sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

evento educação do campo - I Seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo

I Seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo

http://www.semgepec.ufscar.br/

Apresentação

O I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo- GEPEC/UFSCar/ HISTEDBR, tem como objetivo discutir as Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina, partindo de um panorama geral da educação rural no Brasil, passando pela questão da dominação de classes e a educação para o campo, as Políticas Públicas Educacionais em Cuba e na Colômbia e, por fim, as Políticas Públicas Educacionais na América Latina, espera-se com isto contribuir para a compreensão de como as políticas públicas para a educação rural tem se desenvolvido frente à luta de classes, no contexto brasileiro e latino americano. 

Programação

26 de Julho de 2017

Abertura
8h credenciamento
9h atividade cultural
9h30 Café

10h – 10h30 - Mesade abertura Oficial: Panorama geral da educação rural no Brasil - GEPEC

Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar)
Profª. Drª. Maria Cristina dos Santos Bezerra (UFSCar)
Prof. Dr. Marcos Cassin (USP)
11h30 Almoço

13h30 - 15h00 Apresentação de Trabalho
15h00 - Café

15h30 – 18h00 Conferência: Dominação de classes e educação para o campo

Proª. Drª. Virgínia Maria Gomes de Matos Fontes (UFF) 

19h – Cine debate

27 de julho de 2017


8h – 9h30 Apresentação de trabalhos
9h30 Café

9h45 Conferência Internacional: Políticas Públicas Educacionais: A experiência cubana e colombiana

Prof. Dr. Afonso Torres Carrello (Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia)
Prof. Dr. Juan Carlos Rodriguez (Universidade de Holguin, Cuba)

12h30 Almoço
14h30 – 16h Apresentação de trabalho
16h Café
16h30 – 17h30 Apresentação de pôster
17h30 Lançamento de livros
19h atividade cultural (Jantar)

28 de Julho de 2017


8h – 9h30 Apresentação de trabalhos
9h30 Café
10h Conferência de encerramento: Políticas Públicas para Educação na América Latina
Prof. Dr. José Luís Sanfelice (UNICAMP)
12h Atividade cultural – Guri

Eixos

1.   Educação no Campo: Movimentos Sociais
Discute-se o papel dos movimentos sociais na luta pela terra, por trabalho e por educação, bem como o caráter pedagógico destas lutas. A diversidade de paradigmas do campo e educação em seus aspectos de hegemonia e contra-hegemonia.
2. Educação no campo: Políticas Públicas/Estatais
Discute-se as contradições, limites e avanços nas políticas públicas/estatais para a Educação no campo em diferentes modalidades e níveis de ensino, bem como os conflitos e contradições na relação entre Estado, movimentos sociais e agronegócio na elaboração de políticas para a Educação no Campo no contexto da relação cidade e campo e das novas ruralidades. Financiamento e Legislação referente à Educação no Campo.
3.  Educação no campo: Marxismo, Trabalho e Formação Humana
Discute-se sobre a Educação no Campo a partir da reestruturação produtiva, do trabalho no campo, da classe trabalhadora, do trabalho como princípio educativo e da formação humana. Educação no Campo e a relação entre Educação Básica e Educação Profissional, bem como a Educação Profissional e formação continuada de trabalhadores no campo.
 4.  Educação no campo: Formação e Trabalho Docente
Discute-se sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores no campo. Movimentos sociais e práticas educativas nas escolas no campo. Questões características que restringem e/ou dificultam a formação e a prática profissional docente nas escolas no campo. Metodologias de ensino e práticas pedagógicas para e nas escolas no campo. 
  5. Educação no campo: Administração/Gestão escolar
Discute-se as formas de gestão/administração da educação presente nas escolas públicas no campo, no âmbito de suas diversidades: escolas quilombolas, indígenas, de acampamento e de assentamentos, Casas Familiares Rurais etc, bem como das escolas organizadas pelos movimentos sociais do campo.
 6.  Educação no campo: História das Instituições escolares
Discute-se sobre a História das Instituições escolares no campo, bem como suas formas de organização e públicos atendidos. Discute-se ainda, as práticas educativas nas escolas rurais em seus diferentes níveis e modalidades de ensino. 
 7. Educação no campo: Educação Especial 
 Discute-se sobre a Educação Especial no contexto das escolas no campo, analisando suas práticas pedagógicas e buscando compreender seus limites, desafios e perspectivas.
 8.  Educação no campo: Pedagogia Histórico-crítica
Discute-se sobre as dimensões teóricas e práticas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Experiências de formação de professores para Educação no Campo associadas aos princípios teórico-metodológicos da PHC. Contribuição da PHC na educação escolar no campo. Experiências de aplicação da PHC no cotidiano das escolas no campo.
 9.  Educação no campo: Organização Sindical
Discute-se o papel do movimento sindical e sua relação com a educação escolar no campo. Articulação entre o trabalho rural e a educação não-escolar no campo. O caráter educativo e a especificidade do movimento sindical rural.

Inscrição

Inscrição e Envio de Trabalhos

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016 A 31 DE MARÇO DE 2017


Valores de inscrição:
PESQUISADORES E ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO COM TRABALHOR$ 120,00 
PESQUISADORES E ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E DEMAIS PARTICIPANTES SEM TRABALHOR$ 60,00 
ALUNOS DE GRADUAÇÃO COM OU SEM TRABALHOR$ 30,00
CARTA DE ACEITE DE TRABALHOS: Os aceites serão enviados à medida que os trabalhos forem avaliados. (Em média de 20 dias após o envio).

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS
  1. Antes de enviar o trabalho, observe as NORMAS PARA PUBLICAÇÃO que se encontram em aba própria;
  2. Os trabalhos OBRIGATORIAMENTE deverão estar dentro do template do evento e das normas de formatação;
  3. Trabalhos fora do padrão informado não serão avaliados;
  4. O trabalho deverá estar intitulado com o nome do primeiro autor;
  5. Todos os autores deverão se inscrever, no entanto o trabalho deve ser enviado uma única vez;
  6. Para a efetivação da inscrição e publicação do trabalho, todos os autores deverão pagar a taxa de inscrição, as instruções para pagamento estão abaixo, nesta mesma página;
  7. Caso queira inscrever mais de um trabalho, para cada um deles cada autor deverá pagar a inscrição referente (exceto orientadores).
  8. Toda comunicação, envio de aceites, certificados serão feitos por meio do e-mail informado no envio do trabalho;
  9. Certificados e cartas de aceite serão feitos automaticamente a partir dos dados fornecidos no ato da inscrição, não havendo possibilidade de alteração no sistema após o início do evento.
     
       
INSCRIÇÃO DE OUVINTES E TRABALHOS
Para inscrição, envio de trabalhos e acompanhamento da situação do seu trabalho clique AQUI. Atente para o preenchimento correto do e-mail para contato. 

PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO
OUVINTES: Ao final da inscrição o sistema gera um boleto que deverá ser pago em até três dias após a inscrição. Caso tenha problemas com o pagamento, utilize a abaCONTATO
INSCRITOS COM TRABALHO: Os boletos serão enviados por e-mail nos dias 15 de fevereiro (para trabalhos enviados até 05 de fevereiro) e 15 de abril (para trabalhos enviados após 05 de fevereiro). INFORMAÇÃO IMPORTANTE: os boletos deverão ser pagos em até três dias a partir da sua emissão, o sistema não gera outro boleto automaticamente, portanto, fiquem atentos aos e-mails nas datas previstas de envio. Caso tenha problemas com o pagamento, entre em contato na aba CONTATO


NORMAS

Orientações gerais 


O I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo aceitará a submissão de pôsteres, resumos expandidos, relatos de experiência e trabalhos completos. O resultado da avaliação pelo Comitê Científico será divulgado no site do evento e a Carta de Aceite será enviada, via email, para o autor que enviou o texto, cabendo a este comunicar os demais. Os textos enviados, quando aprovados pelo Comitê Científico, implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos Anais Eletrônicos do evento.
Os autores assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no texto enviado para a publicação, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT.
Cada trabalho poderá ter até três autores (incluído o orientador, caso seja autor) e cada autor poderá inscrever até três trabalhos. Para cada trabalho cada autor deverá pagar uma taxa de inscrição. Só será publicado e apresentado trabalho em que todos os autores tenham pago a taxa de inscrição. A taxa de inscrição é pessoal e intransferível e não será devolvida em nenhuma hipótese.
Farão jus ao certificado de apresentação, os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados por, pelo menos, um dos seus autores. Será fornecido um certificado por trabalho apresentado, com os nomes de todos os autores que será enviado para o e-mail do autor que enviou o trabalho.
Lembramos que todos os autores deverão se inscrever e pagar a taxa de inscrição. Apenas um dos autores deverá enviar o trabalho, os demais apenas realizam a inscrição para emissão de certificados de participação e apresentação de trabalho. 
A formatação do texto deverá ser conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022/2003(sobre estrutura de artigo em publicação periódica científica); NBR6028/2003 (sobre elaboração de resumo); NBR 6024/2003(sobre numeração progressiva); NBR 10520/2002 (sobre citações no texto); e NBR 6023/2002 (sobre referências). Além disso, atentar para as orientações para cada categoria de trabalho, apresentadas a seguir:


TRABALHO COMPLETO

Texto completo
  • Tamanho do texto: no mínimo 10 páginas e, no máximo 15 páginas. Obs.: O texto completo pode ser apresentado com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.
Resumo
  • Título em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com tamanho da fonte = 14;
  • Tamanho do resumo: 500 palavras no máximo;
  • Sem referências e notas;
  • Conter: introdução, objeto do estudo, referencial teórico-metodológico, os resultados e palavras-chave.
Digitação e formatação:
  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples

 

RESUMO EXPANDIDO

  • Tamanho do texto: de 10 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, 5 (cinco) páginas.
Digitação e formatação:
  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples
O resumo deverá conter:
  1. Título e Palavras-chave – inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no Título.
  2. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  3. Metodologia – deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
  4. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos.(Aqui deve se concentrar a maior parte do texto)
  5. Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
  6. Agradecimentos – Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
  7. Referências bibliográficas – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O relato de experiência tem como objetivo comunicar experiências bem sucedidas na Educação no Campo, portanto, destacar práticas educativas, sejam elas formais ou informais.
  • Tamanho do texto: de 10 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, 5 (cinco) páginas.
Digitação e formatação:
  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples


PÔSTER

Para avaliação do pôster deverá ser enviado o resumo e o pôster, de acordo com as normas a seguir:
Resumo
  • Tamanho do resumo: 500 palavras no máximo;
  • Título em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com tamanho da fonte = 14;
  • Corpo do resumo: fonte Times New Roman, tamanho da fonte=12, espaçamento simples entre linhas
  • Sem referências e notas;
  • Conter: introdução, objeto do estudo, objetivos, referencial teórico-metodológico e resultados;
Pôster
  • Deve estar no template do evento;
  • Deve conter: Introdução ao tema; objetivos; metodologia; resultados e referências.
  • Deve ter as seguintes dimensões: 70 cm de largura e 100cm de comprimento (sentido vertical)
Apresentação do pôster:
  • O autor é responsável pela impressão do pôster que deve ser instalado no local de apresentação com meia hora de antecedência;
  • Pelo menos um dos autores do pôster deve estar presente para discutir o trabalho com o avaliador e outros interessados.

Comissões

Coordenação Científica do Evento

 Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar)
Profª. Drª. Maria Cristina dos Santos Bezerra (UFSCar)
Prof. Dr. Marcos Cassin (USP/ Ribeirão Preto)
Profª. Drª. Katia Regina Moreno Caiado (UFSCar)
Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (UNESP / São José do Rio Preto)
Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP)
Prof. Dr. José Claudinei Lombardi (UNICAMP)

Coordenação Geral do Evento

Prof. Me. José Leite dos Santos Neto (USP)
Profª. Me. Jaqueline Daniela Basso (UFSCar)
Profª. Me. Alessandra de Sousa dos Santos (UFSCar)

Comissão Organizadora

Me. Ana Flávia Flores (UFSCar)
Dr. Flávio Reis dos Santos (UFSCar)
Me. Maria Claudia Maia (UFSCar)
Mariany Cristina Fardin Preto (UFSCar)
Drª. Mirian Helena Goldschmidt (UFSCar)
Rhaysa Moraes de Lima (UFSCar)
Me. Rosana Ramos de Souza (UFSCar)
Me. Sidiney Alves Costa (UFSCar)
Me. Suze da Silva Sales (UFSCar)
Me. Taisa Liduenha Gonçalves (UFSCar)
Me. Victor Hugo Junqueira (UFSCar)

Comitê Científico 

Prof. Dr. Alessandro Rodrigues Pimenta (UFT)
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares (UFOPA)
Profª. Drª . Elianeide Nascimento Lima (UFSCar)
Prof. Dr. Fábio Falcão Oliveira (FACON)
Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (UNESP / São José do Rio Preto)
Prof. Dr. Flávio Reis dos Santos (UFSCar)
Prof. Dr. José Luis Sanfelice (UNICAMP)
Profª. Drª. Katia Regina Moreno Caiado (UFSCar)
Profª. Drª. Ligia Márcia Martins (UNESP)
Prfª. Drª. Lucinéia Chiarelli (UFSCar)
Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar)
Prof. Dr. Marcos Cassin (USP/ Ribeirão Preto)
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins (UFSCar/ Sorocaba)
Profª. Drª. Maria Cristina dos Santos Bezerra (UFSCar)
Profª. Drª. Maria Isabel Moura Nascimento (UEPG)
Profª. Drª. Maria Lilia Imbiriba de Souza Colares (UFOPA)
Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento (UFSCar)
Prof. Dr. Paulino José Orso (UNIOESTE)
Prof. Dr. Vitor Machado (UNESP/Bauru)
Profª. Drª. Silvia Helena Andrade de Brito (UFMS)
Profª. Drª. Silvia Márcia Ferreira Meletti (UEL)
Prof. Dr. Vanderlei Amboni (UFSCar)
Profª. Drª. Samila Bernardi do Vale Lopes (UNAERP)

Perguntas

Qual é o endereço do evento?
Universidade Federal de São Carlos-Rod. Washington Luis, km 235 - São Carlos - SP - BR - CEP:13565-905. As mesas de debates acontecerão no Teatro Florestan Fernades, que fica de fronte à Biblioteca Comunitária na área norte do Campus.
Todos os autores precisam pagar a taxa de inscrição?
Sim, para que o trabalho seja publicado nos anais, todos os autores deverão pagar a taxa. Cada autor deverá realizar o cadastro de pagamento conforme as orientações na aba 'Inscrição'.
Todos os autores precisam realizar a inscrição?
Não. Automaticamente ao preencher o formulário de inscrição, todos os autores estarão inscritos, porém, observar as orientações de pagamentos que são individuais.
Como chegar a São Carlos?
Consulte a aba Hospedagem lá temos as informações.
Como é o clima da cidade?
Em julho o clima da cidade é bastante frio, com aumento sensível da temperatura na hora do almoço. Recomendamos consultar o Climatempo, pois, o clima é bastante variável.
Emiti o boleto e não paguei dentro do prazo, o que faço?
O boleto pode ser pago normalmente, será cobrado juros que não chegam a R$ 0,50.
Quem pode participar do Seminário?
Qualquer pessoa interessada pode participar como ouvinte (sem apresentação de trabalhos). Para apresentar trabalhos podem participar alunos de graduação, Graduados, Pós-Graduandos e Pós-Graduados.
Até que dia pode ser feita a inscrição?
Ouvintes poderão se inscrever até o momento do credenciamento do evento. Trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31 de março de 2017.
Quais os valores de inscrição?
Verificar a aba “INSCRIÇÃO”
Em caso de desistência o valor da inscrição será devolvido?
Não, o valor pago não será devolvido em nenhuma hipótese.
É possível dividir o valor da inscrição com mais alguém?
Não, a inscrição é pessoal e intransferível.
Haverá publicação dos trabalhos em anais?
Sim, os anais do evento serão digitais.
Haverá alojamento?
O Hotel Pérea oferece a possibilidade de alojamento, os contatos estão disponíveis na aba “HOSPEDAGEM”.  É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO NÃO TEM NENHUMA RESPONSABILIDADE SOBRE O ALOJAMENTO, OS CONTATOS, CONTRATAÇÃO E PAGAMENTOS DEVEM SER FEITOS DIRETAMENTE COM O HOTEL. 

Hospedagem

Hospedagem mais próxima ao Evento: 

HOTEL TERRAÇO PEREA

Av. Araraquara, 329 Telefone: (16) 3361-1149 ou 3361-4911 ou 3306-8327 ou 3306-8335

http://www.pereahotel.com.br

Observação: O hotel disponibiliza suítes e/ou alojamento com preços mais acessíveis (Consultar disponibilidade no Hotel) 



Outras Hospedagens:
HOTEL INDAIÁ RESIDENCE Rua Jacinto Favoreto, 782 (a 50m da Rodoviária) Telefone: (16) 3371-1441 ou 3372-7511 http://www.indaiaresidence.com.br

HOTEL INDAIÁ Rua Jacinto Favoreto, 351 Telefone: (16) 3371-9122 http://www.hotelindaia.com.br

PARISI HOTEL Av. São Carlos, 3163 - Centro Fone/fax: (16) 3373-4444 ou 3374-3252 www.parisihotel.com.br

POUSADA SÃO JOAQUIM Rua São Joaquim, 2424 (ao lado da Rodoviária) Telefone: (16) 3413 1667 ou (16) 97731947 (Ieda) e-mail: iemalu2008@hotmail.com Preço para estudantes: R$ 30,00 a diária

Outras opções:
http://www2.ufscar.br/servicos/uti_hoteis.php
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/servicos/115449-hospedagem.html
http://www.ondehospedar.com.br/sp/sao_carlos

COMO CHEGAR


Transporte intermunicipal ou interestadual:

 

São Paulo/São Carlos:  Empresas Cruz ou Viação Cometa

Campinas/São Carlos:  Empresas Cruz ou Viação Cometa

Marilia/São Carlos:Empresa Fergo

Rio de Janeiro/São Carlos:  Reunidas ou Real Expresso

Belo Horizonte/São Carlos:  Empresa Motta ou Empresa Pássaro Verde ou Viação Presidente.

Aeroportos

São Paulo Capital: Está a, aproximadamente, 240 km de São Carlos, com boa disponibilidade de ônibus saindo do Terminal Tietê. 
Congonhas (Verificar disponibilidade de traslado até o Terminal Rodoviário Tietê)
Guarulhos (Maior disponibilidade de traslado para o Terminal Rodoviário Tietê)

Campinas, SP: Aeroporto Viracopos: Está a, aproximadamente, 147 km de São Carlos, com boa disponibilidade de ônibus saindo do Terminal Rodoviário.

Ribeirão Preto, SP: Aeroporto Leite Lopes: Está a, aproximadamente, 100 km de São Carlos, porém não oferece traslado para o Terminal Rodoviário e o ultimo horário para São Carlos por volta de 18h15m. 







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