VII Seminário Internacional – Teoria Política do Socialismo - Revolução Russa: 100 anos que abalaram o mundo "A Transição como Atualidade Histórica" ::: |
PARA SUBMETER TRABALHO É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO NO EVENTO.
Sessões de Comunicações – Normas para Submissão
Serão aceitas Propostas de Trabalho em duas modalidades:
Resumo expandido: Mínimo de 2, máximo de 3 laudas;
Corpo do texto: resumo, palavras-chaves (três), abstract, keywords; Times New Roman, Letra 12; Espaço Simples; Configuração de página superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm.
Trabalhos Completos: Mínimo de 10, máximo de 15 laudas;
Corpo do texto: resumo, palavras-chaves (três), abstract, keywords, introdução, itens numerados, conclusão; referências; páginas numeradas; Times New Roman; Letra 12; Espaço 1,5; Configuração de página superior 3 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm.
Os Resumos expandidos serão publicados nos Anais do evento, sendo a Data Limite para envio 30/07/2017.
Os Trabalhos Completos serão publicados nos Anais do evento, sendo a Data Limite para envio 30/07/2017.
Serão aceitos no máximo dois autores (autor e um co-autor) por trabalho enviado.
Os trabalhos que não obedecerem às Normas de Submissão serão automaticamente devolvidos aos seus autores, sendo considerados reprovados.
Os trabalhos que obedecerem às Normas de Submissão serão remetidos à Comissão de Pareceristas do evento, que decidirá pela aprovação ou reprovação do mesmo.
A divulgação dos Resumos e Trabalhos Completos Aprovados será no dia 30/08/2017, através do sítio do evento.
Sessões de Comunicações – Eixos Temáticos
GT – I: Movimento Operário e Partidos Políticos
Ementa: O Grupo de Trabalho I visa em seus contornos e objetivos, discutir as múltiplas formas de determinação, objetiva e subjetiva, das ricas e diversas formas de manifestação das organizações político-econômicas, bem como, sócio-culturais, do movimento operário, de tal forma a analisar os seus limites e abrangências, em um tipo de sociedade hegemonicamente liberal-burguesa.
Linhas Temáticas:
História do movimento operário
Partidos políticos de esquerda
A crise orgânica dos Partidos Comunistas
GT – II: Marxismo e Educação
Ementa: O Grupo de Trabalho II traz consigo a proposta de discussão das múltiplas formas de administração e organização dos processos educacionais, como forma de se expor a importância do processo educacional nas múltiplas formas de sociabilidade contemporânea, que em larga medida, são hegemonicamente regidas pela lógica de produção e reprodução, objetiva e subjetiva, do capital. Desta forma, torna-se imperioso discutir a relação entre projeto político pedagógico, currículo escolar, política educacional, autonomia, dentre outras questões fundamentais, para se pensar um processo de construção de uma educação emancipatória.
Linhas Temáticas:
Teorias pedagógicas
Política educacional
Formação e emancipação humana
GT – III: Crítica da economia política
Ementa: O Grupo de Trabalho III visa discutir o processo de forte avanço da economia política do capital sobre a do trabalho, no último quartel do século XX, bem como, na primeira década do século XXI; como forma de construção de uma hegemonia civil liberal-burguesa pautada no neoliberalismo, na reestruturação produtiva e na globalização. Tais fenômenos foram capazes de constituir uma hegemonia civil tal, que mesmo em um contexto de crise estrutural do capital conseguira articular um projeto político-cultural que, em larga medida, se alicerçara na retirada de direitos políticos e sociais das classes subalternas, de tal forma a caminhar, em última instância a criminalização destas organizações.
Linhas Temáticas:
A particularidade do capitalismo tardio na América Latina
O papel do Brasil na nova configuração do capital-imperialismo
O capitalismo avançado e a crise estrutural do capital
GT – IV: Mundo do Trabalho
Ementa: O Grupo de Trabalho IV visa em seus contornos e objetivos, discutir os múltiplos processos de reestruturação produtiva, não somente como processos de organização e administração da produção objetiva, mas como formas de organização e administração da própria vida social, capazes de articular em sua estrutura interna um projeto sociocultural capaz de educar, capturar e moldar as próprias subjetividades.
Linhas Temáticas:
Restruturação produtiva e precarização do trabalho
O novo e o velho sindicalismo: o economicismo em foco
Americanismo-fordismo
GT – V: Crítica da Cultura
Ementa: O Grupo de Trabalho V visa em seus contornos e objetivos, discutir a relação entre ética e estética, de tal forma a propiciar um tipo particular de análise capaz de expor as múltiplas formas de manifestação artístico-cultural contemporâneas, como manifestações subjetivas da hegemonia civil liberal-burguesa; que em larga medida tende a compreender o homem como uma mônada individual-singular isolada de todos os demais; o que comprometeria qualquer possibilidade ética e emancipatória.
Linhas Temáticas:
A arte e a emancipação humana
A arte e a alienação: indústria cultural e cultura de massas
A morte da arte e o fim do processo civilizatório liberal-burguês
GT – VI: Movimentos Sociais
Ementa: O Grupo de Trabalho VI visa em seus contornos e objetivos, discutir as concepções teórico-prática dos Movimentos Sociais, na medida em que a partir de 1968 se forjou uma concepção de Movimentos Sociais liberal-burguesa, que seqüestrara e hegemonizara a própria concepção de Movimentos Sociais, que até então se fundamentara em uma perspectiva emancipatória de superação da sociabilidade burguesa. Portanto, este Grupo compreende os Movimentos Sociais como um campo de luta de classes, fundamental, que fora hegemonizado pela cultura política liberal-burguesa.
Linhas Temáticas:
Movimentos sociais agrários na América Latina: limites e avanços
Movimentos sociais urbanos na América Latina: limites e avanços
Movimentos sociais: os limites da relação entre a Emancipação Política e Humana
GT – VII: Pensamento Marxista
Ementa: O Grupo de Trabalho VII visa em seus contornos e objetivos, discutir o rico e diverso pensamento marxista, como forma de se estabelecer um diálogo entre os estudiosos desta tradição, de tal forma a expor as semelhanças e diferenças teórico-prática entre as múltiplas leituras e tendências da cultura marxista. Tal esforço torna-se necessário, não por questões heurísticas de caráter metafísico ou por mera elucubração acadêmica, mas e fundamentalmente, porque a escolha desta ou daquela leitura, implica em consequências práticas e teóricas, objetivas e subjetivas, que influenciam diretamente na concepção e nos rumos das organizações das classes subalternas.
Linhas Temáticas:
Teoria marxista na América Latina
Marx e o marxismo do século XX: convergências e divergências
O marxismo de cátedra como negação da práxis revolucionária
GT – VIII: A obra teórica de Marx
Ementa: O Grupo de Trabalho VIII visa em seus contornos e objetivos, discutir a obra de Marx na sua totalidade, apreendendo-a enquanto uma totalidade indivisível, que necessita do seu processo germinal para se tornar sólida, nova e original. Tal esforço caminha no sentido de demonstração que as divisões disciplinares são abstratas e, no caso da obra de Marx, infundadas; visto que em seu pensamento o concreto só é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações.
Linhas Temáticas:
O jovem e o velho Marx: rupturas e continuidades
Marx e Engels: aproximações
O Capital: a atualidade do pensamento marxiano
GT – IX: A Revolução Russa em perspectiva histórica
Ementa: O Grupo de Trabalho IX visa em seus contornos e objetivos, discutir o fenômeno da Revolução Russa em sua totalidade, analisando os diversos complexos sociais que dela se desdobraram. Assim, o GT abre espaço para a discussão de seus aspectos históricos, compreendendo as várias formas de reprodução social que estes originam, seja no campo da política, da economia, da estética, da ética e da cultura em geral.
Linhas Temáticas:
A história da Revolução Russa
Revolução e Gênero
Filosofia, arte e revolução.
|
sexta-feira, 21 de abril de 2017
evento ciências sociais - VII Seminário Internacional – Teoria Política do Socialismo - Revolução Russa: 100 anos que abalaram o mundo "A Transição como Atualidade Histórica" :::
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário