quarta-feira, 8 de julho de 2020

V Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos - “Tecnologias, estéticas e éticas”


V Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos



“Tecnologias, estéticas e éticas”





Histórico

Trata-se de Evento periódico de abrangência nacional organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP.
2016 e 2017: Eventos destinados aos discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos
2018 – III CBEPF: As pesquisas em Ensino no contexto brasileiro. 18,19 e 20 de outubro de 2018, São José do Rio Preto.
2019 – IV CBEPF: Pensar o Ensino é pensar o Brasil. 06, 07 e 08 de novembro de 2019, São José do Rio Preto.
2020 – V CBEPF: Tecnologias, Estéticas e Éticas. 03, 04, 05 e 06 de novembro – Evento virtual
OBJETIVOS:
Tem-se por objetivo discutir o Ensino e as pesquisas na área, problematizando o panorama atual do país, em que a uso das tecnologias, as dimensões éticas e estéticas ganham ainda maior destaque. A contar desse objetivo geral é que se busca:
  • Fortalecer discussões sobre Ensinos e Processos Formativos, tendo como o contexto sócio-político brasileiro atual, especialmente na relação com a tecnologias, contemplando as dimensões da estética e da ética;
  • Promover criação de redes colaborativas de grupos de pesquisas que têm o Ensino como foco de investigações, fomentando parcerias e desenvolvimento de estudos multicêntricos de grande abrangência;
  • Discutir investigações e relatos de experiências sobre Ensino e Processos formativos;
  • Colaborar com a formação de licenciandos e professores das Redes.
O Evento contará com mesas redondas, conferências e sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, realizadas por meio de plataformas virtuais, perfazendo 32 horas.


“Inscrições e Submissões
A inscrição no evento, pagamento de taxas e submissão de trabalhos deverão ser feitas clicando aqui. O evento ocorrerá de 3 a 6 de novembro de 2020.
Taxas de Inscrição
  • Participantes (com submissão de trabalho): R$ 40,00
  • Participantes (ouvintes): R$20,00”


“Trabalhos
Prazo para submissões: 01 de agosto de 2020
Submissões: link
Modalidades
  • Resumos: pesquisas iniciais, em andamento, sem resultados
  • Resumos expandidos: SOMENTE para alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP
  • Artigos Completos: pesquisas concluídas (ou com resultados parciais)
Apresentações
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na modalidade Comunicação Científica
  • Apresentações online (Google Meet);
  • Duração: 10 minutos;
  • Tempo para perguntas/discussões em cada sessão.
Anais
Somente os trabalhos aprovados e apresentados na modalidade Comunicação Científica serão publicados nos Anais do Evento (formato digital).
Eixos temáticos:
1. Formação de Professores e Gestores Educacionais: análise de programas e políticas de formação inicial e continuada ou em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes etapas, níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.
2. Epistemologias e Metodologias do ensino: história, filosofia, psicologia e sociologia do Ensino enquanto área de conhecimento; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa Ensino.
3. Ensino em espaços não-formais: história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Ensino.
4. Educação Ambiental e ensino: questões e relações de Ensino que abarquem educação ambiental; questões socioambientais; ensino para a sustentabilidade e para as sociedades sustentáveis.
5. Ensino e Saúde: questões e relações entre ensino e saúde; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.
6. Linguagens, tecnologias e ensino: diferentes formas de linguagens e ensino; cinema e ensino; literatura e ensino; artes visuais e ensino; artes em geral e ensino.
7. Currículos: desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas; inovações educacionais; currículo e diversidades, currículo e cultura.
8. Diversidades, multiculturalismo, interculturalidade: relações entre Ensino e temas como inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.
9. Processos, recursos e materiais educativos: dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas, debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; atividades práticas e experimentais; estudos sobre recursos didáticos (como livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e Comunicação.
10. Políticas educacionais: história, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados ao Ensino.”

Local e Contato

O evento será realizado online.
Sessões de trabalho: Google Meet
Palestra: Live (em breve)
  • Cada participante é responsável pelo acesso online às plataformas.
  • A organização do V CBEPF não se responsabiliza por problemas técnicos por parte dos participantes.
  • Questões de acessibilidade (digital): entrar em contato com a comissão organizadora.
Contato com a comissão organizadora: congressoensinopf@gmail.com


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