domingo, 16 de julho de 2017

evento R I - relações internacionais - XV Semana de Relações Internacionais - INSCRIÇÕES ABERTAS



XV Semana de Relações Internacionais :::
Apresentação



A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP tem a satisfação de convidar a comunidade de professores, pesquisadores, profissionais e alunos de Relações Internacionais e áreas afins para a XV Semana de Relações Internacionais, que ocorrerá de 28 de agosto a 1 de setembro de 2017 na Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília-SP.
O evento é promovido pelos departamentos de Sociologia e Antropologia (DSA) e de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília-SP, pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) da UNESP – Campus, pelos Conselhos dos Cursos de Relações Internacionais da UNESP (Campus de Marília e de Franca) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP (Campus de Marília).
A Semana de Relações Internacionais se consolidou por sua periodicidade e projeção acadêmica, contribuindo para reflexões conceituais relevantes na área e para o fortalecimento do estudo das relações internacionais nos níveis de graduação e pós-graduação.
Sua 15a edição tem como tema “Os desafios da política externa e da segurança no Século XXI” que será abordado em conferências, mesas redondas, minicursos e workshops, servindo também de inspiração, no âmbito dos seminários temáticos, para a maioria dos trabalhos apresentados.
A XV Semana de Relações Internacionais se apresenta como uma oportunidade para reunir professores, pesquisadores, alunos e profissionais, promovendo o intercâmbio de idéias e experiências sobre o tema. A amplitude do tema tem relação com a própria abrangência das Relações Internacionais e as diversas atividades que compõem o evento pretendem discutir alguns desafios que envolvem do presente século, permitindo a exposição de diferentes tendências teóricas e metodológicas e a busca de respostas para problemas complexos frequentemente presentes nos vários ambientes de atuação do internacionalista.
Apoio/Realização
GEPCI
OCI
GEO
SAGE
CEIRI
PET-RI
CARI
STAEPE

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS e PÔSTER

Pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, e profissionais que tiveram suas propostas aprovadas, de acordo com o cronograma do evento, poderão submeter os textos completos de suas pesquisas e relatos de experiências concluídos ou em andamento para comunicação oral. Alunos de graduação que tiveram suas propostas aprovadas, de acordo com o cronograma do evento, poderão submeter seus trabalhos para apresentação em forma de pôster. Os trabalhos completos e pôsteres devem ser submetidos de acordo com o Seminário Temático que foram aprovados:
 ST 1 - Teoria das Relações Internacionais
ST 2 - Política Externa Brasileira
ST 3 – Paz, Segurança e Defesa
ST 4 - Geografia e Geopolítica
ST 5 - Instituições Internacionais
ST 6 - Economia Política Internacional
ST 7 - Meio Ambiente
ST 8 - Direitos Humanos
ST 9 - Cultura e Gênero nas Relações Internacionais
ST 10 - Direito Internacional 
ST 11 – Comércio Internacional
ST 12 – Integração Regional

Normas para apresentação oral
Cada trabalho terá o tempo máximo de 15 minutos para apresentação. Após a apresentação dos textos da sessão haverá 30 (trinta) minutos para arguição dos presentes.
A programação da apresentação dos trabalhos nos seminários temáticos será divulgada na página do evento na Internet, dentro do prazo previsto no cronograma.
As salas para a apresentação contarão com computadores e projetor multimídia a disposição dos apresentadores.
 Normas para envio de textos completos para publicação em Anais:

Só deverão enviar o texto completo ou painel no ato da inscrição as pessoas que enviaram as propostas até 15/04/2017 e que tiveram seus resumos aprovados e receberam a respectiva Carta de Aceite.
Os trabalhos completos deverão ser enviados por meio do link (www.marilia.unesp.br/eventos) até as 24 horas da data limite prevista no cronograma do evento para envio de trabalho completo (15 de julho de 2017).
Os textos serão analisados pelos coordenadores de ST que poderão propor correções, as quais serão informadas até 31 de julho de 2017. As correções deverão ser enviadas do dia 01 de agosto até o dia 10 de agosto de 2017.
O manuscrito deve ter no máximo 50 mil caracteres (com espaços), entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, ser editado em arquivo PDF, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, alinhamento justificado, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4).
O título do documento com o trabalho completo ou pôster deve conter o número do Seminário Temático que o autor teve seu trabalho aceito seguido do nome e sobrenome. Exemplo: ST2_José da Silva. No caso de inscrição para apresentação de Pôster o título do documento com o resumo deverá conter a palavra Poster seguida do ST e do nome e sobrenome do autor. Exemplo: Poster8_José da Silva.

O texto deverá ser preparado da seguinte maneira:
a) Título: letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Caso o autor deseje indicar o orientador da pesquisa o seu nome e a afiliação institucional deverá vir em nota de rodapé inserida após o título. O mesmo se aplica no caso de indicação de financiamento de agências de fomento que deverá vir na mesma nota de rodapé após o orientador.
b) Autores: nome completo com as iniciais em letra maiúscula, alinhado na margem direita da folha. O primeiro nome deverá ser o do autor que fará a apresentação oral do trabalho. Em cada autor inserir nota de rodapé com afiliação institucional (curso, departamento, faculdade e universidade).
c) Resumo: máximo de 250 palavras digitadas em parágrafo único, com espaçamento simples entre as linhas, sem utilização de referências bibliográficas, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
d) Palavras chaves: máximo de três, colocadas após o texto e alinhadas na margem esquerda da página e separadas por ponto e vírgula.
e) Texto: deverá seguir as normas da ABNT e estar de acordo com as normas de ortografia e gramática da língua portuguesa. Textos com incorreções e que sejam contraindicados pela Comissão Científica não serão publicados. As notas de rodapé deverão ser reduzidas ao mínimo (apenas as explicativas) e as referências bibliográficas deverão ser restritas as que forem citadas no texto. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão ser colocadas entre parênteses, indicando a página quando necessário (SILVA, 2010, p. 5). Se o nome do autor estiver citado no corpo do artigo, indicam-se entre parênteses apenas o ano e a página – Silva (2010, p. 5). No caso de figuras, tabelas e gráficos, devem vir inseridos na posição em que devem figurar na publicação. 

Critérios para aceite dos trabalhos completos que comporão os Anais Eletrônicos
Os trabalhos serão analisados por pareceristas e pelos membros da Comissão Científica segundo os critérios:
I – Adequação do trabalho com o ST
II – Relevância
III - Domínio do conteúdo
IV – Correção da ortografia e gramática
V - Objetividade
VI – Clareza 
VII – Utilização correta das normas da ABNT.
Caso o texto não atenda aos critérios acima descritos, o mesmo será recusado pelos pareceristas e/ou membro da Comissão Científica e não comporá a programação nem os Anais do evento.

Normas para apresentação de pôster

Os pôsteres deverão estar de acordo com o modelo apresentado no link [www.marilia.unesp.br/eventos]
Os pôsteres que forem aceitos para apresentação devem ter 60 cm de largura e 90 cm de altura. Poderá conter imagens, fotos e gráficos e deverá ter entre 800 e 900 palavras em Arial, tamanho 12 e espaço 1,5 e alinhamento justificado.
Título do trabalho: fonte Arial, tamanho 12, maiúsculo, em negrito e centralizado.
Nome do autor, filiação institucional, orientador e financiamento abaixo do título e alinhado a direita.
O pôster deverá conter os campos: introdução, objetivos, metodologia, conclusão e referências.
O conteúdo deve ser submetido no site do evento: www.marilia.unesp.br/eventos em formato PDF com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 (dois) cm até as 23h59 do dia 15 de julho de 2017.
A informação dos trabalhos aceitos e a divulgação do programa final do evento com indicação de dia, hora e local das apresentações será realizada conforme o cronograma do evento.

