XVIII
Jornada Pedagógica - Arte e Cultura: Seu Espaço na Formação de Professores
A XVIII Jornada Pedagógica, a
ser realizada entre os dias 23 e 25 de novembro de 2021, será um evento
científico, de natureza didático-pedagógica, promovido pelo Conselho de Curso
de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Já
consagrado no meio educacional e expressando consistência científica, tem se
repetido a cada dois anos, sempre discutindo temas atuais de modo crítico e
reflexivo, contribuindo para a construção da atuação profissional de educadores
na atualidade. Por isso, a Jornada Pedagógica de Marília tem contado sempre com
destacados pesquisadores e com a participação maciça de alunos, professores do
Campus de Marília e de vários outros campi que oferecem licenciaturas em
variadas áreas, bem como de outros participantes externos. O tema que norteará
a XVIII Jornada Pedagógica é "Arte e cultura: seu espaço na formação de
professores". O objetivo desta edição é discutir, analisar e refletir
sobre os desafios, limites e possibilidades do ensino da Arte na escola, bem
como discutir as potencialidades de interlocução da Arte em diferentes espaços,
como forma de contemplar a formação integral do professor. Perguntas como:
"qual a importância da Arte e qual seu espaço nos cursos de formação de
professores" e "com quais espaços sociais a escola pode dialogar
quando o assunto é Arte e Cultura?" norteiam as discussões da Jornada, que
contará com mesas redondas, palestras, apresentações culturais e científicas e
discussões de grupos de pesquisa sobre a temática.
Inscrições até 18/11
Envio de trabalhos até 13/10
https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE
TRABALHOS
1. Os trabalhos deverão ser submetidos no link
Trabalhos Científicos > Envio, após a inscrição no evento.
2. O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente o usuário
que entrar no sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não há necessidade de
inserir autor principal novamente.
3. O APRESENTADOR do trabalho está pré-configurado
para ser o autor principal; caso seja outro, indicar no campo Apresentador, no
módulo de submissão de trabalhos. O apresentador deve estar inscrito também.
4. Caso precise alterar trabalho já enviado no
sistema, clicar em Trabalhos Científicos > Envio > fazer login e senha
> Trabalhos submetidos > Reeditar este trabalho, na parte esquerda da
página do evento, sendo a data limite para alteração a mesma de submissão.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE
TRABALHOS CIENTÍFICOS
DATA LIMITE PARA ENVIO DE
TRABALHOS: 13/10/2021
Trabalhos que podem ser inscritos:
- Pesquisas concluídas e/ou em andamento;
- Relatos de experiência e de pesquisa.
Tipo de apresentação: comunicação oral.
Formatação do trabalho: a inscrição deverá ser em forma
de texto completo (deve conter entre 10 e 15 páginas, incluindo referências,
figuras e tabelas) ou resumo (entre 1000 e 1500 caracteres com espaço).
O
trabalho deve ser editado em Word for Windows, com fonte Times New Roman, corpo
12, espaçamento entre as linhas de 1,5, parágrafo 1,5 cm, margens laterais,
inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (papel
A4).
Os trabalhos enviados para avaliação/parecer devem
ser anteriormente submetidos às devidas correções referentes à Língua
Portuguesa e normas específicas da ABNT.
Deve conter:
a) Título:
em negrito, em letras maiúsculas e centralizado;
b) Autores:
sobrenome seguido das iniciais, em letras maiúsculas. Se houver mais de um
autor/a separar por vírgula e sublinhar o nome daquele/a que fará a
apresentação;
c) Afiliação
institucional: curso, departamento e instituição aos quais, cada um/a
dos/as autores/as, está vinculado;
d) Apoio
financeiro: mencionar o nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa,
quando for o caso;
e) Endereço:
endereço eletrônico de um/a dos/as autores/as;
f) Resumo:
máximo de 1500 caracteres com espaço digitados em parágrafo único, sem
utilização de referências, contendo objetivos, metodologia, resultados e
conclusões;
g) Palavras-chave:
máximo de cinco, separadas por ponto;
h) Introdução:
revisão bibliográfica e objetivos da investigação;
i) Metodologia:
deve ser escrita de modo a permitir a apropriação por outros pesquisadores;
j) Resultados:
devem ser breves e concisos. Tabelas e figuras podem ser incluídas, quando
necessárias.
l) Discussão:
interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes,
principalmente àqueles que foram indicados na introdução do trabalho;
m) Conclusão:
deve ser concisa e responder aos objetivos do estudo;
n) Referências:
as referências devem ser organizadas segundo as normas da ABNT.
o) Subtítulos
no corpo do texto: devem ser apresentados em caixa baixa, com exceção da
primeira letra, negrito e alinhamento à esquerda.
Inscrição: O trabalho deverá ser submetido
na própria página do evento, no link Trabalhos
Científicos > Envio, e o arquivo em Word ou PDF será anexado no próprio
sistema de envio de trabalho.
Para a submissão de trabalhos os autores deverão
estar inscritos no evento. Data limite para as inscrições dos trabalhos
científicos: até 13/10/2021.
Critérios para aceite dos trabalhos: cada texto
completo será analisado por três pareceristas, membros da Comissão Científica
da XVIII Jornada Pedagógica. Caso o texto não atenda aos critérios de
pertinência e qualidade, o mesmo será recusado pela Comissão Científica. O
resultado da análise (aceite) estará disponível no site do evento a partir da data prevista de 03/11/2021.
OBS: Lembramos que os textos devem
passar por revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica do evento.
TRABALHOS COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO E NORMAS NÃO SERÃO ACEITOS.
Normas para apresentação oral: cada trabalho terá o
tempo máximo de 15 minutos para apresentação (disponibilidade de projetor
multimídia); após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para arguição dos/as
ouvintes. O trabalho a ser apresentado deve ser salvo em modo compatível com
Office 2003.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE
TRABALHOS ARTÍSTICOS
DATA LIMITE PARA ENVIO DE
TRABALHOS: 13/10/2021
Os trabalhos submetidos precisam estar articulados
com as linguagens listadas abaixo:
- Artes visuais
- Dança
- Teatro
- Música
- Artes integradas (tecnologias, filmes, vídeos,
Literatura, etc).
Tipo de apresentação: Ao vivo (formato de live) ou
gravada (a ser disponibilizada durante o evento)
Formatação do trabalho a ser
submetido: a
inscrição deverá ser em forma de Sinopse (entre 1000 e 1500 caracteres). A
Sinopse deve ser editada em Word for Windows, com fonte Times New Roman, corpo
12, espaçamento entre as linhas de 1,5, parágrafo 1,5 cm, margens laterais,
inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (papel
A4).
Elementos a serem apresentados na SINOPSE (Para
apresentação ao vivo ou envio de vídeo) – acesse o template aqui:
a) Título: em negrito, em letras maiúsculas
e centralizado;
b) Autores: sobrenome seguido das iniciais,
em letras maiúsculas. Se houver mais de um autor/a separar por vírgula e
sublinhar o nome daquele/a que fará a apresentação;
c) Linguagem a ser utilizada: com base nas
linguagens apresentadas nos critérios de submissão;
d) Roteiro da apresentação: breve descrição
da apresentação incluindo a utilização ou não de recursos adicionais;
e) Para o envio de vídeo, caso o trabalho seja
gravado, é necessário submeter um vídeo com uma duração de 3 a 5 minutos e
atender as linguagens indicadas nos critérios de submissão.
OBS.: Formas de apresentação: ao vivo (online) e por
meio de vídeo, caso a linguagem seja cinema ou vídeo, utilizar instalação
contemporânea.
Para a submissão de trabalhos os autores deverão
estar inscritos no evento. Data limite para as inscrições dos trabalhos
artísticos: até 13/10/2021.
Critérios para aceite dos trabalhos: cada SINOPSE
será avaliada por membros do Comissão Científica e Cultural da XVIII Jornada
Pedagógica. Caso o texto não atenda aos critérios de pertinência e qualidade
(criatividade, originalidade da temática do trabalho, clareza, objetividade e
profundidade da abordagem do conteúdo, domínio da técnica: qualidade de imagem
e som, captação, tratamento, edição e finalização, em caso de filmes, cinema,
vídeos) o mesmo será recusado. O resultado da análise (aceite) estará
disponível no site do evento a partir da data
prevista de 03/11/2021.
OBS: Lembramos que os textos devem
passar por revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica e Cultural
do evento. TRABALHOS COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO E NORMAS NÃO SERÃO ACEITOS.
Normas para apresentação:
LIVE: Cada apresentador com trabalhos
aprovado pela Comissão Científica e Cultural do evento terá até 10 minutos para
a sua apresentação ao vivo em data estipulada pela Comissão Organizadora.
Vídeos Gravados: Cada apresentador com vídeo
gravado aprovado pela Comissão Científica e Cultural do evento terá entre 3 a 5
minutos de exibição do seu material de apresentação em horários estipulados
pela Comissão Organizadora.
Os vídeos deverão ser enviados por meio eletrônico
em data e endereço a serem definidos pela Coordenação e divulgados
posteriormente aos interessados.
https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário