quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

evento unesp marília GOLPE MILITAR - 50 ANOS memória, história e direitos humanos

GOLPE MILITAR - 50 ANOS: memória, história e Direitos Humanos :::
Apresentação
 
Apoio/Realização
Apoio: 
PROEX
PROPG
STAEPE
Escritório de Pesquisa
STI

GOLPE MILITAR - 50 ANOS: memória, história e Direitos Humanos :::
GOLPE MILITAR – 50 anos: 
memória, história e direitos humanos

31/03/2014
19h30

Abertura

José Carlos Miguel (Diretor da FFC–Unesp-Marília)
Rosângela de Lima Vieira (Coordenadora do evento – DCPE-Unesp-Marília)
20h00

Mesa-Redonda:

Memórias e testemunhos dos anos de chumbo

A mesa tem por objetivo dar voz a diferentes gerações de professores da FFC de suas memórias do período ditatorial. O que possibilitará aos nossos alunos conhecerem aspectos cotidianos da ditadura civil militar que assolou nosso país por mais de duas décadas
Expositor@s:
Jayme Wanderley Gasparoto (DCPE-Unesp-Marília)
Marcos Tadeu Del Roio (DCPE-Unesp-Marília)
Luís Antônio F. Souza (DSAE-Unesp-Marília)

Rosângela de Lima Vieira (DCPE-Unesp-Marília)

Coordenação:

Rosângela de Lima Vieira (DCPE-Unesp-Marília)


01/04/2014
09h00

Mesa-Redonda:

Rediscutindo o paradigma militar na segurança pública no Brasil: legado autoritário, repressão policial e visões para o futuro

Os 50 anos do Golpe Militar são oportunidade para discutir um dos principais legados daquele período para o Brasil contemporâneo. Os 21 anos de ditadura militar fixaram o modelo militarizado de segurança pública, cujos efeitos podem ser observados nas Polícias Militares do país em termos da persistência de graves violações de direitos humanos e da incapacidade do modelo em prover segurança segundo os moldes do Estado de Direito. A mesa pretende, neste sentido, fazer um balanço do paradigma militar, compreender a persistência da violência policial e colocar problemas para a sociedade brasileira que deseja um modelo de segurança alternativo
Pedro Bodê de Morais (UFPR)
Carlos Henrique Aguiar Serra (UFF)
André Rosemberg (USP e UNESP)
Thais Battibugli (USP)
Alessandra Teixeira (IBCCRIM e PPG-Unesp-Marília)

 

Coordenação:

Luís Antônio F. Souza (DSA-Unesp-Marília)


14h00

Filmes e Documentários:

Coordenação:

Agnaldo dos Santos (DCPE-Unesp-Marília)


19:30

Mesa-Redonda:

A memória, os territórios e a vida privada: vivências, família, militância e sobrevivência

A mesa propõe apresentar a importância da memória de familiares de desaparecidos nas ditaduras latino-americanas como elemento fundamental na reconstrução da história daquele período.
Cristina Sheibe Wolff (UFSC)

Sra. Amelinha Teles (CNV – São Paulo)

Coordenação:

Lídia Maria Viana Possas (DCPE-Unesp-Marília


02/04/2014
09h30

Mesa-Redonda:
Os militares perseguidos e a resistência democrática: um relato por suas vozes.
A presente sessão temática tem por objetivo resgatar a intervenção política dos militares na resistência democrática ao golpe civil militar, possibilitando a compreensão de que esses atores foram sujeitos políticos importantes na construção do processo da construção do estado democrático de direito. Nesse sentido a presença de militares que vivenciaram essa página da história possibilitará uma reaproximação de um componente excluído dos livros e dos debates acadêmicos e uma nova reflexão para o futuro. A mesa também apresentará uma exposição sobre a Comissão Nacional da Verdade e seu desempenho na reconstrução da história do Brasil
Sargento Carlos Roberto Pittoli (Bauru)
Sargento Amadeu Felipe (Londrina)
Coordenação:

Paulo Ribeiro  da Cunha (Membro assessor da Comissão Nacional da Verdade / DCPE Unesp-Marília)


14h00

Sessão de Comunicações Científicas:
Orais e Pôsteres
Coordenação:

Paulo Eduardo Teixeira (DCPE-Unesp-Marília)


19:30

Mesa-Redonda:

O golpe militar e a educação

A mesa versará sobre o Golpe Militar e a Educação, apontando o impacto da legislação e das políticas nos vinte anos de ditadura militar tanto para o imaginário de educadores, quanto para as práticas de gestão e pedagógicas. Refletindo sobre a dificuldade do vivenciar democrático e na assimilação da concepção ampla de democracia, de direitos humanos e cidadania. Pretendemos, também, discutir a resistência e as novas possibilidades de educação que no período de redemocratização se conseguiu desenvolver no país, como: a educação popular, a auto-gestão, a educação proposta pelo movimento negro e feminista, bem como a educação do MST, como possibilidades que gestadas  no período de exceção tem sido concretizadas no período de redemocratização do país.

