sábado, 2 de outubro de 2021

Evento Arte, Cultura e Educação - XVIII Jornada Pedagógica - Arte e Cultura: Seu Espaço na Formação de Professores

 








XVIII Jornada Pedagógica - Arte e Cultura: Seu Espaço na Formação de Professores

 

A XVIII Jornada Pedagógica, a ser realizada entre os dias 23 e 25 de novembro de 2021, será um evento científico, de natureza didático-pedagógica, promovido pelo Conselho de Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Já consagrado no meio educacional e expressando consistência científica, tem se repetido a cada dois anos, sempre discutindo temas atuais de modo crítico e reflexivo, contribuindo para a construção da atuação profissional de educadores na atualidade. Por isso, a Jornada Pedagógica de Marília tem contado sempre com destacados pesquisadores e com a participação maciça de alunos, professores do Campus de Marília e de vários outros campi que oferecem licenciaturas em variadas áreas, bem como de outros participantes externos. O tema que norteará a XVIII Jornada Pedagógica é "Arte e cultura: seu espaço na formação de professores". O objetivo desta edição é discutir, analisar e refletir sobre os desafios, limites e possibilidades do ensino da Arte na escola, bem como discutir as potencialidades de interlocução da Arte em diferentes espaços, como forma de contemplar a formação integral do professor. Perguntas como: "qual a importância da Arte e qual seu espaço nos cursos de formação de professores" e "com quais espaços sociais a escola pode dialogar quando o assunto é Arte e Cultura?" norteiam as discussões da Jornada, que contará com mesas redondas, palestras, apresentações culturais e científicas e discussões de grupos de pesquisa sobre a temática.

Inscrições até 18/11
Envio de trabalhos até 13/10

 

https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser submetidos no link Trabalhos Científicos > Envio, após a inscrição no evento.

2. O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente o usuário que entrar no sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não há necessidade de inserir autor principal novamente.

3. O APRESENTADOR do trabalho está pré-configurado para ser o autor principal; caso seja outro, indicar no campo Apresentador, no módulo de submissão de trabalhos. O apresentador deve estar inscrito também.

4. Caso precise alterar trabalho já enviado no sistema, clicar em Trabalhos Científicos > Envio > fazer login e senha > Trabalhos submetidos > Reeditar este trabalho, na parte esquerda da página do evento, sendo a data limite para alteração a mesma de submissão.

 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 13/10/2021

 Trabalhos que podem ser inscritos:

- Pesquisas concluídas e/ou em andamento;

- Relatos de experiência e de pesquisa.

Tipo de apresentação: comunicação oral.

Formatação do trabalho: a inscrição deverá ser em forma de texto completo (deve conter entre 10 e 15 páginas, incluindo referências, figuras e tabelas) ou resumo (entre 1000 e 1500 caracteres com espaço).

O trabalho deve ser editado em Word for Windows, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, parágrafo 1,5 cm, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (papel A4).

Os trabalhos enviados para avaliação/parecer devem ser anteriormente submetidos às devidas correções referentes à Língua Portuguesa e normas específicas da ABNT.

Deve conter:

a) Título: em negrito, em letras maiúsculas e centralizado;

b) Autores: sobrenome seguido das iniciais, em letras maiúsculas. Se houver mais de um autor/a separar por vírgula e sublinhar o nome daquele/a que fará a apresentação;

c) Afiliação institucional: curso, departamento e instituição aos quais, cada um/a dos/as autores/as, está vinculado;

d) Apoio financeiro: mencionar o nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa, quando for o caso;

e) Endereço: endereço eletrônico de um/a dos/as autores/as;

f) Resumo: máximo de 1500 caracteres com espaço digitados em parágrafo único, sem utilização de referências, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões;

g) Palavras-chave: máximo de cinco, separadas por ponto;

h) Introdução: revisão bibliográfica e objetivos da investigação;

i) Metodologia: deve ser escrita de modo a permitir a apropriação por outros pesquisadores;

j) Resultados: devem ser breves e concisos. Tabelas e figuras podem ser incluídas, quando necessárias.

l) Discussão: interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes, principalmente àqueles que foram indicados na introdução do trabalho;

m) Conclusão: deve ser concisa e responder aos objetivos do estudo;

n) Referências: as referências devem ser organizadas segundo as normas da ABNT.

o) Subtítulos no corpo do texto: devem ser apresentados em caixa baixa, com exceção da primeira letra, negrito e alinhamento à esquerda.

Inscrição: O trabalho deverá ser submetido na própria página do evento, no link Trabalhos Científicos > Envio, e o arquivo em Word ou PDF será anexado no próprio sistema de envio de trabalho.

Para a submissão de trabalhos os autores deverão estar inscritos no evento. Data limite para as inscrições dos trabalhos científicos: até 13/10/2021.

Critérios para aceite dos trabalhos: cada texto completo será analisado por três pareceristas, membros da Comissão Científica da XVIII Jornada Pedagógica. Caso o texto não atenda aos critérios de pertinência e qualidade, o mesmo será recusado pela Comissão Científica. O resultado da análise (aceite) estará disponível no site do evento a partir da data prevista de 03/11/2021.

OBS: Lembramos que os textos devem passar por revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica do evento. TRABALHOS COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO E NORMAS NÃO SERÃO ACEITOS.

Normas para apresentação oral: cada trabalho terá o tempo máximo de 15 minutos para apresentação (disponibilidade de projetor multimídia); após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para arguição dos/as ouvintes. O trabalho a ser apresentado deve ser salvo em modo compatível com Office 2003.

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 13/10/2021

Os trabalhos submetidos precisam estar articulados com as linguagens listadas abaixo:

- Artes visuais

- Dança

- Teatro

- Música

- Artes integradas (tecnologias, filmes, vídeos, Literatura, etc).

Tipo de apresentação: Ao vivo (formato de live) ou gravada (a ser disponibilizada durante o evento)

Formatação do trabalho a ser submetido: a inscrição deverá ser em forma de Sinopse (entre 1000 e 1500 caracteres). A Sinopse deve ser editada em Word for Windows, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, parágrafo 1,5 cm, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (papel A4).

Elementos a serem apresentados na SINOPSE (Para apresentação ao vivo ou envio de vídeo) – acesse o template aqui:

a) Título: em negrito, em letras maiúsculas e centralizado;

b) Autores: sobrenome seguido das iniciais, em letras maiúsculas. Se houver mais de um autor/a separar por vírgula e sublinhar o nome daquele/a que fará a apresentação;

c) Linguagem a ser utilizada: com base nas linguagens apresentadas nos critérios de submissão;

d) Roteiro da apresentação: breve descrição da apresentação incluindo a utilização ou não de recursos adicionais;

e) Para o envio de vídeo, caso o trabalho seja gravado, é necessário submeter um vídeo com uma duração de 3 a 5 minutos e atender as linguagens indicadas nos critérios de submissão.

OBS.: Formas de apresentação: ao vivo (online) e por meio de vídeo, caso a linguagem seja cinema ou vídeo, utilizar instalação contemporânea.

Para a submissão de trabalhos os autores deverão estar inscritos no evento. Data limite para as inscrições dos trabalhos artísticos: até 13/10/2021.

Critérios para aceite dos trabalhos: cada SINOPSE será avaliada por membros do Comissão Científica e Cultural da XVIII Jornada Pedagógica. Caso o texto não atenda aos critérios de pertinência e qualidade (criatividade, originalidade da temática do trabalho, clareza, objetividade e profundidade da abordagem do conteúdo, domínio da técnica: qualidade de imagem e som, captação, tratamento, edição e finalização, em caso de filmes, cinema, vídeos) o mesmo será recusado. O resultado da análise (aceite) estará disponível no site do evento a partir da data prevista de 03/11/2021.

OBS: Lembramos que os textos devem passar por revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica e Cultural do evento. TRABALHOS COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO E NORMAS NÃO SERÃO ACEITOS.

Normas para apresentação:

LIVE: Cada apresentador com trabalhos aprovado pela Comissão Científica e Cultural do evento terá até 10 minutos para a sua apresentação ao vivo em data estipulada pela Comissão Organizadora.

Vídeos Gravados: Cada apresentador com vídeo gravado aprovado pela Comissão Científica e Cultural do evento terá entre 3 a 5 minutos de exibição do seu material de apresentação em horários estipulados pela Comissão Organizadora.

Os vídeos deverão ser enviados por meio eletrônico em data e endereço a serem definidos pela Coordenação e divulgados posteriormente aos interessados.

https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp





Nenhum comentário:

Postar um comentário