Sobre o Evento
Em
2006, a UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”,
Brasil, e a UAH – Universidad de Alcalá de Henares, Espanha, firmaram acordo
de cooperação acadêmica, científica e técnica, com os objetivos de divulgar o
conhecimento na área de Educação; estabelecer laços de intercâmbio – de
ideias, de conceitos, de investigações, de pessoal docente, de estudantes –
entre países ibero-americanos; gerar projetos comuns de pesquisa; e ampliar
os vínculos internacionais da Pós-Graduação em Educação.O I EIDE –
Encontro Ibero-americano de Educação nasceu como fruto da relação acadêmica
proporcionada pelo acordo. Inicialmente alternaram-se as sedes entre a UAH e
a Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara
(FCLAr/UNESP). Depois de 2012, outros países se dispuseram a sediar o EIDE:
Chile (2012), Colômbia (2014), México (2016) e Peru (2018).O EIDE é
uma arena de discussão para pesquisadores de diversos segmentos do
conhecimento humano, espalhados pelos países ibero-americanos e apresenta a
pesquisa produzida pelo Grupo de Investigação Cervantes. Está aberto a
pesquisadores, professores, alunos e gestores da graduação e da pós-graduação
em educação e áreas afins; professores e gestores da educação básica; e
interessados em discutir as temáticas definidas no programa do evento. Seus
resultados nestes 13 anos estão publicados em anais, livros e revistas
qualificadas.Na sua décima quarta versão, o EIDE acontecerá na FCL-UNESP,
Câmpus de Araraquara, estado de São Paulo, Brasil, entre os dias 20 e 23 de
novembro do presente ano. Detalhes da Programação; informações sobre os
diversos Eixos que organizarão o evento; datas, normas e procedimentos para
envio de trabalhos científicos, histórico dos EIDEs anteriores podem ser
encontrados nos diferentes ambientes deste site.
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En 2006, la UNESP – Universidad Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho”, Brasil y la UAH – Universidad de Alcalá de Henares, España, sellaron
un acuerdo de cooperación académica, científica y técnica, con los objetivos
de difundir el conocimiento en el área de Educación; establecer vínculos de
intercambio – de ideas, de conceptos, de investigaciones, de personal
docente, de estudiantes – entre países iberoamericanos; generar proyectos
comunes de investigación; y ampliar los vínculos internacionales del
Postgrado en Educación. El I EIDE – Encuentro Iberoamericano de Educación
nació como fruto de la relación académica proporcionada por el acuerdo.
Inicialmente se alternaron las sedes entre la UAH y la Facultad de Ciencias y
Letras de UNESP, Campus de Araraquara (FCLAr/UNESP). Después de 2012, otros
países se dispusieron a ser la sede del EIDE: Chile (2012), Colombia (2014),
México (2016) y Perú (2018).El EIDE es un área de discusión para
investigadores de diversos segmentos del conocimiento humano, dispersados por
los países iberoamericanos y presenta la investigación producida por el Grupo
de Investigación Cervantes. Está abierto a investigadores, profesores,
alumnos y gestores del grado y del postgrado en educación y áreas relacionadas;
profesores y gestores de la educación básica; e interesados en discutir los
temas definidos en el programa del evento. Sus resultados en estos 13 años
están publicados en anales, libros y revistas calificadas.En su décima cuarta
versión, el EIDE ocurrirá en la FCL-UNESP, Campus de Araraquara, estado de
São Paulo, Brasil, entre los días 20 y 23 de noviembre de este año. Detalles
de la Programación; informaciones sobre los diversos Ejes que organizarán el
evento; fechas, normas y procedimientos para el envío de trabajos
científicos, histórico de los EIDEs anteriores se pueden encontrar en los
distintos ambientes de esta página.
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Submissão de
trabalhos
DADOS DO TRABALHO
Período de submissão
28/05/2019 até
01/08/2019
Informações
Os autores deverão
seguir as normas de submissão dispostas no Regumento abaixo.
Las reglas en español están por debajo de los estándares en portugués,
en el mismo archivo.
