quinta-feira, 21 de abril de 2016

evento educação especial

 
PRIMEIRO DIA - 18 DE MAIO DE 2016

08h00
Credenciamento
Café de 
Recepção aos Congressistas

09h00 - 09h45
Mesa de Abertura:Direção da FFC: Dr. José Carlos Miguel
Chefe do DEE: Prof. Dr. Eduardo José Manzini Coordenação do 1º CIEEI e 13ª JEE: Profa. Dra. Anna Augusta S. de Oliveira
Coordenação da Comissão Científica: Profa. Dra. Lígia Maria P. Braccialli

10h00 - 11h30
CONFERÊNCIA INICIAL
O DSM V e os diagnósticos frente ao contexto escolar: questão da medicalização e patologização da aprendizagem

• Conferencista

Dr. Paul Baker - Secretary at International Mental Health Collaborating Network - Pesquisador Intervoice. Manchester - Reino Unido
• Coordenação: Dra. Rossana Maria Seabra Sade

14h00 - 18h00
• Rodas de Conversa Temáticas (RCT)• Minicursos (MC)

19h30 - 21h30
Mesa Redonda 01
A Instituição/Escola de EE na perspectiva inclusiva: desenho contemporâneo
• Expositores: Dra. Rosita Edler de Carvalho - Pontifícia Universidade Católica- PUC-Rio de Janeiro
Dra. Cristina Lacerda – Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR 
• Coordenação: Prof. Dr. Sadao Omote

21h30
Coquetel de Lançamento de LivrosInteressados em lançar livros [clique aqui]
 
 
SEGUNDO DIA - 19 DE MAIO DE 2016

08h30 - 10h00
Mesa Redonda 02
Formação inicial de professores em Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação Especial: qual desenho?
• Expositores:
Profa. Elisabete Mendes - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal
Professora Profa. Dra. Denise Meyrelles de Jesus – Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
• Coordenação: Profa. Dra. Débora Deliberato

10h00 - 10h30
Coffee Break

10h30 - 12h00
Mesa Redonda 03
Formação Permanente de Professores em Educação Especial: múltiplos desenhos
• Expositores: Profa. Dra. Vera Lúcia Messias Fialho Capelini - Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru
Profa. Rosa Virginia Muff Machado – Supervisora de EE - DRE Marilia
Dr. Franco Ezequiel Harlos- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Foz de Iguaçu 
• Coordenação: Dra. Rosimar Bortolini Poker

14h00 - 18h00
• Seções de Comunicação Oral• Grupos de Trabalho Temático (GTT)

18h00 - 19h00
Reunião Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

20h00 - 22h00
Mesa Redonda 04
O desenho da Formação do Pesquisador em Educação Especial
• Expositores:
Dr. Cláudio Roberto Baptista - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Dra. Mônica Carvalho Magalhães Kassar – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS 
• Coordenação: Prof. Dr. Eduardo José Manzini
 
 
TERCEIRO DIA - 20 DE MAIO DE 2016

08h30 - 10h00
Mesa Redonda 05
Inclusão Escolar e o desenho de novas práticas educacionais: Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista
• Expositores:
Dra. Anna Maria Lunardi Padilha – Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Dra. Maryse Suplino - Diretora do Instituto Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro - RJ
Dra. Cátia C. de Figueiredo Walter - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
• Coordenação: Dra. Regina Keiko Kato Miura

10h00 - 10h30
Coffee Break

10h30 - 12h00
Mesa Redonda 06
Educação Musical e Altas Habilidades: entre o comum e o especial
• Expositores:
Dr. Marcos Virmond – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Dra. Soraya Napoleão Freitas – Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Dra. Cristina Maria Carvalho Delou - Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ
• Coordenação:  Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon

13h00 - 15h00
Sessão de Painéis Eletrônicos• Pôsteres de Experiências Educacionais • Narrativas visuais: vídeos autoexplicativos de instituições, de projetos de extensão, documentários, experiências de pesquisa

15h00 - 18h00
• Sessões de Comunicação Oral• Grupos de Trabalho Temático (GTT)

20h00 - 21h30
CONFERÊNCIA FINAL
O encontro com o outro: o manchar /desmanchar nas relações cotidianas entre os profissionais, a família e a escola
• Conferencista: Iván Castiblanco Ramírez
• Coordenação: Prof. Dr. Pedro Pagni

21h30
Entrega do Prêmio “Sadao Omote”
Homenagens:
 
- 2015: 30 anos do Departamento de Educação Especial
 - 2016: 40 anos da UNESP
 - 2017: 60 anos da Faculdade de Filosofia e Ciências
Encerramento

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS


DE 05 DE FEVEREIRO A 04 DE ABRIL DE 2016
[PRORROGADO]
 
 
MODALIDADES DE TRABALHO - COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E VÍDEO

• Aos interessados está sendo recomendada a apresentação na forma de:

• Comunicação Oral - para os trabalhos de pesquisas concluídas, pesquisas em andamento ou projetos de pesquisa.
• Pôster - para os relatos de experiência.
• Vídeo - divulgação de atividades e experiências desenvolvidas na área em formato audiovisual.

TODOS OS TRABALHOS DEVERÃO ADEQUAR-SE A UM DOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS:

1) Práticas pedagógicas inclusivas
2) Avaliação pedagógica e escolar na perspectiva inclusiva
3) Identificação, encaminhamento, diagnóstico e inclusão escolar
4) SRM: análise de sua implantação e funcionamento
5) Formação de professores na perspectiva inclusiva
6) Política educacional inclusiva
7) Projeto político pedagógico e inclusão
8) Rede de apoio na constituição do processo escolar inclusivo
9) Pesquisa e inovação metodológica
10) Família de sujeitos públicos-alvo da educação especial
11) Aspectos sociais das deficiências
12) Desenho universal e acessibilidade
13) Altas habilidades
14) Tecnologia assistiva
15) Comunicação alternativa
16) Estimulação precoce, reabilitação e inclusão
 
REGRAS GERAIS

• O limite para envio de trabalhos será de 2 como autor principal e 3 como co-autor;
• Para o envio de outros trabalhos deverão ser preenchidas novas fichas de inscrição;
• Cada autor pagará somente uma inscrição, independente do número de fichas/trabalhos enviados;
• O trabalho deverá ser submetido pelo autor principal, exclusivamente através do site:
www.fundepe.com/jee2016 no momento da inscrição (anexando o arquivo conforme normas estabelecidas)
• Serão desconsideras as submissões que se fizerem por qualquer outra forma;
• É de responsabilidade dos autores a revisão da língua portuguesa;
• Poderão ser inscritos trabalhos em espanhol, e após aprovação, também poderão ser apresentados em espanhol;
• Para apresentação e publicação nos Anais, será obrigatório que no mínimo o autor principal efetue o pagamento de inscrição no Evento;
• Qualquer um dos autores poderá apresentar o trabalho;
• Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, citando o nome de todos os autores.
 
NORMAS - FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos deverão ser formatados conforme modelo disponível [efetuar download]
Arquivo em formato PDF

Papel: A4 (297 mm de altura e 210 mm de largura).
Letra: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, alinhamento justificado.
Margens: 3 cm – superior/esquerda e 2 cm – inferior/direita, com recuo de parágrafo de 1 cm.
Extensão: no mínimo 2 páginas e no máximo 5 páginas (contando as referências).

PRIMEIRA LINHA:
Título em caixa alta, justificado em negrito.

DUAS LINHAS ABAIXO DO TÍTULO:
Nome dos Autores completos (um em cada linha, alinhados a direita), seguidos do nome da instituição e da agência financiadora (se houver).

DUAS LINHAS ABAIXO DO ÚLTIMO AUTOR:
De três a cinco palavras-chave.

DUAS LINHAS ABAIXO DAS PALAVRAS-CHAVE:
Inicia-se o texto que deverá conter introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusão e referências.
 
ACEITE DOS TRABALHOS

• A lista dos trabalhos aceitos será divulgada no dia 29/04/2016 no site www.fundepe.com/jee2016
• Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica formada por Professores/pesquisadores.
• Serão aceitos somente os trabalhos que seguirem rigorosamente as normas estabelecidas.
• Ao submeterem seu trabalho, os autores e coautores estarão cedendo ao Evento a propriedade literária e os direitos autorais do mesmo.
• O valor da inscrição não será devolvido, caso o trabalho não receba o aceite da Comissão Científica.
 
NORMAS - CONFECÇÃO DO VÍDEO

O objetivo da sessão de vídeos é divulgar em formato audiovisual atividades e experiências em educação especial. As sessões serão organizadas em função da temática. Cada autor, sob a direção de um coordenador, apresentará sua mídia e participará do debate com todos os presentes, autores e demais interessados. A duração máxima de cada vídeo é de 5 minutos. Após a apresentação dos vídeos o coordenador e participantes terão 30 minutos para debates. Ao final da Sessão o coordenador finalizará com a síntese das principais contribuições dos trabalhos relacionadas à área da Educação Especial e/ou Inclusiva.

Os critérios para a composição do vídeo são:
• o apresentador deverá estar com 15 minutos de antecedência na sala de sua apresentação e entregar ao coordenação da sessão o vídeo que deverá estar em pen-drive com arquivo salvado em extensão AVI ou MP4;
• apresentação visualmente atraente;
• clareza na exposição das informações;
• a informação ser acessível a todos os participantes com uso de vídeo com audiodescrição e legendas ou libras.
 
NORMAS - CONFECÇÃO DO PÔSTER

O objetivo dos pôsteres é apresentar relatos de experiências. As sessões serão organizadas em função da temática, e os pôsteres serão expostos em salas de aula. Cada autor, sob a direção de um coordenador, fará uma breve exposição do seu trabalho e participará do debate com todos os presentes, autores e demais interessados. Cada sessão temática contará com a apresentação de 10 Pôsteres, os quais serão inseridos nos painéis eletrônicos. Cada autor terá 5 minutos para apresentação do seu trabalho e ao final das apresentações o coordenador e participantes terão 30 minutos para debates. Ao final da Sessão o coordenador finalizará com a síntese das principais contribuições dos trabalhos relacionadas à área da Educação Especial e/ou Inclusiva.

Os critérios para a composição do pôster são:
• apresentação visualmente atraente;
• clareza na exposição das informações;
• ordem lógica na apresentação;
• concisão textual (recomenda-se apresentar as informações de forma concisa, até mesmo porque, quando um pôster é apresentado, quem o produziu fica ao lado não somente explicando-o, mas acrescentando-lhe as informações que o eventual interessado solicitar).

• O pôster deve ser confeccionado utilizando o modelo disponível no site [efetuar download]
• Salvar em extensão JPG com 1440 na largura X 2560 na altura em pixels, e a seguir girar a foto em 90 graus no sentido anti-horário.
 
NORMAS – APRESENTAÇÃO ORAL

• As Sessões de Comunicação Oral serão realizadas em formato de apresentação e debate. O coordenador irá especificar uma temática que articule os trabalhos reunidos, apontar os principais pontos de cada um em relação à temática estabelecida e, com base nesses pontos, formular questões instigadoras pertinentes à temática, aos procedimentos metodológicos e aos resultados para o debate entre os pesquisadores e os participantes da sessão. Os pesquisadores irão participar do debate, elucidar especificidades das suas pesquisas e apresentar suas contribuições para a compreensão da temática. A Sessão deverá finalizar com a síntese das principais contribuições dos trabalhos relacionadas à área da Educação Especial e/ou Inclusiva.
Os autores deverão preparar-se para debaterem seus trabalhos com o coordenador e demais autores presentes. Não haverá a clássica apresentação de trabalho, mas a constituição de um ambiente de debate e discussão. Não há necessidade de os autores trazerem apresentação em PowerPoint, mas é conveniente ter à mão o seu trabalho completo.
• Haverá disponibilidade de projetor multimídia e computador em todas as salas de apresentação.
 
PRÊMIO "SADAO OMOTE"

1) Todos os trabalhos concorrem à premiação.
2) Há duas categorias de prêmios: Relevância Científica/Social e Inovação/Refinamento Metodológico.
3) Ao recomendar a aprovação de um trabalho, o avaliador deverá indicar se esse trabalho concorre ou não a premiação e, no caso positivo, assinalar a categoria à qual concorre.
4) Deverá ser constituída uma comissão presidida pelo Coordenador da Comissão Científica para avaliar todos os trabalhos indicados pelos avaliadores, apontando três melhores trabalhos de cada categoria, podendo haver empate em qualquer das posições.
5) Para a categoria de Relevância Científica/Social devem ser indicados trabalhos cujos problemas de pesquisa possuam essa relevância, caracterizada por: um problema importante mas pouco estudado, questões originais que podem trazer significativa contribuição, pesquisa cujo resultado poderá contribuir para o equacionamento ou solução de graves problemas, questões de pesquisa que podem gerar dados conflitantes ou capazes de levar a interpretações alternativas da realidade etc.
6) A categoria de Inovação/Refinamento Metodológico pode ser recomendada para trabalhos que fazem uso de procedimentos metodológicos não convencionais para adequá-los à natureza do objeto ou questões de estudo, construção ou adaptação de algum detalhe metodológico, enfim trabalhos que trazem alguma forma de contribuições metodológicas etc.
7) A premiação, consistindo na entrega de diploma alusivo à categoria e posição, será realizada na sessão de encerramento.

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