“Ciências
sociais em tempos de crise: desafios, impactos e transformações na educação
Sobre
o evento
A
história das Ciências Sociais no Brasil se traduz numa intermitente luta, com
avanços e retrocessos, para incluir a Sociologia como disciplina obrigatória
nos currículos do ensino médio das escolas públicas brasileiras. A trajetória
histórica para a inserção da disciplina Sociologia na educação básica foi
permeada por muitas lutas e, hoje, em um cenário em que muitas das conquistas
políticas se perdem, a luta permanece no horizonte de sociólogos, educadores e
estudantes. Mato Grosso do Sul foi um dos pioneiros na introdução da disciplina
no ensino médio; desde 1999 a Sociologia está presente no currículo, questão
que colocou ao estado o desafio de pensar na formação docente para atuação na
área. Completamos, em 2021, 13 anos da inserção da Sociologia no ensino médio,
instituída pela Lei Federal 11.684 de 02 de junho de 2008.
No atual momento brasileiro, os profissionais
das Ciências Sociais são obrigados a reforçar a luta e redobrar a vigilância
diante da Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que instituiu a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe novas orientações aos
currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas. Dentre as
preocupações relacionadas à sua implementação estão a fragmentação dos
currículos e a intenção de uma formação acelerada e técnica. O contexto de
pandemia trouxe outros desafios, com a implantação das atividades remotas e a
ampliação das tecnologias no ensino, tanto superior quando na educação básica.
Enquanto isso, no país acontece um processo de desvalorização dos temas caros à
Sociologia e dos profissionais dessa área.
Diante desse contexto, a despeito de várias
outras considerações relacionadas ao campo das Ciências Sociais, realizaremos o
evento conjunto do VI Encontro Estadual de Ciências Sociais de Mato Grosso do
Sul, o III Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de Mato
Grosso do Sul e a IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais de Paranaiba entre os
dias 08 a 12 de novembro de 2021. Nosso objetivo é debater a produção
científica do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas nos cursos de Ciências
Sociais no Estado de Mato Grosso do Sul, patrocinar maior integração entre os
acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais do Estado, promover a articulação
entre as instituições e profissionais de ensino superior e básico e discutir o
ensino de Sociologia na educação básica.
O desenvolvimento desses objetivos propicia um
encontro sistemático com os problemas que a vida social, em suas várias
dimensões, coloca como necessidade de apreciação. Colocados em debate, os
problemas geradores de pesquisas, de ações de extensão, e refletidos
cientificamente na atividade de ensino, consubstanciam uma busca coletiva da
comunidade científica em se encontrar com soluções para o momento crítica que
hoje circunscreve a vida em sociedade. Nos quase quinze anos de formação de
professores sociólogos, as universidades de Mato Grosso do Sul formaram
docentes que atuam nas mais diversas regiões do país. Somar as forças com essa
rede de profissionais nesse momento é crucial para avaliar o atual momento
histórico de crise, agravada pela pandemia. Para tanto, urge promover a
articulação entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação
básica, expandindo a discussão para o ensino de Sociologia na educação básica.
Por isso, o VI Encontro Estadual de Ciências Sociais de Mato Grosso do Sul se
funde ao III Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de Mato
Grosso do Sul. Nesse contexto, esperamos nos encontrar no período de 08 a 12 de
novembro e convidamos docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em
Ciências Sociais de Mato Grosso do Sul e demais interessados de outras regiões
do Brasil a apresentarem propostas de Simpósios Temáticos e minicursos.”
https://www.even3.com.br/csuems/
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