Provisoriamente, os boletos para pagamento estão sendo enviados pela Seção Técnica de Finanças diretamente para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Alguns eventos possuem desconto para pagamento até determinada data. VERIFIQUE NO SEU BOLETO.
O Brasil vive momentos de muita tensão frente ao conjunto de reformas propostas pelo atual governo federal, que abarca âmbitos estratégicos da sociedade brasileira: previdenciária, trabalhista, educacional, entre outras. Neste contexto, foi a educação a primeira a ter oficialmente mudanças profundas, como a Reforma do Ensino Médio, iniciada com a Medida Provisória n. 746/2016, de setembro de 2016, e já sancionada na Lei Federal n. 13.415, em fevereiro de 2017, evidenciando outros rumos para a educação no Brasil, tendo também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) outro elemento estruturante, com fortes implicações nos diferentes níveis da educação básica e nas licenciaturas.
Assim, a presente Jornada, focalizando aspectos históricos, estruturais, socioculturais e político-pedagógicos, põe em discussão as reformas educacionais promovidas pelo Governo Federal, bem como suas implicações mais diretas para a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a formação de professores, considerando a necessidade de amplo debate dessas políticas em curso, que alteram não só a configuração curricular das escolas de educação básica, mas a vida de professores e alunos, com sérias implicações ao futuro do país.
Qual o alcance dessas reformas? Quais seus problemas? Quais suas contribuições? As instituições privadas de ensino se submeterão à nova legislação? Quais as condições reais de financiamento para a implementação dessas políticas? Qual o debate democrático travado com aqueles que fazem a escola? Como caracterizar as resistências dos estudantes, com as ocupações, em diferentes estados do país frente às reformas? Como ficará a política de formação de professores diante do poder destacado da BNCC nesse momento? Afinal, qual o processo que resultou na BNCC? São essas questões norteadoras do debate desse evento que quer pôr em xeque os objetivos que sustentam tais mudanças e seus impactos na educação básica, em especial, a pública.
A educação brasileira passa por um momento muito especial, diferenciado em sua trajetória histórica, que por sua importância e relevância, deveria se caracterizar por intensa discussão entre todos aqueles que participam, direta ou indiretamente, dos processos desenvolvidos no interior das escolas. Entretanto, o que vemos acontecer não corresponde ao processo democrático e transparente de discussão dos novos rumos a serem tomados na educação brasileira. Ao contrário, esse momento histórico caracteriza-se pela vivência de situações decorrentes de uma gestão “pública” impositiva, autoritária, cerceadora dos direitos sociais, que busca, pela ausência de debate e utilização de instrumentos legais antidemocráticos, como Medida Provisória, fazer valer seu projeto de nação e de educação sobre o povo e não com o povo brasileiro. As discussões que serão levadas a efeito durante a Jornada objetivam trazer à baila essas questões. Participem! É necessário discutir, refletir, agir e resistir!
15/ago-3ªf. 8:30 – Abertura
9h – (Contra)Reformas na educação
brasileira: ontem e hoje
Lisete
Arelaro (FEUSP)
Cesar Minto
(FEUSP)
Coordenação:
15/ago -3ªf. 14h – Comunicações
científicas.
15/ago 3ªf. 19h:30min – Educação
infantil no século XXI: o que ainda não está garantido?
Hilda Micarello (UFJF)
Suely Amaral Mello (UNESP/Marília)
Suzana
Marcolino – Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Arte e Práticas Psicossociais
– (UFSCar)
Coordenação:
16/ago-4ªf. 8:30h – Ensino
Fundamental: o que nele é fundamental?
Graziela Zambão
Abdian (UNESP/Marília)
Maria José
da Silva Fernandes (UNESP/Bauru)
Stela Miller (UNESP/Marília)
16/ago 4ªf. 14h - Minicursos
16/ago– 4ªf. 19h:30min – A
(contra)reforma do Ensino Médio:– políticas educacionais e ocupações.
Maria Carla Corrochano (UfSCar/Sorocaba)
Angelo
Antônio Abrantes (UNESP/Bauru)
Karina
Ferraro (UNESP/Marília)
Coordenação:
17/ago – 5ªf. –8:30h – Formação
de professores e flexibilização curricular: para onde vamos?
Gicele Maria
Cervi (FURB)
Lalo
Watanabe Minto (Unicamp/ FE)
Dirce Zan – (Unicamp/FE)
Coordenação:
17/ago – 5ªf. 14h - Comunicações
Científicas
17/ago- 5ªf. 19h:30min – noite – Base
Nacional Comum Curricular (BNCC): impactos na Educação Brasileira
Vinício
Macedo Santos (FEUSP)
Ileizi
Luciana Fiorelli Silva (UEL)
Coordenação: 16ª Jornada do Núcleo de Ensino - As (Contra)Reformas na Educação Hoje :::
Minicursos –
Nucleo de Ensino – 2017
Minicurso
|
Docente
|
Ementa
|
As Ciências Humanas na educação básica: a proposta da BNCC para os
componentes curriculares da área.
|
Silvia de
Souza Fernandes
|
A apresentação da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) ao Conselho Nacional da Educação (CNE) trouxe modificações
substantivas ao currículo de Ciências Humanas na educação básica. As
primeiras versões consideravam o ensino fundamental e ensino médio. A versão
atual apresenta proposta para o ensino fundamental, desconsiderando o ensino
médio. O minicurso terá por objetivo problematizar a elaboração e
tramitação da BNCC, bem como analisar quais características o currículo de
Ciências Humanas terá na educação básica após a
aprovação do documento.
|
Um
olhar para o desenvolvimento infantil: reflexões acerca da teoria e da
prática dos profissionais da educação infantil.
|
Carla
Francielly Martini Novaes;
Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
|
O
minicurso tem por objetivo melhorar o nível de informação de profissionais de
educação infantil sobre a função educativa das atividades realizadas em
creches, visando desenvolver os aspectos psicomotores da criança.
|
Geometria Recreativa: elementos para o desenvolvimento do raciocínio
lógico.
|
José
Carlos Miguel
|
O minicurso discutirá o
papel do fato geométrico na constituição do raciocínio lógico, explorando
relações entre as formas planas e espaciais mediante brincadeiras e
quebra-cabeças. Espaço e Forma no ensino fundamental. Transformações
geométricas. Desenvolvimento do raciocínio lógico.
|
A
Linguagem Cartográfica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
|
Silvio
Nunes Militão
|
A Linguagem Cartográfica é indispensável ao ensino de Geografia,
encontra-se fortemente presente na vida das pessoas e apresenta-se
contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) como conteúdo a ser ensinado
desde os primeiros anos da Educação Básica. Portanto, o minicurso em tela tem
por objetivo precípuo apresentar e discutir pressupostos
teórico-metodológicos elementares relativos a Linguagem Cartográfica nos
AIEF.
|
Assessoria em educação especial e inclusiva:
recursos adaptados que favorecem o desenvolvimento da linguagem (oral e
escrita)
|
Jáima Pinheiro de Oliveira
Patrícia Tupin Martins
Karen Regiane Soriano
Flaviane Pelloso Molina Freitas
|
Aspectos do desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de crianças do público-alvo da Educação Especial.
Relações entre o desenvolvimento da linguagem e aspectos de Letramento, com
foco para a alfabetização. Construção e uso de recursos adaptados que favorecem o desenvolvimento linguístico
de crianças do público-alvo da Educação
Especial.
Número mínimo de participantes: 12
Número máximo de participantes: 16
|
Direitos humanos, gênero e raça-etnia.
|
Tania
Brabo
|
O curso parte de referências teóricas acerca
dos direitos humanos e de gênero, da construção histórica desses conceitos.
Apresenta os mecanismos internacionais de proteção dos direitos. Reflete
sobre direitos humanos e cidadania como pressupostos para a democracia.
Proporciona uma análise das políticas educacionais que contemplam Direitos
Humanos e Gênero. Aborda também práticas pedagógicas que visam trabalhar as
diferenças e os preconceitos na escola, na perspectiva dos direitos humanos e
para a igualdade de gênero.
|
Encorajar a ler na creche: entre livros e
viva voz
|
Cintya
Graziela G. Simões
|
Nossas crianças dos primeiros meses de vida a
3 anos podem iniciar-se, em seus direitos, no longo processo
cultural da leitura, experimentando a materialidade e a imaterialidade do
livro, o real e o ficcional, o visível e o invisível, a viva voz e a palavra
escrita, a linguagem visual e a verbal. Em situações de vida coletiva todas
podem ser encorajadas a viver a experiência da leitura literária.
Problematizar tal temática e realizar a partilha de achados de pesquisa é o
foco deste mini-curso.
|
"Psicologia do Desenvolvimento: um olhar para a
terceira idade"
|
Gilsenir
Maria Prevelato de Almeida Datilo
|
O mini curso tem como foco o conceito de envelhecimento, como a última
fase do desenvolvimento humano, o conhecimento do envelhecimento
populacional, os seus aspectos psicológicos e sociais e o conceito a ele
atribuído ao longo da história. Enfatiza o necessário olhar da educação
para esta população; no sentido do fortalecimento de políticas publicas que
valorizem a educação permanente para idosos. Debate questões como a
possibilidade de novas aprendizagens na terceira idade.
|
O desenvolvimento de ações de Investigação Científica para
crianças da Educação Infantil.
|
Tatiana S.
Vieira de Moraes
|
Esse Minicurso tem por objetivo apresentar aos
professores cursistas aspectos essenciais relacionados a promoção de ações de
investigação científica para as crianças da Educação Infantil, como a relação
entre as culturas da infância e científica. Nessa proposta serão trabalhadas
a argumentação científica, o levantamento de hipóteses, a problematização, as
atividades investigativas, os conteúdos conceituais, a contextualização e a
abordagem lúdica associadas ao universo científico. A partir do desenvolvimento
de atividades vinculadas ao referencial teórico da área, esse minicurso visa
discutir o processo de elaboração de Sequências de Ensino Investigativas como
uma estratégia metodológica a ser trabalhada com os alunos da Educação
Infantil.
|
Aspectos teóricos e práticos que amparam e fornecem subsídios para a
realização de atividades lúdicas em sala de aula com alunos do ensino
fundamental, com o envolvimento da escola e da família, voltados para a
promoção do desenvolvimento infantil em diferentes dimensões e para a prevenção
de diversos tipos de acidentes infantis.
|
Sandra
Gimenez Paschoal
|
O Minicurso propõe-se analisar a elaboração
e a adaptação de recursos pedagógicos após a leitura de livros com história
infantil e destaca a importância do mesmo
para o desenvolvimento da educação inclusiva. Os pressupostos teóricos na
elaboração de procedimentos de ensino que favorecem a aprendizagem de Todos os
alunos preveem o papel dos professores para a motivação do aluno em atividades
acadêmicas. A promoção de contingencias de leitura e escrita,
com efetividade na assimilação e na generalização, pelo aluno leitor é um
desafio no ensino fundamental.
|
inclusão escolar e elaboração de recursos
pedagógicos por meio de leitura de historia infantil
|
Regina Keiko Kato Miura e
Rogério dos Santos Ferreira
|
O Minicurso propõe-se analisar a elaboração e a
adaptação de recursos pedagógicos após a leitura de livros com história
infantil e destaca a importância
do mesmo para o desenvolvimento da educação inclusiva. Os pressupostos
teóricos na elaboração de procedimentos de ensino que favorecem a
aprendizagem de Todos os alunos preveem o papel dos professores para a
motivação do aluno em atividades acadêmicas. A promoção de contingencias de
leitura e escrita, com efetividade na assimilação e na generalização,
pelo aluno leitor é um desafio no ensino fundamental.
|
"Escola sem Partido: sem partido?"
|
Ana Paula
Cordeiro
|
O mini curso se propõe a
tecer uma crítica ao movimento Escola sem
Partido apresentando seus pressupostos, seus defensores, ações e suas
contradições. Visa a analisar seu discurso e tecer contrapontos a partir de
uma discussão sobre as possibilidades do estabelecimento do diálogo e de uma
escola democrática.
|
Banco Imobiliário:
jogando e
aprendendo
conceitos
sociológicos.
|
Maria Valéria
Barbosa –
Departamento de
Sociologia e
Antropologia
– Unesp
de Marília.
Pibid/Ciências
Sociais.
Tiago Vieira
Rodrigues
Dumont –
Rede Pública
Estadual de
Ensino e
Programa de
PósGraduação em Ciências
Sociais –
Unesp de
Marília. Pibid/Ciências
Sociais.
Rodrigo dos
Santos
Alcantara –
Graduada em
Ciências Sociais
– Unesp
de
Marília.
Igor José
Quintans de
Moura –
Graduação em
Ciências Sociais
- Unesp
de Marília.
Pibid/Ciências Sociais
|
A oficina
tem como objetivo
apresentar uma
atividade
desenvolvida
com alunos do
2º ano do
Ensino Médio, por
meio da
adaptação do jogo
banco imobiliário
para
discutir as
transformações
do mundo
do trabalho e os
conceitos
de classes sócias e
desigualdade social.
O
conjunto das
atividades tem
no jogo
apenas uma das
etapas da
sua efetivação e na
Teoria da
Atividade de
Leontiev sua
base teóricometodológica. Iniciou-se
pela discussão
teórica e
exibição do
documentário
“Park Avenue:
dinheiro,
poder e o
sonho americano”,
do diretor
Alex Gibney, que
problematiza
a desigualdade
nos Estados
Unidos sob o
prisma das
faces da Park
Avenue: riqueza
e pobreza.
O conteúdo
do
documentário
serviu de base
não apenas
para aumentar a
compreensão dos
alunos
sobre os
conceitos, mas
como conteúdo
para a
confecção
dos tabuleiros. Os
tabuleiros foram
confeccionados pelos
bolsistas do
Pibid e os
alunos do
Ensino Médio e o
passo a
passo baseado nas
instruções contidas
no site
http://pt.wikihow.com/Criarsua-PrópriaVersão-do-BancoImobiliário.
A turma
foi dividida em
grupos de
mais ou menos
8
participantes, sendo
este
momento impar
na
compreensão dos
conceitos
e de
toda a dinâmica
referente às
desigualdades
inerentes à
sociedade
capitalista. Posteriormente,
foram
discutidos textos e os
alunos
puderam apresentar o
que aprenderam
na
elaboração de
um texto.
Avalia-se que
o
desenvolvimento da
atividade
foi positivo para o
processo de
ensino e
aprendizagem.
|
Provisoriamente, os boletos para pagamento estão sendo enviados pela Seção Técnica de Finanças diretamente para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Alguns eventos possuem desconto para pagamento até determinada data. VERIFIQUE NO SEU BOLETO.
Normas para apresentação de trabalhos em sessão de
comunicação oral
1- Durante a 16ª JORNADA DO NÚCLEO
DE ENSINO DE MARÍLIA, docentes, profissionais, alunos de graduação e de
pós-graduação poderão inscrever-se em duas categorias: textos completos e
resumos (comunicação científica) resultantes de pesquisas em andamento ou
concluídas (não serão aceitos relatos de experiências). Os trabalhos inscritos
– tanto os textos completos como os resumos ‑ serão apresentados nas sessões
de comunicação.
2- Cada inscrito tem direito a
submeter até dois trabalhos no evento (independentemente da categoria
escolhida), podendo ser: um como autor e
outro como coautor ou 02 como co-autor; não
serão aceitos 02 trabalhos com o mesmo autor principal. Dos trabalhos
submetidos na categoria de texto completo ou na categoria resumo, o inscrito
poderá ser indicado como apresentador em apenas um deles. Inscritos com
mais de dois trabalhos submetidos, bem como trabalhos com menor ou maior número
de páginas do que foi estipulado nestas normas, serão automaticamente excluídos
pelo sistema de inscrições on line adotado por este evento.
3- Os trabalhos inscritos e
aprovados (tanto os textos completos como resumos) serão apresentados nas
sessões de comunicação oral com duração máxima de 20 minutos, incluindo
exposição e debate.
