR)
Observação: As inscrições para minicursos serão abertas no
dia 27/09/2021. Haverá certificação específica para participação em minicursos,
conforme frequência do inscrito nessas atividades.
https://eventos.uems.br/pagina/p/centenario-paulo-freire/extra/279/a06de7247db6c65a631c0f05a6cae1b0
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