terça-feira, 18 de junho de 2019

Evento Educação - UEMS - XII Seminário de Educação e VII Colóquio de Pesquisa - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul



Apresentação

Na XII edição do Seminário de Educação e VII do Colóquio de Pesquisa, pretende-se estabelecer um diálogo sobre a política do Ensino Fundamental de Nove Anos, contemplando os diversos aspectos da temática, a exemplo, dos avanços e retrocessos da implantação dessa política na Educação Básica; das mudanças nas temporalidades e formas de organizar a alfabetização das crianças, seja nos processos de aprendizagem da língua materna, ou de iniciação à matemática; entre outros aspectos implicados nesta relação. Assim, a chamada do evento é: "Ensino Fundamental de Nove Anos: Avanços e Retrocessos na Educação Básica".

O público beneficiado diretamente pelo evento será a comunidade acadêmica do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba. Mas o evento pretende contemplar, ainda, os acadêmicos dos cursos de licenciatura do curso de Ciências Sociais da UEMS, das licenciaturas das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR), bem como da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Paranaíba. Também se espera a participação de acadêmicos dos seguintes municípios do estado do Mato Grosso do Sul: Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Dourados e Três Lagoas. O evento deverá receber também participantes de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, em virtude do município de Paranaíba se situar próxima à fronteira com estes estados.

Além das palestras programadas, o evento foi estruturado em Eixos Temáticos, com temas específicos, relacionados às linhas de pesquisas da Graduação e do Mestrado em Educação da UEMS de Paranaíba.

Almeja-se, dessa maneira, estimular o debate e a produção acadêmica. A produção reunida e apresentada no evento será divulgada por meio de anais eletrônicos. Assim, os objetivos definidos para o evento são os que se seguem:

OBJETIVO GERAL

- Provocar debate e reflexões a respeito dos avanços e retrocessos na Educação Básica, a partir da implantação da política do Ensino Fundamental de Nove anos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Divulgar pesquisas na área de Educação e demais campos das Ciências Humanas;

- Oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, de maneira a aproximar, cada vez mais, a universidade da escola de Educação Básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas;

- Disseminar o conhecimento produzido no âmbito do PPGE da UEMS de Paranaíba, por meio das discussões de pesquisas produzidas concluídas e em desenvolvimento;

- Socializar pesquisas realizadas por graduandos de iniciação científica, por pesquisadores de instituições de Ensino Superior e pelos demais profissionais da educação;

- Propiciar aos participantes discussões sobre as práticas pedagógicas realizadas com as crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no contexto atual, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação e em diversos momentos de formação profissional, de modo a promover a integração entre educação, sujeitos e práticas;


- Promover o intercâmbio acadêmico entre os cursos de licenciatura da UEMS de Paranaíba e de outras instituições públicas e privadas da região, do estado e do país.


Normas para publicação

1- Durante o XII Seminário em Educação e VII Colóquio de Pesquisa, professores, profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação poderão inscrever resumos, relatos de experiência ou trabalhos completos, resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas.
2- Os trabalhos inscritos e aprovados em formato de resumo, relato de experiência ou trabalho completo serão apresentados em sessões de comunicação oral (duração máxima de cada apresentação: 15 minutos).
3- Os resumos, relatos de experiência e trabalhos completos, encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão submetidos à avaliação da Comissão Científica, que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Cada mesa de comunicações será organizada segundo um eixo temático, ou a articulação de mais de um deles e contará com um coordenador e um debatedor.
4- Os resumos, resultantes de pesquisa concluída ou em andamento, devem conter no mínimo 1.500 e no máximo 2.500 caracteres (com espaços), usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples). O título do trabalho deverá ser centralizado em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome (nome e sobrenome), alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. Após o nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem, endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Indicar o eixo temático escolhido e escrever o texto. Os resumos deverão conter: temática, objetivos, referenciais teóricos e resultados. No final do resumo, deve-se colocar 3 (três) palavras-chave.
5- Os relatos de experiências devem conter no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas, incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas). Deve-se respeitar a seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. O título do trabalho deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome (nome e sobrenome), alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. Após o nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem, agência financiadora (se houver) e endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Indicar o eixo temático escolhido e escrever o texto. Os relatos de experiências deverão conter: introdução, metodologia, discussão, resultados e referências. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2018.
6- Os trabalhos completos, resultantes de pesquisa concluída ou em andamento, devem conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 18 (dezoito) páginas, incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas). Deve-se respeitar a seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. O título do trabalho deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome (nome e sobrenome), alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor Após o nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem, agência financiadora (se houver) e endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Indicar o eixo temático escolhido e escrever o texto. Os trabalhos completos deverão conter: introdução, metodologia, discussão, resultados e referências. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2018.
7- As sessões de comunicação oral acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto, respectivamente, das 14 h às 18 h e das 8 h às 12 h, na UEMS, unidade de Paranaíba.
8- O prazo para envio dos trabalhos encerra-se, impreterivelmente, no dia 1 de julho. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 8 de julho.
9Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail: seminarioeducacao2019@gmail.com. No assunto do e-mail colocar, conforme cada caso, o formato do trabalho: Resumo, Relato de Experiência ou Trabalho Completo. No caso de inscrição de mais de um trabalho, deve ser feito o envio de cada arquivo separadamente, ou seja, uma mensagem para cada trabalho.
10- A apresentação de trabalhos está condicionada à inscrição no evento. Caso o trabalho seja em coautoria, será obrigatória a inscrição de todos os autores.
11- Cada trabalho deverá ter no máximo 3 (três) autores. Não há limite de trabalhos por inscrito.
12- Não cabe recurso para trabalhos recusados pela Comissão Científica.
13- Alguns trabalhos completos serão selecionados pela Comissão Organizadora do XII Seminário em Educação e VII Colóquio de pesquisa para fazer parte de um E-book.


EIXOS TEMÁTICOS

1) História, Sociedade e Educação

2) Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas e Currículo

3) Linguagem, Literatura e Alfabetização

4) Saúde, Educação Especial e Educação Inclusiva

5) Formação de professores

6) Poder, Indisciplina e Violência na educação

7) Política Educacional e Gestão Escolar

8) Educação Infantil, Lúdico e Educação

9) Diretos Humanos, Gênero, Sexualidade e Educação

Comissão Científica

Dr. Ademilson Batista Paes (UEMS/Paranaíba)
Dra. Alice Chaves de Carvalho Gomes (UNIVASF/Petrolina)
Dra. Ana Maria Gonçalves (UFG/Catalão)
Dr. Diogo da Silva Roiz (UEMS/Paranaíba)
Me. Edh Carlos Soares Pagani (UEL)
Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS/Paranaíba)
Dr. Fábio Luciano Oliveira Costa (UEMS/Paranaíba)
Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP/Guarulhos)
Dra. Franciele Ruiz Pasquim (UNESP/Marília)
Dr. Geovane Ferreira Gomes
Dra. Hellen Thaís dos Santos (UEMS/Maracaju)
Dr. Herlon Alves Bezerra (IF Sertão Pernambucano/Petrolina)
Dra. Izabella Alvarenga Silva (UEMS/Maracaju)
Dra. Jaqueline Costa Castilho Moreira (UNESP/Presidente Prudente)
Dra. Jaqueline Daniela Basso (UEMS/Campo Grande)
Dr. José Antônio de Souza (UEMS/Paranaíba)
Dr. José Ricardo da Silva (UFSC/Florianópolis)
Dr. Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar)
Dra. Larissa Trindade (UNIESP/Presidente Prudente)
Dra. Lucélia Tavares Guimarães (UEMS/Paranaíba)
Dra. Luciana Ferreira Leal (FACCAT/Tupã)
Dr. Lucilo Antonio Rodrigues (UEMS/Paranaíba)
Dr. Márcio de Oliveira (UFAM/Manaus)
Dra. Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco Santana (UESPI/Piripiri)
Dra. Nair Correa Salgado (UNOESTE/Prudente)
Dra. Odaléia Alves Costa (IFMA/Timon)
Dr. Sinomar Ferreira do Rio (UEMS/Paranaíba)
Dra. Vivianny Bessão de Assis (UFMS/Naviraí)

Comissão organizadora

COMISSÃO ORGANIZADORA

Drª. Agnes Iara Domingos Moraes
Drª. Daniele Ramos de Oliveira
Dr. Fábio Luciano Oliveira Costa
Drª. Milka Helena Carrilho Slavez
Drª. Maria Silvia Rosa Santana
Dr. Reginaldo Peixoto

ORGANIZAÇÃO:
Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED - UEMS)
Curso de Pedagogia (UEMS - Unidade de Paranaíba)
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado) (PGEDU - UEMS)
TERÇA-FEIRA
13 de agosto
15h - 18h
Credenciamento

19h - 22h
Apresentação cultural

MESA DE ABERTURA

QUARTA-FEIRA
14 de agosto

8h - 12h



  MINICURSO 1
Violência e indisciplina escolar: propostas de intervenção
  Juliana Matias Zecchi (UFMS/CPAR)

  MINICURSO 2
  Produção de textos: dando sentidos à expressão escrita   
Inês Arroyo (Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo)
14h - 18h





SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
Modalidades que serão apresentadas concomitantes:
1) Comunicações orais
2) Relatos de experiências

Exposição
Narrativas históricas: os objetos como elementos do tempo passado
19h - 22h


Apresentação cultural

PALESTRA
A alfabetização a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos

QUINTA-FEIRA
15 de agosto
8h - 12h


SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
Modalidades que serão apresentadas concomitantes:
1) Comunicações orais
2) Relatos de experiências
14h - 18h














MINICURSO 3
A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual na sala de aula regular
Fernanda Oscar Dourado (UNESP-FFC)

   MINICURSO 4
Lendo além da página: gênero e raça na literatura infantil
Cláudia Maria Ceneviva Nigro (UNESP-IBILCE)

Exposição
Arte por um mundo muy otro

19h - 22h








Apresentação cultural

PALESTRA
Reflexões sobre as implicações da Política do Ensino Fundamental de Nove Anos para o ensino da matemática
José Carlos Miguel (UNESP – FFC)
Juliane do Nascimento
(Secretaria Municipal de Educação de Pompéia-SP)


SEXTA-FEIRA
16 de agosto

8h - 12h









OFICINAS
Oficina 1 – O desenho na educação: formação para autoria
Yaeko Nakadakari Tsuhako
(Secretaria Municipal de Educação de Bauru-SP)

Oficina 2 – A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas
Meire Cristina dos Santos Dangió
(Secretaria Municipal de Educação de Bauru-SP)
14h - 17h



Roda de conversa com estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação da UEMS

19h - 22h






Apresentação cultural

PALESTRA
A política do Ensino Fundamental de Nove Anos e suas consequências para a Educação Básica
Bianca Cristina Correa (USP-FMRP)
Elisângela Alves da Silva Scaff (UFPR-Curitiba)


SÁBADO
17 de agosto

08h - 12h









Apresentação cultural

PALESTRA
Impactos da política do Ensino Fundamental de Nove Anos para a Educação Básica do município de Paranaíba
Maria Aparecida Eufrásia da Silva
(Diretoria Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul)
Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira
(Secretaria Municipal de Educação de Paranaíba)

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