Danilo Streck (UNISINOS- R.G. do Sul)

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (DDID-Unesp-Marília)
Vandeí Pinto da Silva (DDID-Unesp-Marília)
Neusa Maria Dal Ri (DASE-Unesp-Marília)
Coordenação:

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (NUDHUC-Unesp-Marília e OEDH)



03/04/2014
09h30

Mesa-Redonda:

A ditadura e a economia brasileira

O propósito da presente mesa é discutir a economia brasileira no contexto da ditadura militar implantada em 1964. No período da ditadura a economia passou por grandes transformações que contribuíram para moldar o Brasil das décadas que se seguiram. Apesar do crescimento econômico verificado à época, em particular na chamada fase do “milagre Econômico”, as políticas da ditadura acirraram as contradições da sociedade, expressas no aumento das desigualdades sociais e econômicas e da pobreza, e a falência posterior do padrão desenvolvimentista, resultante sobretudo da crise do endividamento externo e do processo inflacionário
Adilson Gennari (FCA-Unesp-Botucatu)
Dr. Felipe Loureiro (RI -USP)
Coordenação:

Dr.Francisco Luiz Corsi (DCPE-Unesp-Marília)


14h00

Filmes / Documentários:
Intervenção urbana
Coordenação:

Agnaldo dos Santos (DCPE-Unesp-Marília)


19:30

Mesa-Redonda:
conferência de Encerramento
Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP-São Paulo)
Coordenação:

Mirian Lourenção Simonetti (DCPE-Unesp-Marília)



GOLPE MILITAR - 50 ANOS: memória, história e Direitos Humanos :::
GOLPE MILITAR - 50 ANOS 
memória, história e direitos humanos
31 de março a 03 de abril de 2014
COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 

OBS1: Os trabalhos deverão ser submetidos no link Trabalhos Científicos > Envio, após a inscrição no evento

OBS2: O AUTOR PRINCIPAL será automaticamente o usuário que entrar no sistema e cadastrar o trabalho. Portanto, não há necessidade de inserir autor principal novamente.

OBS3: O APRESENTADOR do trabalho está pré-configurado para ser o autor principal; caso seja outro, indicar no campo Apresentador, no módulo de submissão de trabalhos.

OBS4: Caso precise alterar trabalho já enviado no sistema, clicar em Trabalhos Científicos > Envio > fazer login e senha > Trabalhos submetidos > Reeditar este trabalho, na parte esquerda da página do evento, sendo a data limite para alteração a mesma de submissão.


Normas para apresentação de trabalhos em sessão de comunicação oral e sessão e exposição de pôsteres

1) Durante o evento “Golpe militar – 50 anos: memória, história e direitos humanos”,docentes, profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação poderão inscrever textos completos (comunicação científica) e resumos (pôsteres) resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas. Os trabalhos inscritos – tanto as comunicações científicas como pôsteres serão apresentados na sessão de comunicações científicas.

2) Cada inscrito tem direito a submeter até dois trabalhos no evento (independentemente da categoria escolhida).

3) Os trabalhos inscritos e aprovados (tanto as comunicações científicas como os pôsteres) serão apresentados nas sessões de comunicação oral com duração máxima de 20 minutos, incluindo exposição e debate. Alem disso, os pôsteres ficarão em exposição permanente, em lugar apropriado e designado pela organização, durante todo o evento.

4) Os textos completos e os resumos, encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão submetidos à avaliação da Comissão Científica que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Cada mesa será organizada segundo um eixo temático, ou a articulação de mais de um deles e contará com um coordenador.

5) Os textos completos resultantes de pesquisa concluída ou em andamento devem conter entre 08 e 15 páginas, incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço um e meio). O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas e em negrito. No mesmo parágrafo, após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome, sublinhando o nome do apresentador do trabalho. Depois do último autor, colocar o nome da Instituição de origem e a agência financiadora da pesquisa (ver modelo na página do evento). Depois de um “Enter”, redigir o Resumo seguido de três palavras-chave. O Resumo deverá conter de 1200 a 1500 caracteres com espaço. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2002.

6) Os resumos destinados à apresentação de pôsteres deverão conter de 1200 a 1500 caracteres com espaço, sem inclusão de referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples). O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas e em negrito. No mesmo parágrafo, após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) em caixa baixa, sem negrito, na própria sequência do nome, sublinhando o nome do apresentador do trabalho. Depois do último autor, colocar o nome da Instituição de origem e a agência financiadora da pesquisa (ver modelo na página do evento). Depois de um “Enter”, redigir, dentro das mesmas normas, o Resumo que deverá conter: objetivos do trabalho, metodologia e resultados. Cada pôster deverá conter título idêntico ao título do resumo submetido ao evento e medir 0,90m de largura e 1,00m de altura. (modelo de pôster disponível no link Documentos)

7) O prazo para envio dos trabalhos completos e resumos vai até 28 de fevereiro de 2014. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no dia 17 de março/2014.

8) A apresentação de trabalhos está condicionada à inscrição no evento. O apresentador do trabalho na sessão de comunicações é aquele escolhido quando da submissão do trabalho no sistema, e é pré-configurado para ser o autor principal. Caso o apresentador não seja o autor principal, alterar o nome no campo Apresentador, no módulo de submissão de trabalhos.

OBSERVAÇÕES:
(1) Lembramos que os textos devem passar por revisão antes de serem submetidos à Comissão Científica do Evento. TRABALHOS COM PROBLEMAS DE REDAÇÃO SERÃO REJEITADOS.


EIXOS TEMÁTICOS

1)          O Golpe militar e a ditadura: caracterização política e social
2)                Aspectos culturais no período ditatorial
3)  As reações e a oposição armada
4) O processo de redemocratização
5)  O contemporâneo e o legado da ditadura

http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário