sábado, 27 de julho de 2019

evento educação - IV Congresso Brasileiro Ensino e Processos Formativos













Palestrantes

05/11/2019 – 19:00 às 22:00 (Segunda-feira)
Seminário Pré-congresso: Física dos esportes e do corpo humano.
Prof. Dr. Otaviano Augusto Marcondes Helene – USP
06/11/2019 – 19:00 às 22:00 (Terça-feira)
Abertura Oficial do Evento: A atual política educacional e como será o Brasil do século XXI.
Prof. Dr. Otaviano Augusto Marcondes Helene – USP
07/11/2019 – 10:00 às 12:00 (Quarta-feira)
Mesa Redonda 1: Sociedade brasileira: políticas, afetos e perspectivas
Prof. Dr. Pedrinho Arcides Guareschi – PUC-RS
Profa. Dr. Fláva Milena Biroli Tokarski – UnB
07/11/2019 – 16:00 às 18:00 (Quarta-feira)
Mesa Redonda 2: Sociedade brasileira: formação de professores, ensino e perspectivas
Prof. Dr. Ivo Tonet – UFAL
Prof. Dr. José Gilberto de Souza – UNESP Rio Claro
07/11/2019 – 19:00 às 22:00 (Quarta-feira)
Conferência: Pensar a Educação na Sociedade Contemporânea
Prof. Dr. José Augusto Brito Pacheco – Universidade do Minho
08/11/2019 – 16:00 às 18:00 (Quinta-feira)
Mesa Redonda 3: O papel da arte na formação humana do Brasil atual
Profa. Dra. Érika Soares de Oliveira – UFAL
Profa. Dra. Maristela de Oliveira Mosca – UFRN



Histórico
Trata-se de Evento periódico, que se encontra em sua quarta edição, tendo abrangência nacional. As edições ocorridas nos anos de 2016 e 2017 foram mais direcionadas aos discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos. A promoção do encontro e diálogo acadêmico-científico entre docentes e discentes das linhas de pesquisa que compõem o Programa, oportunizada pelas duas edições do evento, favoreceu a articulação necessária para que, a partir de 2018, se pudesse avançar e ampliar ainda mais o diálogo com pesquisadores de outros Programas e espaços formativos brasileiros.
Destaca-se que o histórico do Evento acompanha o desenvolvimento do próprio Programa de Pós-graduação que o organiza, que fora se solidificando, construindo redes, ampliando parcerias e interlocuções. A partir de então, constitui-se em evento anual, destinado a promover o debate coletivo de pesquisas elaboradas tanto por discentes do Programa, quanto por outros pesquisadores da área, além de contar com conferências, mesas redondas, entre outras atividades voltadas para o diálogo com a comunidade acadêmico-científica nacional.
A edição 2018 teve como tema central “Pesquisa, Ensino e Processos formativos no atual contexto brasileiro”. O evento foi estruturado em três dias (tendo o primeiro deles o caráter de pré-congresso, com uma das atividades do dia aberta ao público em geral e outra restrita aos professores do Programa) e contou com atividades como: apresentações culturais, mesas redondas e sessões coordenadas de trabalhos científicos internos e externos ao Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos.
A quarta edição do Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos tem por tema: “Pensar o Ensino é pensar o Brasil”. Ela Ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019, em São José do Rio Preto.
Tem-se por objetivo discutir o Ensino e as pesquisas na área, problematizando o panorama atual do país. A contar desse objetivo geral é que se busca:
·                     Fortalecer discussões sobre Ensinos e Processos Formativos, tendo como o contexto sócio-político brasileiro atual, especialmente na relação com a formação de professores e reformas curriculares;
·                     Promover criação de redes colaborativas de grupos de pesquisas que têm o Ensino como foco de investigações, fomentando parcerias e desenvolvimento de estudos multicêntricos de grande abrangência;
·                     Discutir investigações e relatos de experiências sobre Ensino e Processos formativos;
·                     Colaborar com a formação de licenciandos e professores das Redes.
O Evento contará com mesas redondas, conferências, atividades artístico-culturais, sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, sessões de portes, perfazendo 30 horas.

Inscrições e Submissões

A inscrição no evento, pagamento de taxas e submissão de trabalhos deve ser feita clicando aqui. O evento ocorrerá de 6 a 8 de novembro de 2019.
Taxas de Inscrição – até 23 de junho de 2019
Alunos de graduação: 20,00
Professores de educação básica: 80,00
Alunos de Pós-graduação: 80,00
Prof. Universitários, pesquisadores e demais profissionais: 100,00
Taxas de inscrição – após 23 de junho de 2019
Alunos de graduação: 30,00
Professores de educação básica: 100,00
Alunos de Pós-graduação: 100,00
Prof. Universitários, pesquisadores e demais profissionais: 150,00


Apresentação de Trabalhos
As submissões de trabalhos (para submeter trabalho, clique aqui) estão abertas até 10 de julho de 2019, em duas modalidade:
·                     Comunicação Oral
Destinada a trabalhos já em desenvolvimento ou concluídos, que apresentem resultados parciais ou finais. Para a submissão de trabalhos na modalidade, os/as autores/as deverão encaminhar texto completo entre 8 e 12 páginas, em duas versões, sendo um com e outra sem a identificação dos/as autores/as. A formatação deve corresponder a este template.
·                     Pôster
Destinado a trabalhos: em fase inicial, que ainda não conte resultados; projetos de pesquisa; ou relatos de experiência. Para a submissão de trabalhos na modalidade, os/as autores/as deverão encaminhar resumo entre 300 e 500 palavras, em duas versões, sendo um com e outra sem a identificação dos/as autores/as. A formatação deve corresponder a este template.
Eixos temáticos:
1. Formação de Professores e Gestores Educacionais: análise de programas e políticas de formação inicial e continuada ou em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes etapas, níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.
2. Epistemologias e Metodologias do ensino: história, filosofia, psicologia e sociologia do Ensino enquanto área de conhecimento; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa Ensino.
3. Ensino em espaços não-formais: história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Ensino.
4. Educação Ambiental e ensino: questões e relações de Ensino que abarquem educação ambiental; questões socioambientais; ensino para a sustentabilidade e para as sociedades sustentáveis.
5. Ensino e Saúde: questões e relações entre ensino e saúde; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.
6. Linguagens, tecnologias e ensino: diferentes formas de linguagens e ensino; cinema e ensino; literatura e ensino; artes visuais e ensino; artes em geral e ensino.
7. Currículos: desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas; inovações educacionais; currículo e diversidades, currículo e cultura.
8. Diversidades, multiculturalismo, interculturalidade: relações entre Ensino e temas como inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.
9. Processos, recursos e materiais educativos: dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas, debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; atividades práticas e experimentais; estudos sobre recursos didáticos (como livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e Comunicação.
10. Políticas educacionais: história, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados ao Ensino.


Comissões

Comissão Organizadora
Profa. Dra. Ana Paula Leivar Brancaleoni (Presidente)
Prof. Dr. Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
Profa. Dra. Tatiana Noronha de Souza
Profa. Dra. Deise Aparecida Peralta
Prof. Dr. Jackson Gois
Profa. Dra. Maria Eliza Brefere Arnoni
Comissão Organizadora Discente
Alexandre Cristiano Baldacin Júnior
Bruno Freire Pereira
Carla Araujo de Souza
Diogo de Almeida
Fábio Martins Gaioli
Gustavo Andrade
Igor Micheletto Martins
Letícia Vieira Basílio
Marcel Getaruck
Wesley Piante Chotolli
Willian Franklin Sampaio
Comissão Científica
Profa. Dra. Ana Cledina Rodrigues Gomes – UNIFESSPA
Profa. Dra. Bianca Cristina Correa – FFCLRP/USP
Prof. Dr. Daniel Fonseca de Andrade – UNIRIO
Prof. Dr. Danilo Kato – UFTM
Prof. Dr. Érika Cecília Soares Oliveira – UFAL
Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita – UFTM
Profa. Dra. Hilda Maria Gonçalves da Silva – UNESP/FRANCA
Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto – FFCLRP/USP
Prof. Dr. Rodrigo Paziani – UNIOESTE
Profa. Dra. Teise Guaranha Garcia – FFCLRP/USP
Prof. Dr. Vlademir Marim – UFU


Local e Contato

Como resultado de uma parceria, as atividades do Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos serão realizadas no campus da UNIP São José do Rio Preto (SP).

endereço do campus é: 
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n, Bairro Jardim Tarraf II, São José do Rio Preto, SP.
Contato com a comissão organizadora: congressoensinopf@gmail.com


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