V
Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos
“Tecnologias, estéticas e éticas”
“Histórico
Trata-se de Evento periódico de abrangência
nacional organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos
Formativos da UNESP.
2016 e 2017: Eventos destinados aos discentes e
docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos
2018 – III CBEPF: As pesquisas em Ensino no
contexto brasileiro. 18,19 e 20 de outubro de 2018, São José do Rio Preto.
2019 – IV CBEPF: Pensar o Ensino é pensar o Brasil.
06, 07 e 08 de novembro de 2019, São José do Rio Preto.
2020 – V CBEPF: Tecnologias, Estéticas e Éticas.
03, 04, 05 e 06 de novembro – Evento virtual
OBJETIVOS:
Tem-se por objetivo discutir o Ensino e as
pesquisas na área, problematizando o panorama atual do país, em que a uso das
tecnologias, as dimensões éticas e estéticas ganham ainda maior destaque. A
contar desse objetivo geral é que se busca:
- Fortalecer discussões sobre Ensinos e
Processos Formativos, tendo como o contexto sócio-político brasileiro
atual, especialmente na relação com a tecnologias, contemplando as
dimensões da estética e da ética;
- Promover criação de redes colaborativas de
grupos de pesquisas que têm o Ensino como foco de investigações,
fomentando parcerias e desenvolvimento de estudos multicêntricos de grande
abrangência;
- Discutir investigações e relatos de
experiências sobre Ensino e Processos formativos;
- Colaborar com a formação de licenciandos e
professores das Redes.
O Evento contará com mesas redondas, conferências e
sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, realizadas por meio de
plataformas virtuais, perfazendo 32 horas.
“Inscrições
e Submissões
A inscrição no evento, pagamento de taxas e
submissão de trabalhos deverão ser feitas clicando aqui.
O evento ocorrerá de 3 a 6 de novembro de 2020.
Taxas de Inscrição
- Participantes (com submissão de trabalho): R$
40,00
- Participantes (ouvintes): R$20,00”
“Trabalhos
Prazo para submissões: 01 de agosto de 2020
Submissões: link
Modalidades
- Resumos: pesquisas iniciais, em andamento, sem
resultados
- Resumos expandidos: SOMENTE para alunos
egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos
Formativos da UNESP
- Artigos Completos: pesquisas concluídas
(ou com resultados parciais)
Apresentações
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na
modalidade Comunicação Científica
- Apresentações online (Google Meet);
- Duração: 10 minutos;
- Tempo para perguntas/discussões em cada
sessão.
Anais
Somente os trabalhos aprovados e
apresentados na modalidade Comunicação Científica serão publicados nos
Anais do Evento (formato digital).
Eixos temáticos:
1. Formação de Professores e Gestores
Educacionais: análise de programas e políticas de formação inicial e
continuada ou em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de
formação de professores para diferentes etapas, níveis e modalidades de
escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes;
práticas reflexivas.
2. Epistemologias e Metodologias do ensino:
história, filosofia, psicologia e sociologia do Ensino enquanto área de
conhecimento; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de
pesquisa; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e
metodológicas na pesquisa Ensino.
3. Ensino em espaços não-formais:
história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica
e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus,
centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Ensino.
4. Educação Ambiental e ensino:
questões e relações de Ensino que abarquem educação ambiental; questões
socioambientais; ensino para a sustentabilidade e para as sociedades
sustentáveis.
5. Ensino e Saúde: questões e relações
entre ensino e saúde; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação
docente e profissional em saúde.
6. Linguagens, tecnologias e ensino:
diferentes formas de linguagens e ensino; cinema e ensino; literatura e ensino;
artes visuais e ensino; artes em geral e ensino.
7. Currículos: desenvolvimento e
reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos
teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas; inovações
educacionais; currículo e diversidades, currículo e cultura.
8. Diversidades, multiculturalismo,
interculturalidade: relações entre Ensino e temas como inclusão de pessoas
com necessidades educacionais especiais, gênero, religião, classe; educação
para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de
outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.
9. Processos, recursos e materiais
educativos: dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas,
debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas;
atividades práticas e experimentais; estudos sobre recursos didáticos (como
livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e
Comunicação.
10. Políticas educacionais: história,
análise e avaliação de políticas públicas em diferentes etapas, níveis e
modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação
educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à
pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento
social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas
de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados
ao Ensino.”
“Local
e Contato
O evento será realizado online.
Sessões de trabalho: Google Meet
Palestra: Live (em breve)
- Cada participante é responsável pelo acesso
online às plataformas.
- A organização do V CBEPF não se responsabiliza
por problemas técnicos por parte dos participantes.
- Questões de acessibilidade (digital): entrar
em contato com a comissão organizadora.
Contato com a
comissão organizadora: congressoensinopf@gmail.com”
https://epf.unesp.br/cbepf/index.php/historico/
https://epf.unesp.br/cbepf/index.php/comissao-organizadora/
Nenhum comentário:
Postar um comentário