4- Os textos completos e os resumos,
encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão
submetidos à avaliação da Comissão Científica que decidirá sobre sua aceitação
segundo os critérios de pertinência e qualidade. Cada mesa será organizada
segundo um eixo temático, ou a articulação de mais de um deles e contará com um
coordenador.
5- Os textos completos resultantes
de pesquisa concluída ou em andamento devem conter entre 08 e 15 páginas, incluindo
as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman,
tamanho 12, espaço um e meio). O título do trabalho deverá ser digitado em
letras maiúsculas e em negrito. No mesmo parágrafo, após o título, digitar o(s)
nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria
sequência do nome (nome e sobrenome), sublinhando o nome do apresentador do
trabalho, se houver mais de um autor. Após o último autor, colocar o nome da
Instituição de origem, a agência financiadora da pesquisa e o endereço
eletrônico do(s) autor(es). Depois de um “Enter” indicar o eixo temático
escolhido. Deixar uma linha em branco e redigir, dentro das mesmas normas, o
título em inglês. Deixar uma linha em branco e na sequência, redigir o Resumo e
o Abstract seguidos de três palavras-chave/key words. O Resumo/Abstract deverá
conter de 1200 a 1500 caracteres com espaço (fonte Times New Roman, tamanho 12,
espaço simples). As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2002. (Ver
modelo no link Documentos). O trabalho deverá ser submetido com extensão PDF.
6- 6- Os resumos deverão
conter de 1200 a 1500 caracteres com espaço, sem inclusão de referências,
usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12,
espaço simples). O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas
e em negrito. No mesmo parágrafo, após o título, digitar o(s) nome(s) por
extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do
nome (nome e sobrenome), sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se
houver mais de um autor. Após o último autor, colocar o nome da Instituição de
origem, a agência financiadora da pesquisa e o endereço eletrônico do(s)
autor(es). Depois de um “Enter” indicar o eixo temático escolhido (ver modelo
no link Documentos). Deixar uma linha em branco e redigir, dentro das mesmas
normas, o título em Inglês. O Resumo deverá conter: objetivos do trabalho,
metodologia e resultados. (Ver modelo no link Documentos). O trabalho deverá
ser submetido com extensão PDF.
7- O prazo para envio dos
trabalhos completos e resumos se encerra no dia 22 de junho de 2017.
A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no dia 07 de julho de 2017.
8- A apresentação de trabalhos
está condicionada à inscrição no evento.
OBSERVAÇÕES:
OBS1: Os trabalhos deverão ser submetidos no link Trabalhos
Científicos > Envio, após a inscrição no evento.
OBS2: O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente
o usuário que entrar no sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não há
necessidade de inserir autor principal novamente.
OBS3: O APRESENTADOR do trabalho está
pré-configurado para ser o autor principal; caso seja outro, indicar no campo
Apresentador, no módulo de submissão de trabalhos.
OBS4: Caso precise alterar trabalho já enviado no
sistema, clicar em Trabalhos Científicos > Envio > fazer login e senha
> Trabalhos submetidos > Reeditar este trabalho, na parte esquerda da
página do evento, sendo a data limite para alteração a mesma de submissão.
OBS5: Lembramos que os textos devem passar por
revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica do Evento. TRABALHOS
COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO e DE NORMAS SERÃO REJEITADOS.
OBS6: Não cabe recurso para trabalhos não aceitos
pela Comissão Científica, mesmo que no sistema este esteja habilitado.
OBS7: Para este evento, não haverá premiação de
trabalhos, mesmo que esta opção esteja habilitada.
Eixos
Temáticos
1) Política Educacional
2) Psicologia e Educação
3) Teoria Histórico-Cultural e Educação
4) TICs – Tecnologia de Informação e Comunicação
5) Práticas Pedagógicas
6) Educação e Saúde
7) Inclusão Educacional
8) Educação Infantil e Ensino Fundamental
9) Ciências Sociais, Filosofia e Educação Escolar
10) Formação de professores
11) Escola: Cultura e Etnia/Raça
12) Leitura e Escrita
13) Lúdico e Educação
14) Gestão Escolar e Currículo
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
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