Observações
 Trabalhos completos e pôsteres que não forem enviados até as 23h59 de 15 de julho de 2017 não farão parte do programa final nem dos Anais Eletrônicos do evento.
 Para fazer parte do programa e dos Anais do evento os autores dos trabalhos completos e pôsteres aprovados devem ter realizado a inscrição com o devido pagamento. 
Dúvidas em relação aos trabalhos, apresentações orais e pôsteres devem ser direcionadas para o email xvsemanaderi.trabalhos@marilia.unesp.br

DADOS DOS MINICURSOS
28/08/2017 – Segunda-Feira

15h00 – 18h00

Workshop – SAGE

Título: Cidades como agentes das RI: a paradiplomacia

Ementa: O workshop tem como objetivo expor a cooperação internacional no que tange a paradiplomacia. O tema é bastante pertinente dentro das Relações Internacionais, trata-se de objeto de estudo em grupos de extensão no Curso de Relações Internacionais da UNESP Marília, além de ser parte da atual agenda internacional. Dessa forma, o workshop será conduzido por profissionais de considerável experiência na área que trarão um conhecimento inovador sobre a participação das cidades e municípios como agentes independentes na agenda de Relações Internacionais, elucidando questões relacionadas à paradiplomacia na atualidade.

Coordenador: Dr. Luis Antonio Paulino

Expositores: Daniela Alves - Centro de Estratégia e Inteligência em Relações Internacionais (CEIRI), Wesley Sa’telles Guerra - Representante da Catalunha no Brasil
Local: Auditório I
29/08/2017 – Terça-Feira

09h00 – 12h00

Minicurso I: Operações de Paz: O Uso da Força e a Proteção de Civis

Ementa: O curso tem por objetivo analisar as operações de paz da ONU no que tange ao uso da força para a proteção de civis. Para alcançar este objetivo será abordada a evolução histórica das operações de paz, com ênfase na aplicação do uso gradual da força de acordo com os Capítulos VI e VII da Carta da ONU. A Proteção de Civis será contextualizada nos conceitos da Responsabilidade de Proteger (R2P) e da Responsabilidade ao Proteger (RwP). O Mandato da missão será abordado para interpretar-se a forma como o componente militar executará as tarefas a ele destinadas, destacando-se as Regras de Engajamento e suas origens no Direito Internacional Humanitário.

Coordenador: Dr. Carlos Alberto de Moraes Cavalcanti - Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB)


Minicurso III: A Transição para a 2ª Geração de Reforma do Setor de Segurança
[Minicurso ministrado em inglês]

Ementa: Desde o surgimento do conceito no final da década de 1990, a reforma do setor de segurança (RSS) rapidamente se integrou na política internacional de desenvolvimento e segurança, amplamente aceita como um pilar central dos projetos de construção da paz, construção do Estado e projetos liberais mais amplos de paz. Ela representou uma mudança de paradigma na assistência à segurança, desde a abordagem realista, centrada no regime, treinar e equipar da Guerra Fria até um novo modelo liberal, holístico e centrado nas pessoas. Um modelo distinto sobre como aplicar a SSR em uma variedade de estados de transição, de pós-autoritários a afetados por conflitos, tomou forma no início de 2000, influenciado pela experiência de transições de segurança na África do Sul e os antigos Pacto de Varsóvia Estados da Europa Oriental. A rápida ascensão do modelo, no entanto, desmente seu impacto bastante escasso no terreno, o que era especialmente problemático nos países afetados por conflitos. A RSS foi paralisada por uma "divisão conceitual-contextual", reformistas trabalharam para atualizar sua ambiciosa visão liberal em contextos de conflitos não-ocidentais. Os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos e a subsequente "guerra contra o terror" pareciam magnificar esse dilema, com o modelo RSS cada vez mais instrumentalizado pelos doadores ocidentais para alcançar sua segurança e interesses geopolíticos. Os programas de RSS tornaram-se cada vez mais securitizados em estados afetados por conflitos, uma tendência que viu os princípios liberais do modelo gradualmente eliminados. Este breve curso analisará a evolução do modelo RSS e a emergência gradual nos últimos anos de abordagens alternativas ou de segunda geração para a reforma, que têm buscado solucionar a lacuna conceitual-contextual que afligiu o processo.

Coordenador: Dr. Mark Sedra (Balsillie School of International Affairs – Waterloo/Canadá)

MINICURSO VII: Segurança e Securitização na Tríplice Fronteira Argentina, Brasil e Paraguai

Ementa: Certamente um dos fatos mais marcante da política Internacional deste início do século XXI, é a frustração das perspectivas geradas pelo fim da Guerra Fria e perspectiva Estadunidense de administrar o Mundo numa ótica unipolar, baseada do ponto de vista das relações Internacionais na visão de teóricos como Francisco Fukuyama, que acreditam e defendem a ideia de fim da História. A Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai é constituída por uma população superior a um milhão de habitantes. Formada nos últimos quarenta anos, a região tem como principal atividade econômica o comércio. Desde a criação da zona franca de Cidade do Leste, e mais especificamente nos anos iniciais do século XXI, a região tem sido associada à prática de diversos crimes transnacionais. O objetivo desta pesquisa será analisar as ações transnacionais de combate aos crimes transnacionais na Tríplice Fronteira, especificamente as iniciativas denominadas Comando Tripartite e a Comissão 3 1 no contexto das relações internacionais do século XXI.

Coordenador: Dr. Mamadou Alpha DialloUniversidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA)


MINICURSO VIII: As Relações Chinês-Latino-Americanas: Significado, Desafios e Perspectivas

[Minicurso ministrado em inglês]

Ementa: China e América Latina testemunharam a decolagem da relação bilateral baseada no crescimento rápido e sustentado do comércio e do investimento, o que tem contribuído grandemente para o movimento da China como ator global. Com o fim do boom das commodities, a China enfrenta desafios no avanço das relações com os países regionais. Primeiro, o relacionado a conflitos de interesses, pois na América Latina ainda está em debate o papel da China como uma oportunidade econômica ou uma ameaça. Segundo, o desafio do pensamento e das idéias pois a China ainda está tentando se envolver nos assuntos globais como membro do Terceiro Mundo enquanto muitos países, incluindo os latino-americanos, se inclinam a vê-la como um poder crescente. Para superar esses desafios, a China precisa trabalhar arduamente para tornar a idéia das relações win-win, das relações Sul-Sul mais do que mera retórica e para traduzir o engajamento econômico em influência política e cultural sobre a região.

Coordenador: Dr. Wang Peng - Instituto de Estudos Latino-Americanos –
      Academia Chinesa de Ciências Sociais (Pequim – China)
      
30/08/2017 – Quarta-Feira

09h00 – 12h00

Minicurso II: O papel do Direito Internacional na Governança Global sob a Perspectiva das Relações Internacionais

[Minicurso ministrado em inglês]

Ementa: O curso examinará como a natureza e a função do Direito Internacional sob a visão das Relações Internacionais, mais especificamente as visões da governança global. A primeira parte apresentará conceitos e teorias: o que é governança global, o que as diferentes teorias de Relações Internacionais apresentam sobre governança e quais as contribuições e limitações do Direito Internacional sobre governança global. A segunda parte examinará o Direito Internacional e a governança global na prática, com referência particular à segurança internacional (o uso da força), à economia internacional (comércio) e ao meio ambiente (mudanças climáticas).

Coordenador: Dr. Richard Caplan - Universidade de Oxford – Reino Unido
                          

MINICURSO IV: O governo da ‘kultura’ na integração e expansão capitalista no Timor-Leste

Ementa: Este minicurso pretende discutir os modos como, em perspectiva de longa duração, instituições de governo coloniais, nacionais e transnacionais têm manejado instituições e poderes locais, gerando efeitos múltiplos. Tomaremos como estudos de caso as práticas de governo indireto e codificação da ‘kultura’, características coloniais e as políticas de patrimonilização contemporâneas. Exploraremos como ambas se relacionam com a expansão do capitalismo.

Coordenadora: Dra. Kelly Cristiane da Silva – Universidade de Brasília (UnB)

Minicurso V: Os jovens no mundo árabe: contexto, realidade e percepções
[Minicurso ministrado em espanhol]

Ementa: Aproximadamente 70% das pessoas que vivem nos países árabes são jovens menores de 29 anos. Um levantamento realizado em 2011 sobre esses jovens se converteram em questões de análises e controvérsia tanto para acadêmicos como para políticos na Europa preocupados com a situação de instabilidade próxima a suas fronteiras. Durante o curso será apresentada a situação dos jovens nos países árabes do Mediterrâneo. O fio argumentativo focará na imigração e servirá para explorarmos a situação educativa, de mercado de trabalho e de participação política destes jovens. A apresentação será extraída da análise realizada pelo projeto SAHWA (www.shawa.eu), financiado pela Comissão Europeia.

Coordenador: Dra. Elena Sanchez (CIDOB – Barcelona – Espanha)

Minicurso VI: O Mercosul a as Dimensões do Processo de Integração: Estado e Atores Institucionais na América do Sul

Ementa: O curso partirá das teorias de integração e dos blocos econômicos para abordar os mecanismos de integração da América Latina utilizando aspectos centrais do MERCOSUL: FOCEM e fóruns sociais. Nesse sentido, tratará do aspecto cultural e da identidade mercosulina, da importância do Parlasul, da integração assimétrica, da Petrobras no processo de integração do setor energético sul-americano, da adesão da Venezuela e sua suspensão do MERCOSUL e do Acordo de livre comércio entre MERCOSUL e a União Europeia. Pretende-se debater a participação dos fóruns sociais nos quais há a participação das organizações sindicais no âmbito do MERCOSUL, o déficit de aprofundamento da integração cultural, a relevância auferida às assimetrias, a importância da integração no contexto da infraestrutura e das fontes de energia, a dificuldade de se instituir um órgão parlamentar, bem como a articulação da representação partidária no interior desse, a perfuração constante da Tarifa Externa Comum (TEC) e a crise que o bloco vivencia atualmente em relação a Venezuela.

Coordenador: Dr. Augusto Zanetti (UNESP – Franca/SP)
MINICURSO IX: Percepções de Paz e Poder na Análise da Construção da Paz Internacional – Discussão Metodológica 

Ementa: A discussão sobre o domínio "local" da construção da paz na última década apresentou o uso crescente da etnografia como uma abordagem metodológica chave para compreender os efeitos das atividades internacionais nas sociedades recém saídas de conflitos violentos. O minicurso discutirá alguns dos desafios relacionados à pesquisa etnográfica na busca de diferentes subjetividades de paz e poder em contextos de construção da paz, destacando a capacidade do pesquisador de sair de seus próprios sistemas de valores e estar aberto a novos elementos que, em primeiro lugar, não se correlacionam com seu conjunto predefinido de variáveis. Isso inclui o próprio entendimento da paz e as expectativas assumidas pelos atores locais em relação aos seus efeitos. Uma segunda questão refere-se aos pressupostos de agência e poder que o pesquisador tem sobre o contexto onde a pesquisa ocorre. O minicurso incluirá inúmeras referências a pesquisas de campo realizadas a fim de ancorar a discussão em cenários reais. O objetivo principal é que os alunos reflitam sobre ‘como conceitos e teorias são construídas’ e as dificuldades ligadas a este processo, bem como incitá-los a ter uma postura crítica e reflexiva em seus estudos. 

Coordenadora: Dra. Roberta Holanda Maschietto – Universidade de Coimbra - Portugal
31/08/2017 – Quinta-Feira
09h00 as 12h00
Workshop - Núcleo de Assistência a Imigrantes e Refugiados (NAIR)

Ementa: O Núcleo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (NAIR), desenvolvido pelo PET RI, tem como objetivo promover atividades que visam instituir oportunidades coletivas de acesso a informações e construção de conhecimentos oferecendo assessoria a imigrantes e refugiados de Marília e região. Através de parcerias e capacitações com ONGs que atuam na recepção e integração de imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, este workshop visa transmitir os principais procedimentos adotados na prática e relatar experiências vividas por profissionais que lidam com a situação diariamente.

Local: Auditório Sala 64

Oficina
Simulação nos moldes da Organização dos Estados Americanos (OEA) 
As simulações já se mostraram uma excelente ferramenta que complementa as atividades de ensino nos cursos de Relações Internacionais, além de permitir que se coloque em prática conhecimentos adquiridos nas salas de aula. O Grupo de Estudos e Pesquisa de Organizações (GEO) há oito anos realiza simulações nos moldes da Organização dos Estados Americanos (OEA). A oficina apresentará como são preparadas, organizadas e conduzidas as simulações. Após a apresentação haverá uma demonstração de simulação com as delegações de supostos países discutindo tema proposto, referente a uma das comissões daquela organização internacional. Os participantes da oficina poderão se situar em relação ao tema tratado, acompanhar e participar da demonstração por meio de um guia que será distribuído.  

Coordenador: Dr. José Geraldo Bertoncini Poker (UNESP – Marília/SP)

Palestrantes: Alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa de Organizações (GEO)

Local: Auditório I


INSCRIÇÕES: ATÉ 28/08 OU ATÉ COMPLETAR O NÚMERO DE VAGAS

Categorias de Inscrições até 15/07/2017:

Alunos de Graduação sem submissão de trabalho: R$ 40,00
Alunos de Pós-Graduação sem submissão de trabalho: R$ 50,00
Profissionais sem submissão de trabalho: R$ 60,00
Alunos de Graduação com submissão de trabalho: R$ 50,00
Alunos de Pós-Graduação com submissão de trabalhoR$ 60,00
Profissionais com submissão de trabalho: R$ 70,00

Categorias de Inscrições até 20/08/2017:

Alunos de Graduação sem submissão de trabalho: R$ 50,00
Alunos de Pós-Graduação sem submissão de trabalhoR$ 60,00
Profissionais sem submissão de trabalho: R$ 70,00


Categorias de Inscrições a partir de 21/08/2017 e durante o evento (Pagamento somente na STAEPE pessoalmente):

Alunos de Graduação sem submissão de trabalho: R$ 50,00
Alunos de Pós-Graduação sem submissão de trabalhoR$ 60,00
Profissionais sem submissão de trabalho: R$ 70,00

As inscrições poderão ser feitas entre 1º de maio e 28 de agosto de 2017 pelo site oficial do evento (www.marilia.unesp.br/eventos). No caso de apresentação de trabalhos ou pôsteres e minicursos, verificar o cronograma do evento.
O sistema de inscrição é feito por meio eletrônico (www.marilia.unesp.br/eventos). Todos os itens destas instruções devem ser lidos para evitar eventuais irregularidades nas inscrições;
Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos campos "Nome" e "Título do Trabalho", se for o caso, para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O preenchimento correto do campo "e-mail" também é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações. 
Não haverá devolução do valor referente às inscrições. No caso de inscrições para apresentação de trabalhos a serem apresentados em Seminários Temáticos ou Pôsteres, a submissão deverá ser feita até o dia 15/07/2017. Os participantes, desde que pagante e presente ao evento, receberá o certificado com a carga horária total do evento;
Para se inscrever, o interessado deverá identificar-se em uma das categorias de inscrição e adicionar, se for o caso, MINICURSO. Cada MINICURSO terá o custo de R$ 10,00, sendo que o participante poderá se inscrever em um minicurso cada dia, totalizando dois minicursos durante o evento.
A inscrição em Minicurso, Oficina e Workshop é específica. 

http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp





Nenhum comentário:

Postar um comentário