XIV EIDE – Encontro
Iberoamericano de Educação NORMAS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO As submissões dos
manuscritos para o XIV EIDE – Encontro Iberoamericano de Educação deverão
seguir as normas descritas abaixo: 1) As propostas devem ser apresentadas por
via eletrônica e em língua portuguesa ou espanhola (sendo o resumo
obrigatoriamente na língua oposta); 2) Cada submissão poderá ter, no máximo,
três autores; 3) Cada inscrito poderá submeter no máximo dois trabalhos como
autor principal. Não há limite de submissão para coautoria; 4) No ato da
inscrição o autor principal do trabalho deverá se responsabilizar pela
digitação correta dos nomes dos coautores, assim como do título do trabalho,
uma vez que os mesmos não poderão ser alterados; 5) No ato da submissão o autor
deverá indicar o número e o nome do Eixo Temático; 6) A aprovação do trabalho
não garante inscrição no congresso. Assim sendo, é necessário o pagamento de
inscrição de todos os autores; 7) Cada trabalho apresentado terá direito a um
certificado com o nome dos autores e coautores do trabalho; 8) Todos os
trabalhos submetidos, independentemente de serem pôsteres ou comunicação oral,
deverão ser completos. Trabalhos enviados somente em forma de resumo ou acima
das páginas permitidas serão, automaticamente, negados. 9) Os artigos deverão
ter de 10 a 15 páginas, sendo obrigatório: título, resumo e palavras-chave em
português e espanhol; margem esquerda e superior de 3cm, margem direita e
inferior de 2,5cm; 10) O resumo não deve ultrapassar 150 palavras; 11) As
referências não deverão ultrapassar mais do que duas páginas; 12) Espaçamento
entrelinhas de 1,5; 13) O artigo deverá ser escrito nas normas ABNT 6023:2018.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER 1. O pôster deverá contemplar uma síntese da
pesquisa e/ou da intervenção. Os trabalhos no formato de pôsteres ficarão
expostos em locais e horários previamente definidos na Programação. Também é
prevista no local de exposição dos pôsteres a presença de pesquisadores
escolhidos pela Comissão Científica, que irão avaliar os trabalhos. 2. O autor
que for apresentar mais de um trabalho em forma de pôster deverá informar à
comissão científica do congresso por e-mail, até dia a confirmar, para que
medidas sejam tomadas visando à compatibilização das apresentações. 3. O autor
deverá permanecer junto ao seu painel para responder as questões durante todo o
período da sessão. 4. A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é
dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação.
5. A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de
certificado de apresentação. 6. É proibida a apresentação do pôster por
terceiros (não autores). 7. Não serão fornecidos equipamentos para a
apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones,
aparelhos e instrumentos sonoros. 8. Os pôsteres não retirados após o horário
de exibição serão descartados pela Comissão Organizadora. NORMAS PARA CONFECÇÃO
DO PÔSTER Tamanho: O pôster deve ter 70cm (largura) e 1m (altura). Ilustrações:
Poderá conter fotos, imagens e gráficos desde que não exceda as dimensões do
Pôster. Tipo de fixação: Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante. Não
será permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ser fixado. O
material de fixação será de responsabilidade dos apresentadores. Conteúdo: O
texto do pôster deve ser escrito em Língua Portuguesa ou Espanhola e estar
legível a pelo menos 1 metro de distância. Organizar as informações de modo que
as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar
todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do
público. Deverá conter: resumo, palavras-chave, introdução, método, resultados
e discussão, conclusão e referências. NORMAS PARA COMUNICAÇÃO ORAL 1. As
apresentações orais ocorrerão em salas, data e horário previamente definidos e
informados aos participantes em momento oportuno. 2. Cada participante terá de
10 a 15 minutos para apresentação de seu trabalho. 3. O debate dos trabalhos
apresentados será no final da sessão. 4. Serão disponibilizados Datashow e
microcomputador com Windows XP Professional e Office 2007. 5. Sugere-se ao
participante levar sua participação salva em Pen Drive para facilitar e
otimizar o tempo da apresentação.
Eixo Temático 01: Políticas Públicas e Gestão da Educação.
Objetiva
analisar, debater e divulgar pesquisas relacionadas às políticas públicas
educacionais como forma de regulamentação e intervenção do governo na
sociedade. Esta relação dará a especificidade do gestor público educacional e
as competências exigidas pelas organizações e sistemas educacionais das
sociedades contemporâneas. A interface entre políticas públicas e gestão
educacional permite o avanço do conhecimento dos sistemas e níveis de ensino,
através da análise da formulação, implantação e avaliação de políticas,
projetos e programas educacionais.
Eje
Temático 01: Políticas Públicas y Gestión Educativa.
Tiene por objetivo analizar,
debatir y divulgar investigaciones relacionadas con las políticas públicas
educativas, como forma de reglamentación e intervención del gobierno, así como
con las competencias exigidas por las organizaciones y sistemas
educativos de las sociedades contemporáneas. Las políticas públicas y la
gestión educacional permiten el avance del conocimiento en los sistemas y niveles
de enseñanza, mediante el análisis de la formulación, implementación y
evaluación de políticas, proyectos y programas educativos.
Eixo Temático 02: Tecnologias
de Informação e Comunicação em Educação.
Abriga
investigações sobre o uso de tecnologias (TIC) em processos educacionais. Cada
vez mais as TIC invadem a vida cotidiana transformando a forma de realizar
tarefas essenciais. Nativos digitais utilizam dispositivos multiplataforma que
permitem a comunicação ubíqua. Como tratar pedagogicamente os novos dispositivos?
Como preparar a escola e seus atores para usar a tecnologia a favor de uma
educação que forme cidadãos mais aptos à construção de uma sociedade mais
equânime, mais tolerante e mais livre? Pesquisas sobre lousas eletrônicas,
objetos de aprendizagem, EaD, AVA, redes de cooperação e aprendizagem, MOOCs,
TVDi, aplicativos de segunda tela, gamificação, edutretenimento são
apenas alguns exemplos de temas que despertam o interesse deste eixo.
Eje
Temático 02: Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Educación.
Abarca investigaciones sobre el uso
de tecnologías (TIC) en procesos educativos. Cada vez más las TIC entran en la
vida cotidiana transformando la forma de realizar tareas esenciales. Nativos
digitales utilizan dispositivos multiplataforma que permiten la comunicación
ubicua. ¿Cómo incorporar pedagógicamente los nuevos dispositivos? ¿Cómo
preparar la escuela y sus actores para que utilicen la tecnología en favor de
una sociedad más justa, más tolerante y más libre? Investigaciones sobre pizarras
interactivas, objetos de aprendizaje, EaD, AVA, redes de cooperación y
aprendizaje, MOOCs, TVDi, aplicaciones de segunda pantalla, gamificación, eduentretenimiento, son
algunos ejemplos de temas de este eje.
Eixo Temático 03: Formação do
Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas.
Visa
incentivar novas perspectivas de análise e debates sobre planos e programas de
formação inicial e permanente de professores em suas diferentes dimensões, as
quais devem estar relacionadas às necessidades de mudança e transformação da
educação, no século XXI. Incentiva-se também a apresentação de propostas que
permitam avançar para a interconexão do desenvolvimento e da inovação
curricular com o desenvolvimento profissional.
Eje
Temático 03: Formación del Educador, Trabajo Docente y Prácticas Pedagógicas.
Tiene por objeto incentivar nuevas
perspectivas de análisis y debates sobre planes y programas de formación
inicial y permanente de profesores en sus diferentes dimensiones, las cuales
deben estar relacionadas con la necesidad de cambios y trasformación de la
educación en el siglo XXI. Se busca también, la presentación de
propuestas que permitan avanzar hacia la interconexión del desarrollo y de la
innovación curricular con el desarrollo profesional.
Eixo Temático 04: Educação
Sexual, Sexualidade e Gênero.
Tem
por objetivo compartilhar a produção de conhecimento sobre a
interdisciplinaridade existente nas ações e estudos no campo da sexualidade e
da educação sexual. Almeja-se discutir questões teóricas e empíricas sobre
sexualidade em suas interfaces com campos específicos do conhecimento:
Educação, História, Antropologia, Psicologia, Saúde, etc. Pretende-se debater
pesquisas que envolvem temáticas atuais e relevantes, tais como: educação
escolar, historiografia, diversidade sexual, homofobia, diversidade cultural,
direitos humanos, inclusão, saúde sexual e reprodutiva, meios de comunicação,
formação de professores, dentre outros.
Eje
Temático 04: Educación Sexual, Sexualidad y Género.
Tiene el objetivo de compartir la
producción de conocimiento sobre la interdisciplinaridad que hay en las
acciones y estudios en el ámbito de la sexualidad y de la educación sexual.
Busca discutir cuestiones teóricas y empíricas sobre sexualidad en su relación
con campos específicos del conocimiento como: Educación, Historia,
Antropología, Psicología, Salud, etc. Así como investigaciones que involucren
temas actuales y relevantes, como: educación escolar, historiografía,
diversidad sexual, homofobia, diversidad cultural, derechos humanos, salud
sexual y reproductiva, medios de comunicación, formación de profesorado, entre
otros.
Eixo Temático 05: Educação
Especial.
Educação
Especial é modalidade do sistema educativo que se destina a pessoas em condição
de deficiência: físicas, sensorial e intelectual. Atua transversalmente nos
diferentes níveis escolares e prepara para a vida laboral. Provê conjunto de
serviços, recursos humanos, recursos tecnológicos, conhecimentos especializados
para assegurar, de acordo com a legislação vigente, aprendizagem e ensino de
qualidade às pessoas em condição de deficiência exigindo reflexão sobre as
diretrizes políticas, a legislação educacional, a organização dos sistemas
escolares e suas unidades de ensino e, por fim, o interior da sala de aula.
Assim, o objetivo deste espaço é congregar pesquisadores nacionais e
internacionais preocupados em responder às demandas esboçadas em consonância
com os princípios de inclusão escolar e de exercício da cidadania. A
oportunidade de discutir tais questões à luz de diferentes contextos culturais
contribui de forma contundente para o avanço do conhecimento na área da
Educação Especial.
Eje
Temático 05: Educación Inclusiva.
Educación Inclusiva es una
modalidad del sistema educativo que se dedica a personas en condiciones de
discapacidad: física, sensorial e intelectual. Actúa trasversalmente en los
diferentes niveles escolares y prepara para la vida laboral. Provee conjunto de
servicios, recursos humanos, recursos tecnológicos, conocimientos
especializados para asegurar, acorde con la legislación vigente, aprendizaje y
enseñanza de calidad a las personas con discapacidad, exigiendo reflexión sobre
las directrices políticas, la legislación educacional, la organización de los
sistemas escolares y sus unidades de enseñanza y, por fin, el interior del
aula. De este modo, el objetivo de este espacio es congregar investigadores
nacionales e internacionales preocupados con atender a las demandas esbozadas
acorde con los principios de inclusión escolar y del ejercicio de la ciudadanía.
La oportunidad de discutir tales cuestiones según distintos contextos
culturales contribuye de forma contundente con el avance del conocimiento en el
área de Educación Inclusiva.
Eixo Temático 06: Educação
Superior.
O
eixo recebe trabalhos que apresentem e discutam políticas voltadas à Educação
Superior que tenham impacto na construção da equidade, seus avances e
retrocessos nas sociedades contemporâneas. O ponto de abordagem escolhido
abrange os coletivos vulneráveis na perspectiva da educação como prática social
institucionalizada que promove ações de equidade em suas distintas abordagens.
Experiências e reflexões sobre a Educação Superior voltadas à sedimentação do
conhecimento nos diferentes países da Ibero América são de interesse particular
deste eixo.
Eje
Temático 06: Enseñanza Superior.
Este eje recibe trabajos que
presentan y discuten políticas relacionadas con la Enseñanza Superior que
tengan impacto en la construcción de la equidad, sus avances y retrocesos en
las sociedades contemporáneas. El punto de abordaje elegido abarca los colectivos
vulnerables bajo la perspectiva de la educación como práctica social
institucionalizada que promociona acciones de equidad en sus distintos
abordajes. Experiencias y reflexiones sobre la Enseñanza Superior direccionadas
a la sedimentación del conocimiento en los diferentes países de Iberoamérica
son de interese particular en este eje.
Eixo Temático 07:
Internacionalização.
Internacionalizar
supõe aproveitar oportunidades de colaboração para enfrentar desafios comuns da
Educação Ibero-americana. Para este eixo são bem-vindos trabalhos que explorem
evidências regionais que apontem para soluções de aplicação internacional.
Modelos de programas de cooperação que tenham impacto no desfio de traçar as
competências necessárias para os investigadores e trabalhadores auxiliarem seus
países na construção das cidadanias nacionais e ibero-americanas.
Internacionalizar também é participar do mercado internacional de conhecimentos
e de seus veículos de ciência e cultura. Desenhar os principais vetores de
programas, de ações e de estratégias definidas pelos governos como políticas de
internacionalização alinham os pesquisadores que pertencem a este eixo.
Eje
Temático 07: Internacionalización.
Internacionalizar supone disfrutar
oportunidades de colaboración para enfrentar retos comunes de la Educación
Iberoamericana. Para este eje se recibe trabajos que exploran evidencias
regionales que señalan soluciones de aplicación internacional. Modelos de
programas de cooperación que tengan impacto en el reto de trazar las
competencias necesarias para que los investigadores y trabajadores auxilien sus
países en la construcción de las ciudadanías nacionales e iberoamericanas.
Internacionalizar también es participar del mercado internacional de
conocimientos y de sus vehículos de ciencia y cultura. Trazar los principales
vectores de programas, de acciones y de estrategias definidas por los gobiernos
como políticas de internacionalización que alinean los investigadores que
participan de este eje.
https://doity.com.br/xiv-eide-encontro-iberoamericano-de-educacao/blog/eixos-tematicos-ejes-tematicos
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