sábado, 19 de maio de 2018

VII Simpósio de Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional e suas interfaces no envelhecimento


VII Simpósio de Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional e suas interfaces no envelhecimento


O VII Simpósio de Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional e suas Interfaces no Envelhecimento, será realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2018, na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília. Este simpósio traz como propósito a discussão pela Terapia Ocupacional a cerca do que têm sido feito atualmente e, de acordo com as demandas desta fase da vida, para manter o idoso em suas ocupações de forma ativa e engajada considerando as ações de atenção integral a essa população, no âmbito da saúde preventiva e curativa. Prevê atividades que buscam criar possibilidades para fomentar novas reflexões aos pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

A atenção ao idoso encontra-se em foco mundialmente por vários motivos, entre eles, avanços na medicina diagnóstica e curativa, diminuição da natalidade e mortalidade infantil, mudanças no estilo de vida como alimentação mais saudável, prática de exercício, dentre outros. Porém, esta fase da vida, principalmente no que diz respeito à atividades e ocupações, ainda está em construção. Neste ponto, a Terapia Ocupacional, tem muito a contribuir por ser exatamente este seu foco de estudo, a atividade humana, compreendendo avaliação, tratamento, prevenção. A política pública atual possibilita muitas intervenções do terapeuta ocupacional englobando desde a saúde até o social. A partir do exposto, apresenta-se cada vez mais necessária a organização e articulações das intervenções com as demandas específicas, sendo por isso importante o conhecimento científico que lhe permita a prática baseada em evidências, o que pretende este evento.

Atualmente apresenta-se a tendência na Terapia Ocupacional de uma assistência ao idoso cada vez mais integrada baseando-se diretamente aos componentes de desempenho, como percepto-cognitivo, psicossocial e sensório-motor, alterados organicamente ao longo do processo do envelhecimento, considerando não apenas as deficiências como também aos potencias existentes. Esta assistência está baseada na literatura atual, relacionada à atuação dos terapeutas ocupacionais em novos espaços, com diferentes estratégias e finalidades provoca o surgimento de procedimentos, serviços e tecnologias que almejam responder às necessidades dessa população. No sistema de saúde público, o SUS, através das Unidades Básicas da Saúde, Programas de Saúde da Família, Hospitais e no setor privado, com práticas reabilitadoras e de promoção da saúde e prevenção de deficiências já há uma ampla atuação do terapeuta ocupacional.

Neste contexto, este evento pretende promover um espaço de discussão e reflexão sobre o que os terapeutas ocupacionais estão realizando em suas práticas e atuações na atenção à saúde do idoso que proporcionam o retorno ou manutenção das ocupações dos idosos, contemplando também seu engajamento no seu cotidiano de modo ativo e autônomo.

O Simpósio de Terapia Ocupacional foi planejado para ser realizado bienalmente, tendo a primeira edição ocorrida em 2006, e a última em 2014, sendo o V Simpósio de Terapia Ocupacional, os quais têm contado em média com a participação de 200 inscritos em cada edição. Embora o número de terapeutas ocupacionais e de cursos de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo não seja significativamente elevado, houve expressivo número de participantes mostrando a demanda da comunidade local e regional para eventos dessa natureza em Terapia Ocupacional.

A organização do evento cabe aos professores e alunos do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. O curso idealizou a realização do Simpósio de Terapia Ocupacional, visando a criar condições para o debate de temas atuais da área e para a troca de experiência entre os pesquisadores, estudantes e profissionais.
 
Apoio/Realização
Conselho do Curso de Terapia Ocupacional
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
PROEX
STAEPE


Regulamento para submissão de trabalhos

Cada autor poderá submeter e apresentar apenas 1 trabalho e ser co-autor em outros 2 trabalhos.
Cada trabalho poderá ter apenas 1 autor 3 co-autores.
O autor principal (que apresentará o trabalho no evento) deverá obrigatoriamente estar inscrito.
Para apresentação, o autor/apresentador deverá ter efetuado o pagamento de sua inscrição até 03/09/2018.

Resumo
Letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, com no máximo 3000 caracteres com espaço.
Deverá conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
Título em caixa alta com até 15 palavras
Nomes do autor e co-autores (máximo 3): Sobrenome, Nome, Instituição e endereço eletrônico.
Eixos dos trabalhos: Infanto-juvenil; Adulto; Idoso
Categoria dos trabalhos: oral e pôster.
Os trabalhos deverão ser submetidos em PDF.

Normas para confecção do pôster
O pôster deverá ter 0,90m de largura por 1,20m de altura (formato retrato) e, com estrutura para ser pendurado no local da sessão de pôster.
O pôster deverá conter basicamente a seguinte sequência: Título (CAIXA ALTA); Autores (com as respectivas instituições e e-mail de contato); Introdução ; Objetivos; Material e Métodos; Resultados; Conclusões; Referências.
O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos Trabalhos científicos e na mesma ordem.
Agradecimentos (opcional).
Deverá conter logo do evento que será apresentado.
As exposições deverão ser sucintas, claras e objetivas, restringindo-se às informações essenciais em cada tópico.
A impressão do pôster deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 m.
Os resultados experimentais poderão ser ilustrados com figuras (fotos e gráficos) e/ou tabelas. Nas tabelas, a legenda deve ser posicionada acima do corpo da tabela, enquanto nas figuras (fotos e gráficos), a legenda deve estar abaixo.
As citações bibliográficas (opcional) deverão ser feitas de maneira sucinta (autor, nome da revista, volume, página inicial, ano).
 A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia indicado na programação das apresentações que será informado posteriormente.
O autor deverá colocar o pôster no horário e dia programado.
O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do Trabalho Científico.
O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.
Será entregue um (1) certificado para o apresentador do trabalho, no qual constará o título do mesmo e os nomes dos autores, de acordo com o texto enviado.
Só receberão os certificados de apresentação de trabalho aqueles que efetivamente apresentarem o trabalho.
Dicas:
 • Prepare um painel harmonioso e atrativo, pois o excesso de informações e recursos podem levar ao desinteresse pela leitura;
• Utilizem em seus textos caracteres facilmente legíveis. Seu trabalho será lido à distância de até dois metros;
• Consideramos recomendável que os autores tenham em mãos o material necessário à montagem de seus pôsteres, ressaltando que não será permitida a afixação com grampos, tachas ou similares.

<http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp>





Nenhum comentário:

Postar um comentário