quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Evento Educação Direitos Humanos - X Seminário "Direitos Humanos no Século XXI" - Direitos Humanos, Cidadania e Educação: 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e 50 anos da Pedagogia do Oprimido



X Seminário "Direitos Humanos no Século XXI" - Direitos Humanos, Cidadania e Educação: 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e 50 anos da Pedagogia do Oprimido :::
Apresentação

O tema Direitos Humanos tem ocupado lugar de destaque na agenda de organizações nacionais e internacionais. Educar em Direitos Humanos e para a Cidadania são compromissos de todas as instituições de ensino determinados em documentos oficiais (Planos Nacional e Estadual de Direitos Humanos, Constituição da República Federativa do Brasil, Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração e Programa de Ação de Viena e, atualmente, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos).

O Brasil, como país membro da Organização das Nações Unidas, tem assumido compromissos no sentido de desenvolver políticas públicas e direcionar a educação escolar, em todos os níveis, para o desenvolvimento de temáticas relacionadas à Democracia, aos Direitos Humanos e à Cidadania. Soma-se a este fato, o momento histórico em que vivemos, no qual assistimos cotidianamente ocorrências que denunciam o desrespeito aos direitos expressos na Declaração Universal de Direitos Humanos que, neste ano, completa 70 anos, e garantidos na Constituição da República Federativa do Brasil.
Consideramos que existe um processo de democratização em curso mas que assume diferentes formas de acordo com a situação específica de cada Estado e segundo a história de cada sociedade civil. No caso da sociedade brasileira, foi relevante o impacto da ditadura de 1964 e os processos de redemocratização política para a restauração do Estado de direito e, posteriormente, o processo de ampliação da cidadania.

Há que se considerar, no período democrático, que a exclusão social moderna mudou de natureza. Em suas diferentes formas, desde a econômica até a que diz respeito aos direitos de cidadania das minorias sociais, devem ser discutidas e colocadas em pauta apontando que a democracia e os vários documentos internacionais de direitos humanos não têm conseguido livrar uma legião de pessoas da total exclusão ou dos preconceitos que também excluem, contudo, é através da democracia, do reafirmar dos direitos humanos, da ação política e da participação que a superação das desigualdades e da exclusão pode ser conseguida.

Nesse sentido, a Universidade, as escolas de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, outras instituições assim como a sociedade como um todo, não podem se isentar da sua responsabilidade de promover o debate e a reflexão com vistas a orientar ações concretas no campo específico dos Direitos Humanos e da formação para a Cidadania.

http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO EVENTO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
A apresentação de trabalho(s) será na forma de comunicação oral, com duração máxima de 20 minutos, incluindo a exposição e o debate. Devem versar sobre um dos eixos temáticos abaixo:
1. Direitos humanos, cidadania e educação
2. Direitos humanos e mulheres no sistema prisional
3. Direitos humanos, violência e tráfico de mulheres
4. Direitos humanos no Brasil e 70 anos da Declaração Universal de DDHH
5. Direitos humanos, educação, gênero e diversidades
6. Direitos humanos, educação e raça-etnia

A Comissão Científica fará análise dos trabalhos inscritos tendo como critério básico a pertinência ao tema geral do evento e o enquadramento a um dos eixos temáticos descritos acima. Só serão aceitos trabalhos que retratem pesquisa acadêmica concluída ou em desenvolvimento e relatos de experiências que resultem do desenvolvimento de projetos na área dos direitos humanos. Todos os trabalhos aceitos para apresentação pela Comissão Científica serão publicados nos anais do evento.
Normas para a elaboração de Trabalhos:
Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas e/ou de experiências realizadas por professores/as, pesquisadores/as, alunos/as de graduação e pós-graduação e demais profissionais. Os trabalhos podem ser apresentados na forma de resumo e texto completo, com as seguintes especificações:
Os resumos: Devem conter título em letras maiúsculas e em negrito, seguido do nome do(a) autor (a), sublinhado o nome do(a) apresentador(a), instituição de origem, financiamento e e-mail. Elaborado em espaço simples, tamanho de letra 10, com até 25 linhas, usando editor de texto Word for Windows, fonte Time New Roman, margens de 3 cm,  sem citações e referências, justificado, em bloco único de texto, sem parágrafo e linhas em branco. Deve conter: introdução, desenvolvimento, principais resultados ou conclusões. Ao final indicar o eixo temático em que se enquadra.
Os trabalhos completos: Devem ter entre 08 a 12 páginas, seguido de: a) Título: maiúsculo, negrito, letra (Times New Roman), tamanho 12, com alinhamento centralizado; b) Nome(s) do(s) autor(es): alinhado à direita, sublinhado o nome do apresentador. Ex: SOBRENOME, Nome; c) Vinculo Institucional: Instituição Universitária, Secretaria de Educação, escola, ou agência de pesquisa a que os autores estejam vinculados. Alinhado à direita, sem negrito; d) Correio Eletrônico: alinhado à direita, sem negrito. Os trabalhos completos devem conter introdução, desenvolvimento, considerações finais ou conclusões e referências seguindo as normas da ABNT. Ao final indicar o eixo temático a que se refere. A fonte do trabalho deve ser (Times New Roman), tamanho  de letra 12, folha A4  e  espaçamento entrelinhas 1,5. Margem superior de 3cm; inferior, 2cm; esquerda, de 3 cm, direita, de 2 cm. Não utilizar notas de rodapé. Para as referências no interior do texto utilizar as normas da ABNT. 
Os trabalhos deverão ser submetidos via sistema de inscrições, de 10 de julho a 1 de outubro de 2018. Serão avaliados pela Comissão Científica que considerará a relevância e a pertinência do mesmo com a temática do evento. O resultado da avaliação estará disponível no site do evento a partir do dia 10 de outubro de 2018. A inscrição no evento deve preceder a submissão de trabalhos. Cada inscrição dará direito à apresentação de até dois trabalhos. As salas contam com computador e projetor multimídia. Traga sua apresentação em um pen drive.
**** RECOMENDAMOS NÃO DEIXAR A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O ÚLTIMO DIA. CASO ENCONTRE DIFICULDADES PARA SUBMETER TRABALHO, ENVIE MENSAGEM ATRAVÉS DO FALE CONOSCO, DENTRO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO, DE FORMA A NÃO COMPROMETER A DISTRIBUIÇÃO DOS TRABALHOS AOS PARECERISTAS  ****
MINICURSOS
26/11/2018
14h00 - 17h00
Minicurso 1 - Literatura e direitos humanos: Thiago de Mello, militância e obra - Sala 05 - Prédio Novo
Coordenação: Ana Claudia Bazé de Lima(UNESP), Barbara Monteagudo (UNESP), Daniele Aparecida Russo (UNESP) e Ana Paula Lemos (UNESP)
Colaboradoras: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto(UNESP), Sandra Aparecida Pires Franco (UEL), Michelle Santos (UNESP) e Caroline Oliveira Ortega (UNESP)
Minicurso 2 - Políticas públicas de inclusão educação, trabalho, dignidade e solução de conflitos - Sala 06 - Prédio Novo
Coordenação: Ana Claudia dos Santos Rocha, Ancilla Caetano G. Fuzishima, Larissa Mascaro Gomes da Silva de Castro, Josilene Hernandes Ortolan Di Pietro (UFMS/CPTL) e Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD)
Minicurso 10 - Ensinar e Aprender sobre os direitos das crianças: propostas lúdicas e didático-pedagógicas interdisciplinares, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental - Sala 09 - Prédio Novo
Coordenação: Camila Fernanda da Silva (UNESP/Marília)
27/11/2018
14h00 - 17h00
Minicurso 3 - A relação entre as condições objetivas e subjetivas e o processo de exclusão nas habitações de interesse social do programa Minha casa minha vida. - Sala 04 - Prédio Novo
Coordenação: Nilma Renildes da Silva (UNESP-Bauru), Lucas Cabral Pazetto (Unesp/Bauru), Luciana Dantas de Oliveira (Projeto Minha Casa Minha Vida - Prefeitura de Bauru)
Minicurso 4 - Casas Verdes, Casa da Árvore e a Contação de Histórias para Crianças Vítimas de Violência Sexual: Psicanálise e Arte como Estratégia Clínica e Política na Atenção à Infância - Sala 05 - Prédio Novo
Coordenação: Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar (UNESP-Bauru)
Minicurso 5 - Linguagem musical como direito inalienável e promoção do desenvolvimento da criança - Sala 06 - Prédio Novo
Coordenação: Jean Rafael Alves Ellearo (UNESP); Yaeko Nakadakari Tsuhako (UNESP); Elieuza Aparecida de Lima(UNESP) e Amanda Valiengo (UFSJ)
Colaboradoras: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto (UNESP), Sandra Aparecida Pires Franco (UEL), Mariane Neves Emidio (UNESP) e Thaís Josefi da Silva (UNESP)
29/11/2018
09h00 - 12h00
Minicurso 6 - Justiça de gênero e a cultura do assédio - Sala 09 - Prédio Novo
Coordenação: Jamilly Nicácio Nicolete (Centro Universitário Toledo de Ensino) Jorge Luís Mazzeo Mariano (UNOESTE, NUDISE)
Minicurso 7 - Direitos humanos, gênero e educação - Sala 10 - Prédio Novo
Coordenação: Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini (Programa de Pos-Graduação em Educação-UNESP-Marília, NUDISE)
Minicurso 8 - Simone de Beauvoir e a liberdade de todos: " [...] por toda parte do mundo não há uma polegada de meu caminho que não se insinue num caminho alheio - Sala 41 - Prédio de Atividades Didáticas
Coordenação: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto (UNESP), Sandra Aparecida Pires Franco (UEL), Luciana Maria Crestani (UPF) e Silvana de Souza Paulino (UFAl)
Colaboradoras: Natascha da Silva Lima (UNESP), Rosângela Miola Galvão de Oliveira (UEL), Andressa Cristina Molinari (UEL) e Letícia Kondo (UNESP)
Minicurso 9 - Direitos humanos na escola - Sala 43 - Prédio de Atividades Didáticas
Coordenação: Luceli Calle (Rede Estadual de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação –UNESP-Marília)

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