quarta-feira, 30 de maio de 2018

V CONGRESSO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS e XIX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS





V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários
cartaz-com-faperp-1.jpg
O V CONGRESSO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS e XIX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto. O congresso reúne professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem estudos nas áreas de teoria e crítica literária em seus diversos campos, como a literatura comparada, a literatura clássica, a literatura brasileira e outras literaturas vernáculas, as literaturas estrangeiras modernas e as relações entre a literatura e outras artes, como a pintura, o cinema, a música e as narrativas gráficas.
O encontro de 2018, com o tema Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução, procurará discutir a criação literária, seja ela original ou traduzida, como fruto de um trabalho estético, mas também de interesse político, tendo-se em vista as suas relações com contextos de produção e recepção. Nesse sentido, partindo da dialética entre forma literária e conteúdo histórico-social, pretende-se refletir sobre as literaturas em língua portuguesa e estrangeira, abrindo espaço para o debate sobre a tradução de obras do português para outros idiomas e vice-versa, bem como o seu processo de adaptação para outras culturas e linguagens.

Importância do evento
O V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários é o principal encontro de pesquisa do programa da Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP de São José do Rio Preto. Realizado anualmente, seu objetivo é oferecer aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado a oportunidade de debater suas pesquisas em andamento com professores convidados, que recebem os projetos dos alunos ingressantes com um mês de antecedência. Além disso, o congresso também abrirá inscrições para a participação tanto de alunos do Programa quanto de outras universidades paulistas e de outras regiões do país, na forma de comunicações orais, e uma de suas mesas-redondas será composta pelos pós-doutorandos do Programa. Em 2018, estão previstas as vindas de dois professores de universidades estrangeiras: o Prof. Dr. Berthold Zilly (da Freïe Universität Berlin e da Universität Bremen, Alemanha, e atualmente professor visitante da UFSC), que apresentará a conferência de abertura, e o Prof. Dr. Giorgio de Marchis (da Universidade de Roma III), que apresentará uma comunicação em mesa-redonda e ministrará um minicurso que integrará a programação do evento. O congresso também contará com a presença de quatro convidados que, além de também apresentarem comunicações orais em mesas-redondas, participarão das mesas de debates de projetos dos alunos ingressantes, a fim de contribuírem com o desenvolvimento de suas pesquisas: dois desses docentes vêm de universidades paulistas (o Prof. Dr. Benedito Antunes, da UNESP de Assis, e a Profª Dra. Francine Ricieri, da UNIFESP) e dois deles vêm de outros estados (o Prof. Dr. Antonio Augusto Nery, da UFPR, e o Prof. Dr. Henrique Marques Samyn, da UERJ). A conferência de encerramento será proferida pelo escritor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira. O interesse das vindas desses convidados é facultar o debate sobre a reflexão estética, política e do fazer tradutório na literatura, debate fundamental para os alunos do Programa.

http://www.ibilce.unesp.br/#!/eventos472/19sel/

Programação
06 de junho de 2018 – 4ª feira
8h30-9h30: Credenciamento (em frente ao Auditório A - Bloco A)
9h30: Abertura (Aud. A)
10h: Conferência de Abertura (Aud. A)
Prof. Dr. Berthold Zilly (Freïe Universität Berlin/Universität Bremen, Alemanha/ UFSC): "A tradução como crítica literária: Grande sertão: veredas"
Coord.: Profª Dra. Lúcia Granja (UNESP)
14h-16h: Mesas de debates de projetos + Sessões de comunicação
16h30-18h: Mesa-redonda – A tradução e seu contexto de adaptação e recepção (Aud. A)
Prof. Dr. Giorgio de Marchis (Universidade de Roma III): "Peri e Caramuru. Como a Itália da Belle Époque lia o Brasil"
Prof. Dr. Antonio Augusto Nery (UFPR): "A freira no subterrâneo, uma tradução de Camilo Castelo Branco"
Coord.: Profª Dra. Luciene Marie Pavanelo (UNESP)
18h30-19h30: Apresentação de painéis de alunos de graduação (Saguão do Bloco A)
19h30: Coquetel (Sede da ADUNESP)

07 de junho de 2018 – 5ª feira
8h-10h: Mesas de debates de projetos + Sessões de comunicação
10h30-12h: Mesa-redonda - A questão feminina na poesia (Aud. A)
Prof. Dr. Henrique Marques Samyn (UERJ): "Sobre a figuração do erotismo em Francisca Júlia e Florbela Espanca"
Coord.: Prof. Dr. Ulisses Infante (UNESP)
 
14h-18h: Minicurso (sala a definir)
Prof. Dr. Giorgio de Marchis (Universidade de Roma III): "'O tempo é doce, como nos melhores momentos de junho no Rio de Janeiro'. A Itália de Rubem Braga e Schnaiderman"
 
18h30-19h30: Mesa de pós-doutorandos do PPG-Letras - Escritas literárias no Brasil (Aud. A)
Profª Dra. Milena Mulatti Magri (pós-doc UNESP/FAPESP): "Esse vírus de science fiction: doença e alteridade em Caio Fernando Abreu"
Prof. Dr. Victor Luiz da Rosa (pós-doc UNESP/PNPD CAPES): "Se a Bulgária existe: viagem e inexistência em O púcaro búlgaro, de Campos de Carvalho"
Coord.: Prof. Dr. Arnaldo Franco Junior (UNESP)

08 de junho de 2018 – 6ª feira
8h-10h: Mesas de debates de projetos + Sessões de comunicação
10h30-12h: Mesa-redonda – Entre a estética e a política, no romance e na poesia (Aud. A)
Prof. Dr. Benedito Antunes (UNESP-Assis): "A presença do intelectual no romance brasileiro"
Profª Dra. Francine Ricieri (UNIFESP): "Cruz e Sousa em deslizamentos entre prosa e poesia"
Coord.: Prof. Dr. Pablo Simpson (UNESP)
14h30-16h30: Conferência de Encerramento (Aud. A)
Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira (escritor): "Os caminhos da criação"
Coord.: Prof. Dr. Cláudio Aquati (UNESP)


Minicurso (4 horas)

"O tempo é doce, como nos melhores momentos de junho no Rio de Janeiro". A Itália de Rubem Braga e Schnaiderman
Prof. Dr. Giorgio de Marchis (Universidade de Roma III) 
A experiência da guerra em Itália de Boris Schnaiderman e Rubem Braga, entre setembro de 1944 e abril de 1945, respectivamente como militar da FEB e como correspondente de guerra do "Diário Carioca", ofereceu aos dois autores a possibilidade de experimentar temporalidades diversas, com a contemplação dos escombros da Segunda Guerra Mundial que se sobrepunham às ruínas da Antiguidade. Além disso, os textos de caráter memorialístico que sucessivamente produziram podem também ser lidos como diários de um tardio Grand Tour ou como exemplos de cartas de achamento viradas às avessas.
Bibliografia:
Braga, Rubem. Crônicas da guerra na Itália. Rio de Janeiro: Record, 1985.
Schnaiderman, Boris. Guerra em surdina. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Schnaiderman, Boris. Caderno italiano. São Paulo: Perspectiva, 2015.

http://www.ibilce.unesp.br/#!/eventos472/19sel/inscricao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário